out 17, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
WYNTON MARSALIS- Wynton Learson Marsalis, trompetista e compositor estadunidense. Conhecido pela sua sisudez e seriedade ao tratar a música, é um músico polêmico. Diretor do Jazz at Lincoln Center em Nova Iorque, é considerado “embaixador da música americana” pelo seu profundo respeito e divulgação das tradições musicais. Começou na música muito cedo, tendo manifestado profundo interesse pelo jazz e pela música erudita. É considerado um dos maiores “virtuoses” do trompete atualmente. A lista de músicos com os quais já colaborou inclui Dizzy Gillespie, Arturo Sandoval, Herbie Hancock, Jack DeJohnette, Bobby McFerrin, entre outros. Wynton Marsalis nasceu em 18 de outubro de 1961.
HOWARD SHORE– Howard Leslie Shore, compositor canadense. Ele já compôs a trilha para mais de 40 filmes, com seu trabalho mais notável sendo a trilogia O Senhor dos Anéis, que deram a ele três Oscars. Ele é um colaborador frequente do diretor David Cronenberg, tendo feito a trilha de todos os seus filme, com a exceção de um, desde 1979. Shore também trabalhou com os diretores Martin Scorsese, David Fincher, Jonathan Demme e outros. Ele também já compôs alguns concertos, incluindo a ópera The Fly, baseado no enredo (não em sua trilha) do filme The Fly (1986), de Cronenberg, que estreou no Théâtre du Châtelet, em Paris, no dia 2 de julho de 2008. Shore já venceu três Oscars, além de dois Golden Globe e quatro Grammy Awards. Ele é o tio do compositor Ryan Shore. Howard Shore nasceu em 18 de outubro de 1946.
JEAN-MARC SAVELLI– Jean-Marc Savelli, pianista francês , muitas vezes qualificado de “Virtuoso da emoção”. Conhecido pelo grande público pelas suas interpretações das obras de Franz Liszt 1 e Frédéric Chopin, Jean-Marc Savelli ilustra-se também no repertório clássico com Johann Sebastian Bach e Ludwig Van Beethoven e no repertório impressionista com Claude Debussy. Sua mãe, Marie-Louise Schreyer, é natural da Alsácia, e oriunda pelo lado materno de uma família de músicos de rua que atuavam na Europa de Leste, inclusive perante a Corte Imperial da Rússia antes de se estabelecer na Alsácia no Baixo Reno. Seu pai, Gratien Savelli, é natural da Córsega e encontrou Marie-Louise no percalço da Segunda Guerra Mundial; cantava muitas vezes “lamentus” corsos e outras cantos tradicionais da Córsega. Instalado com sua esposa em Mulhouse manteve-se no entanto nostálgico de sua Córsega natal. Foi imerso neste ambiente que Jean-Marc Savelli 4 , foi inscrito aos 8 anos, pelos seus pais, no Conservatório Nacional de Música e Arte Dramática de Mulhouse. Aos 12 anos, Jean-Marc Savelli obteve o seu primeiro prémio no Conservatório Nacional de Música de Mulhouse, com unanimidade do júri. Suzanne Muller-Gunst, sua professora de piano, ambicionava que Jean-Marc continuasse os seus estudos no Conservatório Nacional de Música de Basileia (Suíça). Consegue o seu concurso de admissão e entra na turma de Monique de La Bruchollerie 6 , pianista internacional francesa, cuja brilhante carreira foi abruptamente interrompida após um acidente de carro. A morte de Monique de La Bruchollerie foi um verdadeiro cataclismo para todos os seus alunos, sobretudo para Jean-Marc Savelli muito ligado ao seu Mestre, e a quem prestou uma última homenagem carregando o seu caixão com outros alunos.Jean´Marc Savelli nasceu em Mulhouse, na Alsácia (França), em 18 de outubro de 1955.
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0