jul 31, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
NEY MATOGROSSO- Ney de Souza Pereira , mais conhecido como Ney Matogrosso, cantor, diretor, iluminador e ator matogrossense. Ex-integrante dos Secos & Molhados (1973-1974), foi o artista que mais se sobressaiu do grupo após iniciar sua carreira solo com o disco Água do Céu – Pássaro (1975) e com suas apresentações subsequentes. É considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista,terceiro maior artista brasileiro de todos os tempos. Embora tenha começado relativamente tarde, das canções poéticas e de gêneros híbridos dos Secos e Molhados ele passou a interpretar outros compositores do país, como Chico Buarque, Cartola, Rita Lee, Tom Jobim, construindo um repertório que prima pela qualidade e versatilidade. Em 1983, completava dez anos de estreia no cenário artístico e já possuía dois Discos de Platina e dois Discos de Ouro, inclusive pela enorme repercussão da canção “Homem com H” de 1981. Como iluminador de espetáculos, tem supervisionado toda a produção da área em suas próprias apresentações e também merece destaque seu trabalho de iluminação e seleção de repertório no show Ideologia (1988) de Cazuza e no show Paratodos de Chico Buarque em 1993,1 ao que afirma: “quero que as luzes provoquem sensações nas pessoas”. Matogrosso também tem atuado recentemente no cinema: estreou em 2008 no curta-metragem Depois de Tudo, dirigido por Rafael Saar, e no filme Luz das Trevas de 2009, dirigido por Helena Ignez. Distinguido por sua rara voz de contratenor, Ney Matogrosso também é conhecido por suas performances ao vivo. Atribuem a sua maquiagem cênica e seu vestuário exótico desde os anos 70 uma certa mudança de conceitos sobre o comportamento masculino apropriado no Brasil. Segundo Violeta Weinschelbaum, “o magnetismo de sua figura, a atração decididamente sexual que Ney Matogrosso produz sobre o palco é algo inimaginável.” A biógrafa Denise Pires Vaz também escreve: “Dos cantores brasileiros, Ney Matogrosso é um dos poucos, senão o único, que pode merecer o título de showman.” Ney Matogrosso nasceu em Bela Vista/ MS em 1º de agosto de 1941.
GABY AMARANTOS- Gabriela Amaral dos Santos, mais conhecida como Gaby Amarantos, é uma cantora e compositora paraense de pop, tecnobrega, MPB. Nascida no bairro de Jurunas, na periferia de Belém do Pará, Gaby iniciou sua carreira como cantora na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, onde participava do coral. Chamava atenção por sua voz grave, mas suave, tendo sido convidada para se apresentar em bares da capital paraense com a Banda Chibantes, onde cantava acompanhada do violonista Cléber Viana. Posteriormente, conquistou grande êxito na música paraense com a Banda Tecno Show. Gabi tem um filho chamado Davi. Conhecida por sua exuberância e por seu figurino extravagante – composto por brincos grandes, sapatos de 20 centímetros de altura com leds, roupas coloridas, cílios postiços, apliques de cabelo e acessórios coloridos -, foi uma das responsáveis pelo surgimento e difusão do tecnobrega, ritmo que virou febre na Região Norte do Brasil. Ficou conhecida nacionalmente após lançar a música “Hoje Eu Tô Solteira”, uma versão da música “Single Ladies”, da cantora americana Beyoncé, e escrita pela banda paraense Banda Os Brothers. O sucesso da música rendeu a Gaby o apelido de “Beyoncé do Pará”. O seu segundo sucesso nacional, “Xirley”, já possui mais de um milhão de acessos no YouTube. Em maio de 2012, Gaby lançou seu primeiro disco solo, intitulado Treme, com produção de grandes nomes como Carlos Eduardo Miranda e Felix Robatto. O segundo single do álbum, “Ex Mai Love”, é o tema de abertura da novela Cheias de Charme, da Rede Globo. Já participou dos programas Fantástico, Tudo É Possível, Domingo Espetacular, Altas Horas, Bem Estar, Caldeirão do Huck, Esquenta!, Domingão do Faustão, Agora é Tarde, Superpop e De Frente com Gabi. Foi indicada a diversos grandes prêmios da música, Grammy Latino, MTV Video Music Brasil, onde venceu as categorias de Artista Feminina e Artista do Ano de 2012; Prêmio Multishow onde venceu na Categoria de Novo Hit, com “Ex Mai Love”; o troféu de Cantora da Associação Paulista de Críticos de Arte, quando foi escolhida a melhor cantora de 2012; Melhores do Ano, entre outros. Em 2011, foi eleita pela revista Época como uma das 100 personalidades mais influentes do Brasil. Nascida em Belém, Gaby Amarantos nasceu em Belém/PA em 1º de agosto de 1978.
SVIATOSLAV RICHTER– Sviatoslav Teofilovich Richter, pianista russo. Considerado um virtuoso, Richter tinha um repertório muito amplo, variando de Bach e Haydn até Debussy e Shostakovich. É também tido como um dos mais importantes pianistas do século 20 .Richter tinha um espírito independente, preferia seguir os seus instintos a aprender com outros pianistas e, por isso, as suas interpretações são únicas. No entanto, ele podia interpretar uma obra magnificamente bem ou, segundo ele mesmo admitia, como um aluno medíocre. A sua obsessão pela qualidade e perfeccionismo tornou-o um crítico feroz, sobretudo dele mesmo. Richter nunca teve um posto de professor em um Conservatório e nunca teve um discípulo, ao menos formalmente. Richter justificava: “Como eu posso ensinar alguém se eu estou sempre aprendendo?”; porém, ele tinha amizades íntimas com jovem pianistas como Lazar Berman, Andrei Gavrillov e Zoltan Kocsis, a quem indiscutivelmente ensinara muito. Gavrilov afirmava sobre a influência que Richter tinha sobre toda uma geração de músicos: “Richter não era simplesmente uma grande escola, mas um tipo de pessoa que emanava uma energia que nos fazia sentir absolutamente diferentes”. Richter educou uma geração de ouvintes com as suas interpretações e sua escolha de repertório. Ele era um artista único e imprescindível, que desafiava sua plateia e atraia um enorme público fiel. De fato, sua reputação continua crescendo. Nasceu em Jitomir em 20 de março de 1915 morreu em Moscou em 1º de agosto de 1997.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0