jun 01, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
THE BEATLES -SGT. PEPPER´S HEARTS CLUB BAND– Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é o oitavo álbum lançado pela banda britânica de rock The Beatles. É frequentemente citado como o melhor e mais influente álbum da história do rock e da música. Gravado em 129 dias em aproximadamente 700 horas, foi lançado em 1 de junho de 1967 na Inglaterra, e no dia seguinte nos Estados Unidos. Considerado como álbum inovador desde sua técnica de gravação até a elaboração da capa. Pelo pouco apelo comercial, não foi tocado nas rádios, mas vendeu 11 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Em 2003, a revista especializada em música Rolling Stone colocou Sgt. Pepper’s no primeiro lugar de uma lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Dois dos maiores sucessos da banda, Strawberry Fields Forever e Penny Lane, estariam em Sgt.Pepper´s, mas foram lançados como um compacto. O disco recebeu quatro Grammys, entre eles “Álbum do Ano”. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band foi gravado na época que a Beatlemania estava em declínio. Os Beatles estavam cansados das turnês e tinham acabado de fazer uma em agosto de 1966. Devido às declarações de John Lennon dizendo que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo, algumas cidades não os receberam bem, e na Filadélfia eles acabaram enfrentado tumultos devido a esta declaração. Devido a isso tudo, os Beatles resolveram se tornar uma banda de estúdio e não mais excursionar. Para os críticos, isso significaria o fim da banda. Retirando-se das turnês, pela primeira vez na carreira eles tiveram tempo de se dedicar mais ao próximo álbum. Para isso tiveram acesso ilimitado a tecnologia dos estúdios da Abbey Road, afinal eles eram o grupo de maior sucesso da EMI. Na época da gravação do álbum, os integrantes da banda tinham desenvolvido outros interesses musicais e começavam a incorporar uma variedade de influências. Eles estavam tomando familiaridade com novos instrumentos, como por exemplo o órgão Hammond e o piano elétrico; familiarizando-se com vários instrumentos de cordas, de sopro, de percussão e alguns instrumentos exóticos como a sitar. Os Beatles também usaram o efeito do novo pedal wah-wah e da fuzzbox; aumentavam a velocidade de vozes e instrumentos com os microfones Leslie. O Sgt. Pepper coincidiu com a introdução de importantes inovações na música. O trabalho de Bob Dylan, Frank Zappa, Velvet Underground, Jimi Hendrix, Pink Floyd, Janis Joplin, Phil Spector e Brian Wilson estava radicalmente redefinindo não só em termos de composição como de gravação. Os estúdios de gravação e a tecnologia tinham alcançado um alto grau de desenvolvimento. As velhas regras de composição estavam sendo abandonadas, as canções tinham um complexo tema lírico e tornavam-se mais longas. Em maio 1966, The Beach Boys liderado por Brian Wilson lançou o Pet Sounds, um álbum com experimentalismo e sofisticação jamais feito no rock e no pop até então, levando Paul, Lennon e George Martin a se inspirarem em fazer um disco à altura em 1967, realizando o Sgt. Peppers.A rivalidade musical entre os dois grupos remonta para bem antes de Pet Sounds e Sgt Peppers ou Revolver, sendo que Beach Boys já estava trabalhando com experimentações intensas, como seus dois discos de 1965 que antecedem o Help e Rubber Soul, onde tiveram canções que influenciaram o Revolver. Mas, depois de conhecer o Rubber Soul, Brian Wilson definitivamente decidiu rivalizar com The Beatles, percebendo que não estava só em inovação se tratando de grupo de rock e pop, criando o Pet Sounds. Outra grande influência para o álbum foi Syd Barrett, então líder do Pink Floyd, que estava inovando a forma de fazer música na Inglaterra com o estilo psicodelico e experimental ainda mais radical do que os Beach Boys, com letras mais elaboradas e tendo como tema a fantasia, astronomia, filosofia e principalmente a literatura infantil. A influência das letras de Barrett já são sentidas no Revolver mas com menos intensidade. Pouco tempo depois da retirada dos palcos, os Beatles lançaram um compacto com “Penny Lane” e “Strawberry Fields Forever”. A ideia de fazer um álbum conceitual, em que todas as canções estão ligadas, surgiu de Paul McCartney. A ideia central era fazer um álbum como se os Beatles fossem realmente a Banda de Sgt. Pepper’s (ou Banda do Clube de Corações Solitários do Sargento Pimenta), porém o conceito foi abandonado a partir da segunda canção. Gravado em uma época de psicodelismo e experimentação, o álbum, produzido por George Martin, é um precursor de técnicas de gravação e composição. Foi o primeiro disco gravado em oito canais, com dois consoles de quatro canais. Foi, além disto, um êxito de vendas e popularidade. Incorporou técnicas muito inovadoras no mundo da música. A ideia central do álbum consistiu na que os Beatles tomaram o papel da Banda do Clube de Corações Solitários do Sargento Pimenta, deixando para trás limitações e transformando o rock em objeto de culto. Em treze canções levam ao limite o conceito do rock, agregando orquestrações, instrumentos hindus, gravações tocadas ao revés e sons de animais. Rock, music hall, baladas, jazz e até música oriental se mesclam em Sgt. Pepper.
