jul 11, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
CARLOS GOMES- Antônio Carlos Gomes foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo surrealista, com o qual obteve carreira de destaque na Europa . Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala. É o autor da ópera O Guarani. Carlos Gomes nasceu em Campinas e ficou conhecido por Nhô Tonico, nome com que assinava, até, suas dedicatórias. Nasceu numa segunda-feira numa humilde casa da Rua da Matriz Nova,4 na “cidade das andorinhas”. Foram seus pais Manuel José Gomes (Maneco Músico) e dona Fabiana Jaguari Gomes. A vida de Antônio Carlos Gomes foi, sempre, marcada pela dor. Muito criança ainda, perdeu a mãe, tragicamente, assassinada aos vinte e oito anos. Seu pai vivia em dificuldades, com diversos filhos para sustentar. Com eles, formou uma banda musical, onde Carlos Gomes iniciou seus passos artísticos. Desde cedo, revelou seus pendores musicais, incentivado pelo pai e depois por seu irmão, José Pedro de Sant’Ana Gomes, fiel companheiro das horas amargas. É na banda do pai, que mais tarde Carlos Gomes viria a substituir, que ele vai fazer, em conjunto com seus irmãos, as primeiras apresentações em bailes e em concertos. Nessa época, Antônio Carlos Gomes alternava o tempo entre o trabalho numa alfaiataria costurando calças e paletós, e o aperfeiçoamento dos seus estudos musicais. Aos quinze anos de idade, compõe valsas, quadrilhas e polcas. Aos dezoito anos, em 1854, compõe a primeira Missa, Missa de São Sebastião, dedicada ao pai e repleta de misticismo. Na execução cantou alguns solos. A emoção que lhe embargava a voz comoveu a todos os presentes, especialmente ao irmão mais velho, que lhe previa os triunfos. Em 1857, compõe a modinha Suspiro d’Alma com versos do poeta romântico português Almeida Garrett. Ao completar 23 anos, já apresentara vários concertos, com o pai. Moço ainda, lecionava piano e canto, dedicando-se, sempre, com afinco, ao estudo das óperas, demonstrando preferência por Giuseppe Verdi. Era conhecido também em São Paulo, onde realizava, frequentemente, concertos, e onde compôs o Hino Acadêmico, ainda hoje cantado pela mocidade da Faculdade de Direito. Aqui, recebeu os mais amplos estímulos e todos, sem discrepância, apontavam-lhe o rumo da Corte, em cujo conservatório poderia aperfeiçoar-se. Todavia, Carlos Gomes não podia viajar porque não tinha recursos. Nasceu em Campinas em 11 de julho de 1836 e morreu em Belém, a 16 de setembro de 1896.
RAUL TORRES- Raul Montes Torres, cantor e compositor brasileiro. Na sua cidade já se dedicava à música, cantando música caipira em festas, mas foi na cidade de São Paulo na década de 1920 onde decidiu dedicar-se definitivamente à vida artística. Passou a trabalhar na Rádio Educadora de São Paulo em 1927, tocando modas de viola . Inicialmente não escreveu e nem cantou músicas sertanejas, mas sim sambas e emboladas, participando do grupo Turunas Paulistas. No ano de 1937, formou dupla com Serrinha, que era seu sobrinho e passa a se dedicar a escrever e cantar músicas caipiras. No ano de 1940, escreveu a clássica “Saudades de Matão” (“Neste mundo eu choro a dor, por uma paixão sem fim, ninguém conhece a razão por que eu choro no mundo, assim…”). Compôs mais de 100 canções, entre as quais a “Moda da Mula Preta” (“Eu tenho uma mula preta com sete palmo de altura…”). Em 1945, começou a compor com João Batista Filho, mais conhecido como João Pacífico e, desta parceria, resultaram as canções “Pingo d’Água” (“Eu fiz promessa pra que Deus mandasse chuva pra crescer a minha roça e vingar a criação…”), “Colcha de Retalhos” (“Aquela colcha de retalhos que tu fizeste, juntando pedaço em pedaço foi costurada…”), “Mourão da Porteira” (“Lá no mourão esquerdo da porteira, onde encontrei vancê pra despedi…”), “Cabocla Teresa” (“Há tempos fiz um ranchinho, pra minha cabocla morar, pois era ali nosso ninho, bem longe desse lugar…”). A partir de 1960, passou a se dedicar cada vez mais à apresentação de programas de rádio, especialmente pela Rádio Record de São Paulo. Faleceu um dia depois de seu aniversário de 64 anos, logo após a gravação do LP “O maior patrimônio da música sertaneja”. Durante muitos anos apresentou um programa na Rádio Record com o violeiro Florêncio. Quando tinha 50 anos, casou-se com Adelina Aurora Barreira, no ano de 1955. Sua mulher era funcionária pública. Eles permaneceram casados até o dia de sua morte. Raul e Adelina, tinham costume de espairecer e farrear em bares e praças, em São Paulo, onde se reuniam com um grupo de pessoas, para tocar clássicos da obra de Torres e se divertir. A principal acompanhante era prima de Adelina, Maria de Lourdes Barreira, nascida em dezembro de 1926, falecida no mesmo mês, em 2012. Em Botucatu, sua cidade natal, foi construido um monumento em sua homenagem, na Praça Comendador Emilio Pedutti, a praça do bosque, marco zero do município. O monumneto apresenta Raul Torres empunhando sua viola, apoioado em um dos bancos da praça. Nasceu em Botucatu em 11 de julho de 1906, morreu em 12 de julho de 1970.
SUZANNE VEGA– Suzanne Nadine Vega, cantora norte-americana. Tornou-se conhecida mundialmente com a canção “Luka”, presente no álbum Solitude Standing de 1987. Filha de Pat Vega (de origem alemã e sueca) e Richard Peck (de ascendência inglesa, escocesa e irlandesa). O casal se divorciou logo após o nascimento de Suzanne e sua mãe, Pat, casou-se novamente, com um escritor e professor porto-riquenho chamado Edgardo Vega Yunque, também conhecido como Ed Vega. Devido à origem étnica do padrasto, Suzanne cresceu e viveu grande parte de sua juventude em uma região de Manhattan, Nova York, habitada predominantemente por latinos. Por volta de 1968, com nove anos de idade, começou a se interessar por literatura, escrevendo poemas. Com 14 anos, escreveu sua primeira canção. Tempos depois, se matriculou no notório Fiorello H. LaGuardia High School of Performing Arts, onde estudou dança moderna até meados de 1977. Suzanne, posteriormente, entrou no Barnard College onde estudou literatura inglesa. Lá, começou a participar de um grupo de cantores, sendo influenciada pelo compositor canadense Leonard Cohen. Dispondo de apenas um violão, Suzanne apresentava suas canções, como forte influência do folk, em bares situados em Greenwich Village. Algumas vezes, se apresentou no Folk Club, um dos locais em que Bob Dylan se apresentou, nos primeiros anos de sua carreira, entre 1960 e 1961. Seu bom desempenho nas apresentações lhe propiciaram seu primeiro contrato para gravação, pela gravadora A&M (que já havia se recusado em outras oportunidades), em 1983. O resultado foi seu álbum de estréia, auto-intitulado. Suzanne Vega nasceu em Santa Monica, California, em 11 de julho de 1959.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0