mar 14, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
GEORG PHILIPP TELEMANN- O compositor e músico alemão já aos dez anos sabia tocar vários instrumentos e escrevia diversas obras. Aos 21 anos, tornou-se diretor musical da ópera de Leipzig e aos 23 tornou-se organista de uma igreja. Teleman publicou a maior parte de sua música, em especial um grupo de 72 cantatas e os três grupos de Musique de table, que são suas obras mais famosas, cada qual incluindo um concerto, uma suíte e várias peças de câmara. Durante sua vida, dedicou-se para que a música fosse difundida e também publicou diversas obras de caráter didático, tendo como temas a ornamentação, o baixo cifrado, entre outros. Teleman foi o compositor mais famoso da Alemanha, pois compôs em todas as formas e estilos existentes em sua época. Em qualquer estilo, sua música tem um caráter inconfundível, sendo clara e fluindo levemente . Apesar de de ser apenas quatro anos mais velho do que seus contemporâneos Bach e Haendel, utilizou um estilo muito mais avançado e pode ser considerado um precursor do estilo musical clássico. Entre os diversos gêneros musicais que compôs, destacam-se a sua Música vocal sacra, sendo notável o extraordinário número de cantatas (aproximadamente 1700), a música vocal secular, dentre as quais figuram nove óperas, a Música orquestral, a Música de câmara e a Música para teclado. Nasceu em Magdeburgo em 14 de março de 1681, morreu em Hamburgo em 25 de junho de 1767.
JOHANN STRAUSS (pai)- Johann Strauss, dito I (nascido Johann Baptist Strauß ou Johann Baptist Strauss) era um compositor romântico, Kapellmeister austríaco, pai de Johann Strauss II, Josef Strauss, Eduard Strauss, avô de Johann Strauss III, nascido em 1866. Sua peça mais famosa é provavelmente a Marcha Radetzky (do nome de Joseph Radetzky von Radetz). Strauss morreu em Vienna em 1849 de “escarlatina” que contraiu a partir de um de seus filhos ilegítimos.Foi enterrado no cemitério ao lado do seu amigo Döblinger Josef Lanner. Em 1904, os seus restos mortais foram transferidos para o túmulo no Cemitério Central de Viena. Hector Berlioz se prestou a homenagear o “Pai da Valsa’ ao comentar que Viena sem Strauss é como a Áustria sem o Danúbio. Nasceu em Viena em 14 de março de 1804, morreu em Viena em 25 de setembro de 1849.
BENEDITO LACERDA- O grande compositor, flautista e maestro Benedito Lacerda nasceu em Macaé/RJ em 14 de março de 1903, morreu no Rio de Janeiro em 16 de fevereiro de 1958.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0