nov 15, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
JANE DUBOC-Jane Duboc Vaquer, cantora e compositora. Aos treze anos de idade Jane Duboc já fazia apresentações filantrópicas no colégio onde estudou, na televisão e em festivais. Em Belém, formou o conjunto Ilusão e, quando morou em Natal, o Quarteto das Tri, cujo nome se deve ao fato de todas as integrantes terem sido tricampeãs nos esportes (era um conjunto que imitava o Quarteto em Cy). Atuou muito como esportista, ganhando muitas medalhas em competições estaduais de natação, voleibol, tênis e tênis de mesa. Pelas qualidades esportivas, a Assembléia Legislativa de Belém criou o Prêmio Jane Duboc Vaquer para incentivar todos os esportistas paraenses. No início da década de 1980, participou do filme americano, Blame It on Rio. Em 1983, fez uma participação especial como vocalista no álbum Depois do Fim, da banda brasileira Bacamarte, considerado pela comunidade Prog Archives como um dos 100 Melhores Álbuns de Rock Progressivo de Todos os Tempos. Jane Duboc nasceu em Belém em 16 de novembro de 1950.
PAUL HINDEMITH- Paul Hindemith, compositor, violinista, maestro e professor alemão. Depois de já ter aprendido violino enquanto criança, Hindemith estudou com Arnold Mendelssohn e Bernhard Sekles no Hochsche Konservatorium em Frankfurt am Main. Em 1922, algumas das suas peças foram ouvidas no festival International Society for Contemporary Music em Salzburgo, o que o fez conquistar a atenção dos públicos internacionais. Posteriormente colaborou com vários compositores avant garde, incluindo Anton Webern e Arnold Schoenberg, tendo feito várias digressões (turnês, em português do Brasil), tocando violino como solista, pelos Estados Unidos da América no final da década de 1930. Apesar dos protestos do maestro Wilhelm Furtwängler, a sua música foi definida como “degenerada” pelos nazis e, em 1940, emigrou para os Estados Unidos da América, onde leccionou na Universidade de Yale, tendo alunos como Lukas Foss, Norman Dello Joio, Harold Shapero e Ruth Schonthal. Adquiriu a cidadania norte-americana em 1946, mas regressou à Europa em 1953, vivendo em Zurique e lecionando na universidade local. No final da sua vida começou a dirigir mais. Ganhou o Prémio Balzan em 1962 tendo falecido no ano seguinte, de pancreatite aguda. Nasceu em Hanau, Hesse em 16 de novembro de 1895, morreu em Frankfurt am Main em 28 de dezembro de 1963.
ROBERTO CARVALHO– Roberto Zenóbio Affonso de Carvalho, músico e compositor. Vivendo junto com a cantora Rita Lee desde 1976 (os dois se casaram em 13 de dezembro de 1996 no civil), Roberto mantém uma parceria musical muito bem sucedida com a cantora, tendo composto a seu lado grandes sucessos da música brasileira, como “Lança Perfume”, “Saúde”, “Jardins da Babilônia”, “Doce Vampiro”, “Nem Luxo, Nem Lixo”, “Flagra”, “Desculpe o Auê”, “Mania de Você”, “Caso Sério”, “Baila Comigo”, “Amor e Sexo” dentre outros; o casal tem três filhos: Beto Lee, João e Antônio, nascidos em 1977, 1979 e 1981, respectivamente. Toca violão, teclado, guitarra, ajuda nos vocais e é maestro da banda de Rita. Participou de uma das formações finais da banda Tutti Frutti. Embora sejam a maioria de suas composições parcerias com Rita Lee, Roberto já trabalhou com nomes como Ney Matogrosso, Jorge Mautner, Arnaldo Antunes e Arnaldo Jabor, entre outros. Além disso, em 1991, gravou um CD solo. Roberto é neto de Euclides Zenóbio da Costa, Ministro da Guerra de Getúlio Vargas. Roberto Carvalho nasceu no Rio de Janeiro em 16 de novembro de 1952.
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0