MIKHAIL GLINKA– Mikhail Ivanovich Glinka, compositor russo, considerado pai da música erudita russa. Suas composições foram uma influência importante para futuros compositores russos, como os membros do Grupo dos Cinco. Sua formação musical foi bastante irregular, só vindo a sistematizá-la a partir de 1828, quando, por motivo de saúde, viajou para a Itália. Durante os três anos que passou em terra italiana, amadureceu seu antigo projeto de criar uma música nacional russa. De passagem por Berlim é fortemente estimulado pelo exemplo de Weber, que havia criado uma ópera caracteristicamente alemã. De volta à Rússia, em pouco tempo compõe a ópera “A vida pelo czar”, 1836, e cujo enredo se passa durante a guerra russo-polonesa de 1635. A ópera obtém um sucesso triunfal. Seus coros e danças, autenticamente populares, e o patriotismo do libreto assinalam o começo de uma escola musical genuinamente russa. Animado pelo sucesso, Glinka escreve outra ópera :”Ruslan e Ludmila”, 1842, baseada no poema homônimo de Puchkin. Desta vez utiliza o orientalismo procedente das regiões do Império Russo na Ásia. Apesar do interesse exótico e da estrutura operística mais sólida, a obra foi menos aplaudida que A vida pelo czar, que até hoje é muito representada na Rússia, sob o título de Ivan Sussanin. Em 1884, Glinka vai até Paris e, posteriormente, para a Espanha, onde permanece dois anos em convívio com músicos populares. Fruto desse convívio são as peças sinfônicas “Jota aragonesa”(1845) e “Una Noche de verano en Madrid”(1848). São obras que refletem o interesse do compositor pela música espanhola, assim como um outro trabalho sinfônico, intitulado “Kamarinskaja”, que é o reflexo de pesquisas sobre a música ucraniana. Desde a composição de suas duas óperas, Glinka tinha-se voltado para o a velha música litúrgica eslava, pois convencera-se que ela tinha deixado vestígios na música popular russa. Também escreveu numerosos Lieder. O asteróide 2205 Glinka, descoberto em 1973 por Lyudmila Chernykh, foi nomeado em honra do compositor. Compôs a “Canção Patriótica”, que foi postumamente usada como o hino da Rússia entre os anos de 1991 e 2000 e que, apesar de ser uma canção conhecida e aprovada pelo povo, atualmente é considerada pelos russos que viveram no período pós-soviético como uma melodia que faz chegar à memória os “desastrosos” anos em que Boris Ieltsin estivera no poder, sendo vulgarmente chamada de Canção da Oligarquia.Novospasskoye. Nasceu em Novospasskoye em 1º de junho de 1804 e morreu em Berlim em 15 de fevereiro de 1857.
RON WOOD- Ronald David “Ronnie” Wood, guitarrista de rock and roll mais conhecido como ex-integrante dos The Faces e integrante, atualmente, dos The Rolling Stones. Wood começou sua carreira em 1964 com os The Birds. No final dos anos 60 ele passou a ser integrante da banda The Creation entrando depois para o Jeff Beck Group com o vocalista Rod Stewart. O grupo disbandou após o lançamento do álbum Beck-Ola em 1969. Com Rod Stewart, Ron entrou para os The Small Faces, e logo depois o grupo foi renomeado para The Faces. Embora tenham ficado conhecidos nos Estados Unidos como a banda de apoio de Stewart, os Faces eram bem famosos no Reino Unido, rivalizando com os The Rolling Stones em popularidade. Durante os anos 70 Wood lançou alguns discos solo, incluindo um em parceria com Ronnie Lane, também ex-integrante dos The Faces, chamado Mahoney’s Last Stand (1976). Depois que Mick Taylor deixou os Rolling Stones em 1974, Wood o substituiu na guitarra a tempo de completar a gravação de Black and Blue, lançado em 1976,album que o tornaria um integrante legítimo da banda. Durante os anos 80 Wood continuou com os Rolling Stones, enquanto pintava e seguia sua carreira solo, tocando com artistas como David Bowie, Eric Clapton e Aretha Franklin. Em 1993 ele e Rod Stewart gravaram um acústico pela MTV, que resultou em um álbum de enorme sucesso. Depois de uma intensa turnê promovida por Stewart nos EUA em 2004, a dupla anunciou planos de gravar um álbum chamado I’ll Strut, You’ll Sing que não foi concluído devido aos constantes compromissos de Wood com o Rolling Stones. Em 11 de junho de 2008 foi anunciado que Wood e os demais integrantes do Faces planejam uma reunião do grupo.Ron Wood nasceu em Londres em 1º de junho.
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