mar 21, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
MODEST MUSSORGSKY – O compositor e militar russo Modest Petrovich Mussorgsky é conhecido por suas composições sobre a história da Rússia medieval. Foi membro do nacionalista Grupo dos Cinco, ao lado dos músicos Mily Balakirev, Aleksandr Borodin, César Cui e Nikolai Rimsky-Korsakov. Aos seis anos de idade começou a ter aulas de piano com sua mãe, que era professora. Aos dez, ingressou na escola de cadetes da Guarda de São Petersburgo. Em 1856, no regimento de Preobrazhensky, conhece Balakirev, com quem aprende a técnica musical. Inicialmente, a música de Mussorgsky estava muito atrelada à de Balakirev e à música estrangeira, como pode ser visto na ópera “Édipo” em Atenas. Essa influência foi se desfazendo aos poucos, conforme tornava-se autodidata. Entre 1863 e 1866 trabalhou na ópera “Salammbô”, mas a abandonou pois perdeu o interesse. Na fase de alcoolismo compôs a peça orquestral “Uma noite no monte Calvo”. Aos 29 anos de idade começou a compor “Boris Godunov”, sua ópera mais conhecida e uma das peças mais importantes da história da música russa, baseada na obra de Pushkin e na história de Karamzin. Após 1874, a qualidade de suas músicas começaram a decair, embora algumas peças dessa época sejam notáveis. “Khovanshchina” (1872-81) é uma ópera em que predominam os motivos líricos. A suíte para piano Quadros de uma Exposição foi composta em junho de 1874 inspirada em uma mostra de desenhos do arquiteto e pintor Viktor Hartmann, amigo de Mussorgsky falecido no ano anterior. Nos anos que se seguiram, o alcoolismo passa a se intensificar conforme vai perdendo amigos e parentes. É dessa época o ciclo “Canções e danças da morte” (1875-77), de sabor exótico e oriental.Modest Mussorgsky morreu de excessos alcoólicos uma semana após completar 42 anos, em 1881. Nasceu em Pskov, em 21 de março de 1839, morreu em São Petersburgo em 28 de março de 1881.
JOÃO DE SOUSA LIMA– O conceituado pianista, compositor , mastro e professor, João de Sousa Lima iniciou os estudos de piano com seu irmão, José Augusto. Quando a vida profissional de seu irmão impedia que as aulas tivessem maior regularidade, a família decidiu procurar um professor particular. Selecionado mediante audição, desde 1910 Sousa Lima passou a estudar com Luigi Chiaffarelli, que considerou o jovem muito talentoso e ofereceu-lhe aulas gratuitas. para concertos de violino, violoncelo, canto e flauta. Solicitou ao amigo Carlos Pagliuchi que o introduzisse no meio dos conjuntos que tocavam em cinemas.Foi assistente e depois titular na direção musical do cinema Pathé Palace. Trabalhou ainda no Cine Marconi, Cinema Central, e no Teatro Esperia. Com o conjunto deste cinema passou a tocar também em casas de famílias ricas, bailes e no Hotel de La Plage no Guarujá, durante as férias de verão. Foi indicado por Chiaffarelli para estudar harmonia, contraponto, fuga e composição com o professor Agostino Cantù, recém chegado de Milão. Este foi também professor de Francisco Mignone e Savino de Benedictis. Suas primeiras composições foram danças de salão e peças de música popular. Uma dessas peças, o tango “Amor avacalhado”, foi usado por Darius Milhaud em seu balé “Le boeuf sur le toit”. Em um concurso de composição promovido pela revista A Cigarra e patrocinado pela Casa Levy, ganhou o primeiro prêmio na categoria “tango” e o segundo na categoria “valsa”, sendo Mignone o vencedor nesta categoria. Obteve uma bolsa de estudos e mudou-se para Paris. Sua carreira como pianista incluiu recitais no Brasil, concertos em Paris, turnês pelo Norte da África, pela Itália e em Berlim. Depois da volta ao Brasil em 1930, participou das turnês de Heitor Villa-Lobos em Recife e no interior do Estado de São Paulo. Villa-Lobos e Sousa Lima tornaram-se amigos em Paris. Conheceram-se no atelier de Tarsila do Amaral, e Sousa Lima foi responsável por apresentá-lo aos meios musicais parisienses, com um concerto em que o pianista tocou obras de Villa-Lobos na casa do crítico Henry Prunières, com a presença de Paul Dukas e Florent Schmidt. Em 1935 passou a trabalhar, a convite de Mário de Andrade, no Departamento de Cultura do Município de São Paulo. Nesta instituição foi regente da orquestra e integrante do Trio São Paulo (piano, violino e violoncelo). A partir desta época atuou também como regente da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo. A convite de Assis Chateaubriand tornou-se diretor musical e regente da orquestra da Rádio Tupi. Exerceu a mesma função na Rádio Gazeta, a convite de Cásper Líbero, cuja orquestra também teve como regente o compositor Camargo Guarnieri. Nas décadas de 1940, 1950 e 1960 foi um dos mais ativos pianistas e regentes no Brasil. Sua obra como compositor ficou pouco conhecida. Outros dados relevantes da biografia deste músico foi o contato com grandes personalidades da música. Estudou a obra de piano de Claude Debussy com sua viúva. Estudou a obra para piano de Maurice Ravel com o próprio. Foi amigo de Darius Milhaud. No Brasil, além de amigo de Francisco Mignone e Villa-Lobos, foi também incentivador de suas composições e responsável pela estréia de várias delas em concerto. Nasceu em São Paulo em 21 de março de 1898, morreu em São Paulo em 28 de novembro de 1982.
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