jun 19, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
LIONEL RITCHIE– Lionel Brockman Richie, Jr. , cantor norte-americano, que também atua como produtor musical, ex-membro da banda The Commodores e que vendeu ao todo mais de 100 milhões de discos em sua carreira solo. Lionel nasceu em Tuskegee no estado do Alabama, onde cresceu no campus do Instituto Tuskegee na casa de seu avô. Anos mais tarde sua familía se mudou para Illinois, onde se formou na “Joilet Township High School”, mais tarde Richie voltou ao Instituto Tuskegee onde se graduou em economia. Depois de receber seu diploma freqüentou brevemente a escola de pós-graduação na Universidade de Auburn. Lá, Lionel se tornou membro da fraternidade Alpha Phi Alpha. Como um estudante em Tuskegee, ele formou uma sucessão de grupos de R&B em meados da década de 1960. Em 1968 ele se tornou saxofonistta dos The Commodores. Eles assinaram um contrato de gravação com a Atlantic Records em 1968 e, um ano mais tarde assinaram com a Motown Records, sendo colocados como um ato de apoio aos Jackson 5. Os The Commodores se estabeleceram como um grupo de soul popular. com o ritmo funk, o som dançante em faixas como ” Machine Gun “e” Brick House “. Mais na frente, Richie escreveu músicas mais românticas como, ” Easy “, ” Three Times a Lady “, ” Still ” e “Sail On.” Anos mais tarde, um compositor de jazz latino e salsa romântica, o pioneiro La Palabra fez sucesso internacional com sua versão cover de ” Lady “, que foi ouvido em clubes de dança latina. Também em 1981, Richie fez um dueto com Diana Ross na canção tema do filme Endless Love. Lançada como single no mesmo ano, a canção liderou as paradas do Reino Unido e Estados Unidos, e se tornou um dos maiores sucessos da Motown. Seu sucesso encorajou Richie a ramificar para fora em uma carreira solo de pleno direito em 1982. Foi substituído por Skyler Jett, que se tornou o vocalista do The Commodores, em 1983. Seu álbum de estréia, Lionel Richie, produziu outra grande música, ” Truly “, que continuou o estilo de suas baladas com os Commodores .ele lançou seu 1º álbum solo em 1982, que continha três singles. O álbum atingiu o número 3 nas paradas de música e vendeu mais de 4 milhões de cópias. Em 1983 o álbum Can’t Slow Down, vendeu duas vezes mais que o álbum anterior e gerou o hit ” All Night Long “, que foi promovido por um vídeo bastante colorido que exaltou a dança do caribe. O vídeo foi promovido pelo ex- Monkee, Michael Nesmith. Lionel ainda seguiu dominando o Top 10 das paradas até atingir seu “ponto alto”, a canção “Hello” de 1984, uma canção de amor sentimental, que mostrou o quão longe Richie mudou no seu estilo musical. Richie ainda teve três hits no Top 10 mais em 1984, “Stuck On You”(#3), “Running With the Night”(#7) e”Penny Lover”(#8). Em 1985, Richie compôs e executou uma canção de tema devidamente calmante “Say You, Say Me”, para o filme Noites Brancas, o que lhe rendeu um oscar por seus trabalhos, bem como atingindo o Top 1 nas paradas americanas e permaneceu lá por quatro semanas, o que lhe valeu a canção 1 de 1985, de acordo com o fim de ano da Billboard Hot 100 Chart. Ainda em 1985 também colaborou com Michael Jackson na composição do single de caridade ” We Are the World do “USA for Africa. Em 1986, Richie lançou Dancing on the Ceiling, seu último álbum mais popular, que produziu uma série de hits nos EUA e Reino Unido como “Say You, Say Me” (E.U.A. 1), “Dancing on the Ceiling” (E.U.A 2), “Ballerina Girl” (E.U.A #7) e “Se La” (E.U.A #20), este último é o mais recente de Richie nos E.U.A. a escolha do título o fez reviver o som de dança animada de “All Night Long (All Night)”, ele voltou a gravar e se apresentar após a morte de pai em 1990 e, o lançamento de sua coleção de grandes sucessos em primeiro lugar, Back to Front, em 1992. Seus álbuns na década de 1990 como Louder Than Words e Time não conseguiram atingir todos os comerciais de sucesso da década anterior. Alguns de seus trabalhos recentes, como o álbum Renaissance voltaram ao seu velho estilo, alcançando sucesso na Europa, mas ainda modestos nos Estados Unidos. Desde 2004, ele produziu um total de seis singles no Top 40 no Reino Unido. Em 1 de fevereiro de 2010 Lionel fez um remix do We Are The World em que Justin Bieber canta sua parte da canção original. Lionel Richie nasceu em Tuskegee, Alabama, em 20 de junho de 1949.
