ago 12, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
PAT METHENY – Patrick Metheny (Patrick Bruce Metheny) , Guitarrista de jazz norte-americano, considerado uma lenda viva. Iniciando com o trompete já aos 8 anos de idade, Metheny trocou para a guitarra ao 12 anos. Aos 15 anos, já estava trabalhando com os melhores músicos de jazz do Kansas, adquirindo experiência em bandas desde muito jovem. O seu primeiro sucesso na cena internacional do jazz foi em 1974, com o lançamento de seu primeiro álbum, Bright Size Life (1976), que segundo a crítica, reinventara “o som tradicional da guitarra jazz” para uma nova geração de guitarristas. Durante a sua carreira, continuou a redefinir o gênero, utilizando novas tecnologias e trabalhando constantemente para refinar sua capacidade sonora e de improvisação no seu instrumento. Planeando a sua carreira com sabedoria, trabalhou primeiro com uma produtora de grande prestígio na música moderna (ECM), depois noutra de inclinações mais pop (Geffen) e finalmente com a multi-nacional (Warner Bros). Flertou com o jazz-rock, com grande sucesso e chegou mesmo a ter videoclipes exibidos na rede MTV. Segundo os críticos Richard Cook e Brian Morton, “Metheny tornou-se uma figura-chave na música instrumental dos últimos 20 anos”. Durante os anos, atuou com músicos tão diversos como Steve Reich, Ornette Coleman, Herbie Hancock, Brad Mehldau, Jim Hall, Jaco Pastorius,Joni Mitchell,Milton Nascimento e David Bowie. Formou uma parceria de composição com o tecladista Lyle Mays por mais de vinte anos – uma parceria que foi comparada às de Lennon/McCartney e de Ellington/Strayhorn por críticos e ouvintes. O trabalho de Metheny inclui composições para guitarra solo, instrumentos elétricos e acústicos, grandes orquestras e peças para ballet, com passagens que variam do jazz moderno ao rock e à clássico. Metheny atuou também na área académica como professor de música. Aos 18, foi o professor mais novo da história na universidade de Miami. Aos 19, transformou-se no professor mais novo da história na Berklee College of Music,onde recebeu também o título de doutor honorário vinte anos mais tarde (1996). Ensinou também em workshops de música em várias partes do mundo, desde o Dutch Royal Conservatory ao Thelonius Monk Institute of Jazz. Foi também um dos pioneiros da música eletrônica e foi um dos primeiros músicos do jazz que tratou o sintetizador seriamente. Anos antes da invenção da tecnologia de MIDI, Metheny usava o Synclavier como uma ferramenta de composição. Também tem participação no desenvolvimento de diversos novos tipos de guitarras tais como a guitarra acústica soprano, a guitarra de 42-cordas Pikasso, a guitarra de jazz Ibanez Pm-100 e uma variedade de outros instrumentos feitos sob encomenda. Metheny é um músico que estuda e escreve muito, está aberto a inúmeras influências e principalmente toca e grava muito. Nesse processo, atira em várias direções e é inegável que acaba produzindo alguns trabalhos de caráter mais comercial, ainda que agradáveis e perfeitamente bem executados. Durante anos, Metheny ganhou vários concursos como o “melhor guitarrista de jazz” e prêmios, incluindo discos de ouro para os álbuns Still Life (Talking), Letter from Home e Secret Story. Ganhou também quinze prêmios Grammy Awards sobre uma variedade de categorias diferentes incluindo “Best Rock Instrumental”, “Best Contemporary Jazz Recording”, “Best Jazz Instrumental Solo”, “Best Instrumental Composition”. O Pat Metheny Group ganhou sete Grammies consecutivos em sete álbuns consecutivos. Metheny dedica a maior parte de sua vida a turnês e viagens, calculando uma média entre 120 a 240 viagens por ano desde 1974. Continua a ser uma das estrelas mais brilhantes da comunidade do jazz, dedicando tempo aos seus próprios projetos, a novos músicos e aos veteranos, ajudando-lhes a alcançar suas audiências e também a realizar suas próprias visões artísticas. Pat Metheny nasceu no Kansas City, Missouri, em 12 de agosto de 1954.
