ago 12, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
CLARA NUNES– Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como Clara Nunes, cantora mineira, considerada uma das maiores intérpretes do país. Pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e de seu folclore, Clara também viajou várias vezes para a África, representando o Brasil. Conhecedora das danças e das tradições afro-brasileiras, ela se converteu à umbanda. Clara Nunes seria uma das cantoras que mais gravariam canções dos compositores da Portela, sua escola do coração. Também foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias, derrubando um tabu segundo o qual mulheres não vendiam discos.Nasceu em Paraopeba em 12 de agosto de 1942, morreu no Rio de Janeiro em 2 de abril de 1983.
GIOVANNI LEGRENZI– Giovanni Battista Legrenzi, clérigo, compositor e organista da Itália. É considerado um dos maiores compositores da escola de Veneza do fim do século 17I e exerceu uma enorme influência no desenvolvimento da linguagem do barroco no norte da Itália. Era filho de Giovanni Maria Legrenzi, compositor e violinista, que deve ter sido o seu primeiro professor. Depois transferiu-se para Bergamo, o centro regional, onde recebeu sua primeira indicação, tornando-se organista na Igreja de Santa Maria Maior, sede de grande tradição musical. Ordenado padre em 1651, foi indicado capelão na igreja e Primeiro Organista em 1653. Sua primeira coleção de obras publicadas apareceu no ano seguinte, contendo missas e vésperas. Deixou Bergamo em 1655 e em 1656 assumiu como mestre de capela na Academia do Espírito Santo em Ferrara, uma pequena mas sólida instituição musical, também de longa tradição. Neste período publicou diversas outras coleções de obras e iniciou uma carreira de operista, apresentando sua primeira composição no gênero em Veneza, em 1664. Entre esta data e 1670 pouco se sabe sobre sua vida, mas renunciou ao cargo na Academia e embora tenha continuado a produzir música, parece não ter mantido empregos estáveis. Em torno de 1670 estabeleceu-se em Veneza, como professor na Igreja de Santa Maria dei Derelitti, onde permaneceu até 1676, quando foi indicado maestro do coro no Ospedale dei Mendicanti. Em 1685 tornou-se vice-maestro na Basílica de São Marcos. Nesta altura era considerado, junto com Carlo Pallavicino (1640 ca. – 1688), o maior compositor de óperas em atividade. Em abril do mesmo ano foi nomeado mestre de capela da Basílica, mas já estava doente, e nos anos seguintes pouco atuou nesta posição. Apesar da fama que ganhou em vida com suas óperas e música sacra, hoje é mais lembrado pela sua produção instrumental. Nasceu em Clusone, batizado em 12 de agosto de 1626 , morreu em Veneza em 27 de maio de 1690.
HEINRICH SUTERMEISTER– Heinrich Sutermeister, compositor suíço de ópera do século vinte. Foi aluno de Hans Pfitzner e de Carl Orff e exerceu como professor no Conservatório de Hanôver (1963 – 1975). Sua obra, de estilo neoclássico, abarca obras sinfônicas, religiosas e para a escena (Romeu e Julieta, 1940; A ilha encantada, 1942; Madame Bovary, 1962).Nasceu numa família suíça-alemã que praticava a música amadora; seu pai era pároco. Sua família vivia nesse momento no povo de Feuerthalen no cantón de Zurique. Heinrich Sutermeister recebeu sua primeiras classes de piano à idade de 9 anos. Seu pai Friedrich Sutermeister-Hunziker, um pastor protestante e neto do escritor Otto Sutermeister, deu muito atendimento à aprendizagem musical de seu filho, por isso o inscreveu na Escola de Música (Musikschule) da Basiléia, onde começou a estudar harmonia. Em 1929, empreendeu estudos universitários de filologia romana e germânica. Neste período fez uma viagem a Paris para seguir um curso de história da música na Sorbona por André Piro. Também se dirigiu ao Opera-Comique, onde descobriu a obra de Maurice Ravel e Claude Debussy e assistiu as vezes ao Groupe des Six (“Grupo dos Seis”) formado por Jean Cocteau, Darius Milhaud, Georges Auric, Arthur Honegger, Germaine Tailleferre, Francis Poulenc e Louis Durey. Nasceu em Feuerthalen em 12 de agosto de 1910 e morreu em Morges, Suíça, 16 de março de 1995.
happy wheels
jan 10, 2021 0
dez 13, 2020 0
nov 22, 2020 0
nov 08, 2020 0