JACQUES OFFENBACH– Jacques Offenbach, compositor e violoncelista francês de origem alemã da Era Romântica, foi um paladino da opereta e um precursor do teatro musical moderno. Jacob Ebert, mais conhecido como Jacques Offenbach nasceu em Colônia, em 1819 e aprendeu as primeiros noções de música com seu pai, Isaac, chazan (cantor) da sinagoga da cidade. Aos doze anos, Jacob era um exímio violoncelista, e a família decidiu enviá-lo a Paris, onde iria receber uma melhor educação musical. Após um ano de estudos o jovem músico passou a atuar na orquestra do Théâtre national de l’Opéra-Comique, quando desenvolveu parceria musical e uma grande amizade com o pianista e compositor Friedrich von Flotow. O compositor adotou uma nova identidade, e trocou seu sobrenome para Offenbach, numa homenagem à cidade natal de seu pai, Offenbach am Main. Considerado pela crítica como o “Liszt do violoncelo”, ele não só se dedicou a compor várias obras para esse instrumento, bem como participou de uma série de concertos nas principais capitais europeias. Na corte londrina, apresentou-se para a Rainha Vitória I e o príncipe Alberto. Em 1858, Paris começou a viver o período de frivolidade e decadência do Segundo Império. A cidade, administrada pelo Barão Georges-Eugène Haussmann, passava por um moderno processo de urbanização, caracterizado pela abertura de novas e amplas avenidas, chamadas boulevards. Os espetáculos teatrais começaram a explorar com humor, o espírito, a inteligência e o divertimento, característicos da vida parisiense. Foi nesta época que estreou a primeira opereta de Offenbach, Orfeu no Inferno, onde um de seus temas musicais, o Can-Can, adquiriu notoriedade internacional. A fama e a popularidade de Offenbach subiram às alturas. Num espaço de dez anos ele escreveu noventa operetas, a maioria de grande sucesso, como La Belle Hélène, La Vie Parisienne, La Grande-duchesse de Gérolstein e La Princesse de Trébizonde. Segundo Carpeaux, Offenbach regeu o ‘can-can’ que as plateias dançavam, sendo um participante embriagado e espectador cínico da orgia. A derrota dos franceses na guerra franco-prussiana de 1870 e os incêndios da comuna de Paris colocaram um final na temporada de danças, risos e champanhe. Offenbach, apesar de suas raízes alemãs, considerava-se um genuíno parisiense, e entrou em profunda depressão após a humilhante derrota sofrida pela França, ante as tropas de Otto von Bismarck. Depois de um malogrado ‘tour’ pelos Estados Unidos e com sua fortuna delapidada, Offenbach passou a demonstrar um amargo arrependimento por ter desperdiçado o seu talento, compondo músicas populares e de gosto duvidoso. Atraído pelas histórias fantásticas do escritor e compositor alemão Ernst Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann, ele se lançou febrilmente na tarefa de compor uma ópera séria que ficasse para a posteridade. Com 60 anos e muito doente, ele trabalhou com afinco para concluir Os contos de Hoffmann. O criador de operetas, não conseguiu realizar o grande sonho de assistir a montagem de sua primeira grande ópera de sucesso. Ele morreu em Paris, no dia cinco de outubro de 1880 e a estreia de sua jóia musical só iria ocorrer cinco meses depois. A ópera foi considerada o maior evento da temporada, atingindo um recorde de 101 apresentações. Offennbach nasceu em Colônia em 20 de junho de 1819, morreu em Paris em 5 de outubro de 1880.
ERIC DOLPHY- Eric Allan Dolphy, músico de jazz estadunidense. Tocava saxofone alto, flauta e clarone. Dolphy foi um dos vários saxofonistas de jazz de grande peso que se tornaram conhecidos na década de 1960. Foi também o primeiro claronista importante como solista no jazz, além de ser dos flautistas mais significantes nesse estilo.Em todos esses instrumentos era um impecável improvisador. Nas primeiras gravações, ele tocava ocasionalmente um clarinete soprano tradicional em Si bemol. Seu estilo de improvisação era característico por uma torrente de ideias, utilizando amplos saltos intervalares e abusando das doze notas da escala. Além disso, era comum que usasse efeitos sugerindo sons de animais. Embora o trabalho de Dolphy seja às vezes classificado como free jazz, suas composições e solos possuem uma lógica diferente da maior parte dos músicos de free jazz. Era, todavia, indubitavelmente, um vanguardista. Logo após sua morte, sua música era descrita como “demasiado ‘out’ para ser ‘in’ e demasiado ‘in’ para ser ‘out'”. Nasceu em Los Angeles em 20 de junho de 1928, morreu em Berlim, 29 de Junho de 1964.
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