set 21, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
GONZAGUINHA– Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, era filho adotivo do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga e de Odaleia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil.O site não oficial do cantor afirma que ele era filho legítimo de Luiz Gonzaga. Compôs a primeira canção “Lembranças da Primavera” aos 14 anos, e em 1961, com 16 anos, foi morar em Cocotá com o pai para estudar. Voltou para o Rio de Janeiro para estudar Economia, pela Universidade Cândido Mendes. Na casa do psiquiatra Aluízio Porto Carrero conheceu e se tornou amigo de Ivan Lins. Conheceu também a primeira mulher, Ângela, com quem teve 2 filhos: Daniel e Fernanda. Teve depois uma filha com a atriz Sandra Pêra, a atriz e cantora Amora Pêra. Foi nessa convivência na casa do psiquiatra, que fundou o Movimento Artístico Universitário (MAU), com Aldir Blanc, Ivan Lins, Márcio Proença, Paulo Emílio e César Costa Filho. Tal movimento teve importante papel na música popular do Brasil nos anos 70 e em 1971 resultou no programa na TV Globo Som Livre Exportação. Característico pela postura de crítica à ditadura, submeteu-se ao DOPS. Assim, das 72 canções mostradas, 54 foram censuradas, entre as quais o primeiro sucesso, Comportamento Geral. Neste início de carreira, a apresentação agressiva e pouco agradável aos olhos dos meios de comunicação lhe valeram o apelido de “cantor rancor”, com canções ásperas, como Piada infeliz e Erva. Com o começo da abertura política, na segunda metade da década de 1970, começou a modificar o discurso e a compor canções de tom mais aprazível para o público da época, como Começaria tudo outra vez, Explode Coração, Grito de alerta e O que é o que é, e também temas de reggae, como ‘Nem o pobre nem o rei”. As composições foram gravadas por muitos dos grandes intérpretes da MPB, como Maria Bethânia, Simone, Elis Regina(Redescobrir ou Ciranda de Pedra), Fagner, e Joanna. Dentre estas, destaca-se Simone com os grandes sucessos de “Sangrando”, “Mulher”, e daí e “Começaria tudo outra vez’, ‘Da maior liberdade’, ‘É’, “Petúnia Resedá”. Em 1975 dispensou os empresários e se tornou um artista independente, o que fez em 1986 fundar o selo Moleque, pelo qual chegou a gravar dois trabalhos. Nos últimos doze anos de vida, Gonzaguinha viveu em Belo Horizonte com a segunda mulher Louise Margarete Martins (Lelete) e a filha deles, a caçula Mariana. Nasceu no Rio de Janeiro a 22 de setembro de 1945 e morreu em Renascença a 29 de abril de 1991.
DEBBY BOONE- Debby Boone (nascida como Deborah Ann Boone), cantora e atriz de teatro, filha do cantor Pat Boone. Discografia: 1977: “You Light Up My Life”, 1978: “Midstream”, 1979: “Debby Boone”, 1980: “Love Has No Reason”, 1980 “With My Song”, 1981: Savin’ It Up”, 1983: “Surrender”, 1985: “Choose Life”, 1987: “Friends For Life”, 1989 “Be Thou My Vision”, 1989: “Home For Christmas”, 2005: “Reflections of Rosemary”. Debby Boone completa 58 anos neste 22 de setembro.
JOAN JETT– Joan Jett, nome artístico de Joan Marie Larkin, cantora, guitarrista e baixista norte-americana. É uma das figuras femininas mais importantes da história do rock. Em 2003, Joan Jett foi nomeada pela Rolling Stone a 87ª melhor guitarrista de todos os tempos. Ela é uma das duas mulheres da lista, a outra é Joni Mitchell. Ela é conhecida mundialmente pelo hit “I Love Rock ‘n Roll”, que ficou no 1º lugar da Billboard de 30 de março até 1 de maio de 1982, e também por outras músicas famosas, como “Crimson and Clover”, “Bad Reputation”, “Do You Wanna Touch Me”(uma versão do músico Gary Glitter), “Light of Day”, “Love is All Around”, “I Hate Myself for Loving You” e “Everyday People”. Nascida em Filadelfia, completa 56 anos neste 22 de setembro.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0