mar 12, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
AL JARREAU- O norte-americano Alwyn Lopez Jarreau , popularmente como Al Jarreau, é um cantor versátil em seu estilo de cantar, foi premiado sete vezes com o Grammy, sendo o único a vencer o prêmio em três categorias distintas: jazz, pop e R&B.Em 1975, após uma pequena temporada estendida no Bla Bla Cafe, ainda em Los Angeles, ele foi descoberto por olheiros da Warner Bros Records e assinou um contrato de gravação. Seu primeiro álbum lançado para o selo, “We Got By”, foi aclamado, por unanimidade, pelos críticos e alavancou sua fama internacional, chegando a receber um Grammy na Alemanha, fato que se repetiu com o lançamento de seu segundo álbum, “Glow. Jarreau,Al e Withers,Bill – Al Jarreau”, em 1980. Seu quarto álbum,” All Fly Home”, foi lançado em 1978 com muitos elogios na mídia, o que lhe rendeu um segundo Grammy nos EUA como melhor vocalista de Jazz. Nos anos 80, seu álbum “Breakin ‘Away” (1981), que inclui seu hit” We’re in This Love Togethe”r, foi campeão de vendas e lhe rendeu mais dois Grammy como o de Melhor Vocalista Pop Masculino e Melhor Vocalista Masculino de Jazz. Em 1985 , esteve no Rock in Rio e cantou na mesma noite que James Taylor e George Benson, para um público recorde naquela edição do show. Em 1992 , com o album “Heaven and Earth”, ele recebeu seu quinto Grammy como Melhor Vocal de R&B. O ano de 1996 trouxe um novo desafio para sua carreira: Jarreau aceitou permanecer três meses na Broadway protagonizando o musical Grease com muito sucesso. Pela sua carreira, Al foi distinguido com uma estrela no Hollywood Walk of Fame, eternizando-o como um dos melhores cantores da sua geração. Al Jarreau esteve no Brasil em 1997 e cantou com Djavan no Heineken Concerts(Palace/São Paulo). Al Jarreau nasceu em Milwaukee, Winscosin, em 12 de março de 1940, faleceu em Los Angeles, em 12 de fevereiro de 2017..
CACO VELHO– O gaúcho Mateus Nunes, mais conhecido como Caco Velho, cantor, compositor e músico brasileiro, teve entre suas composições mais famosas estão “Mãe preta” e “Barco negro”, sucessos mundiais na voz de Amália Rodrigues. Nasceu em Porto Alegre em 12 de março de 1920, morreu em São Paulo em 14 de setembro de 1971.
NELSON DA RABECA– O alagoano Nelson dos Santos, conhecido como Nelson da Rabeca, é um grande um rabequista, acordeonista e compositor .Nelson aprendeu a tocar rabeca sozinho, aos 54 anos de idade, ao ver um violino pela televisão. Nelson “apaixonou-se pelo instrumento e decidiu fazer o seu próprio “. Em 1998, objetivando fortalecer esse reconhecimento, foi fundada a “Associação dos Amigos de Nelson da Rabeca”, encabeçada por artistas, intelectuais e agentes culturais alagoanos, que vêem nele um dos mais legítimos representantes da cultura popular alagoana e que, voluntariamente, promovem seu trabalho artístico. São diversos os músicos e pesquisadores que, atestando a qualidade dos instrumentos de Nelson, registraram sua admiração e respeito a ele, o musicólogo Wagner Campos, sobre ele, afirmou: “Dominando todos os processos de sua arte musical, do corte da madeira,passando por todas as etapas específicas da construção de cada um de seus instrumentos, até a criação e interpretação de suas próprias composições, Seu Nelson trabalha apoiado em um sabedoria secular, representando o ponto de chegada de conhecimentos muito antigos trazidos na bagagem dos colonizadores, diminuíndo distâncias entre passado e presente, tradição e atualidade”. Em 2003, foi convidado para entrevista, apresentando-se no “Programa do Jô”, na TV Globo. Nelson Rabeca nasceu em Joaquim Gomes, Alagoas, em 12 de março de 1929.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0