JACOPO PERI- Jacopo Peri, compositor e cantor italiano do período de transição entre os estilos renascentista e barroco, e é frequentemente chamado o inventor da ópera. Escreveu a primeira obra a ser chamada hoje uma ópera, Dafne (cerca de 1597), e também a primeira ópera que sobreviveu até aos nossos dias, Euridice (1600). Peri, nasceu provavelmente em Roma, mas estudou em Florença com Cristofano Malvezzi, passou a trabalhar em igrejas como um organista e cantor. Posteriormente trabalhou no tribunal Médici, primeiro como tenor cantor e teclado, e mais tarde como compositor. Seus primeiros trabalhos foram música para peças de teatro, intermezos e madrigais. Em 1590, Peri associou-se com Jacopo Corsi, eles sentiram a arte contemporânea inferior às obras clássicas gregas e romanas, e decidiram tentar recriar a tragédia grega. Seu trabalho somado à da Camerata Fiorentina da década anterior, produziu os primeiros trabalhos experimentais em monódia, que eventualmente se transformaram em recitativo e ária. Peri e Corsi interpostos no poeta Ottavio Rinuccini para escrever o texto, e o resultado, Dafne, visto como o primeiro trabalho num novo formulário, ópera. Rinuccini colaborou na próxima Euridice. Esta foi pela primeira vez realizada no dia 6 de Outubro 1600, e, ao contrário de Dafne, sobreviveu até aos nossos dias (embora quase nunca encenada, sendo apenas uma curiosidade histórica). Peri produziu uma série de outras óperas, muitas vezes em colaboração com outros compositores, o seu estilo de ópera estava algo antiquado, quando comparado com o trabalho dos mais jovens reformistas compositores, como Claudio Monteverdi. Nasceu em 20 de agosto 1561, morreu em 12 de agosto 1633.
LEOS JANÁCEK– Leoš Janáček, compositor tcheco. Estudou em Brno, Praga, Leipzig, São Petersburgo (1870) e Viena (1879–80), onde foi aluno de Franz Krenn. De 1881 até 1919 foi diretor do colégio de organistas em Brno. Dedicou-se desde cedo à crítica e à pesquisa de música folclórica, que empreendeu com Frantisek Bartos. Entre 1884 e 1888, publicou o jornal Hudebni Listy. Sua primeira ópera, Šárka, era romântica, ao estilo de Wagner e Smetana. Em 1896, visitou novamente a Rússia e influências desta viagem são evidentes em sua ópera Káťa Kabanová (“Kátia Kabanová”), de 1921 e na rapsódia orquestral Taras Bulba, de 1924. Janáček havia criado um estilo checo com sua ópera Její pastorkyňa (“Sua Enteada”), posteriormente chamada Jenůfa. A representação desta obra em 1916 estabeleceu finalmente sua reputação de compositor. Entre suas obras também figuram as óperas: Věc Makropulos (“O Caso Makropulos”), de 1926, Z mrtvého domu (“Da Casa dos Mortos”), de 1927 e a sátira Výlety pana Broučka (“As excursões do Sr. Brouček”), de 1920. No campo da música sacra escreveu a Missa Glagolítica, com letra em eslavo eclesiástico. Sua última peça orquestral foi a famosa “Sinfonietta”, inicialmente composta para uma competição de ginástica em Brno, transformando-se numa tributo à cidade. Constitui-se de cinco movimentos (Fanfarra, O Castelo, O Convento da Rainha, A Rua, A Prefeitura) no qual cada um remete a uma paisagem de determinada época. Ficou conhecida pela inclusão de doze trompetes e sutis contrapontos. Nasceu em Hukvaldy, Morávia, em 3 de julho de 1854, morreu em Ostrava, 12 de agosto de 1928.
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