ago 29, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
MICHAEL JACKSON– Michael Joseph Jackson, segundo a revista Rolling Stone faturou em vida cerca de sete bilhões de dólares,fazendo dele o artista mais rico de toda a história, e um ano após sua morte faturou cerca de um bilhão de dólares. Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Reconhecido nos anos seguintes como Rei do Pop (King Of Pop), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory (1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido e popular da história, Thriller. Jackson é frequentemente citado como “O maior ícone negro de todos os tempos”, e com grande importância para a quebra de barreiras raciais, abrindo portas para a dominação da música negra na música popular, e pessoas como Oprah Winfrey e Barack Obama conseguirem o status que tem hoje em dia. Um dos poucos artistas a entrar duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem vários recordes certificados pelo Guinness World Records, incluindo “O maior artista de todos os tempos” e um para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos – 15 Grammys e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo – e vendas que superam as 350 milhões de unidades mundialmente,8 Jackson recebeu centenas de prêmios, que fizeram dele o artista mais premiado da história da música popular.Alguns empresários da Sony já registram a incrível marca de mais de 400 milhões. Sua vida, constantemente nos jornais, somada a sua carreira de sucesso como popstar fez dele parte da história da cultura popular mundial. Nasceu em Gary, Indiana, em 29 de agosto de 1958, morreu em Los Angeles a 25 de junho de 2009
DINAH WASHINGTON- Dinah Washington, nome artístico de Ruth Lee Jones, cantora e pianista norte-americana, que tem sido considerada “a mais popular artista feminina negra dos anos 50”.Essencialmente uma vocalista de jazz, ela se apresentou e gravou uma ampla variedade de estilos, incluindo R&B e música popular tradicional e blues1 que lhe rendeu o título de “Rainha do Blues”. Dinah foi uma das homenageadas do Alabama Jazz Hall of Fame de 1986,3 e foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame em 1993. Em 1943, sua canções “Evil Gal Blues” e “Salty Papa Blues” tornaram-se hits entre o público afro-americano. Dois anos depois, “Blowton Blues”, a única canções que gravou com Hampton, a tornou uma estrela do R&B. Washington teve ao menos oito maridos e dois filhos. No final de sua carreira, tornou-se preocupada com seu peso, recém casada com o jogador de futebol Dick “Night Train” Lane, ela adotou dietas rígidas que tiveram um resultado fatal. Em 14 de dezembro de 1963, com então 39 anos, seu corpo foi encontrado em sua casa em Detroit, ela havia morrido de uma overdose de álcool, sedativos e pílulas para emagrecimento. Nasceu em Tuscaloosa a 29 de agosto de 1924 , morreu em Detroit a 14 de dezembro de 1963.
EDU LOBO– Eduardo de Góes Lobo, conhecido como Edu Lobo, cantor, compositor, arranjador e instrumentista carioca. Filho do compositor Fernando Lobo, começou na música tocando acordeão, mas acabou se interessando pelo violão, contra a vontade do pai. Iniciou a carreira nos anos 60 fortemente influenciado pela bossa nova, quando então numa parceria com Vinicius de Moraes, compôs Só Me Fez Bem. Porém, com o decorrer do tempo adotou uma postura mais político-social, refletindo os anseios da geração reprimida pela ditadura militar brasileira. Nesta fase surgiu uma parceria com Ruy Guerra e as composições engajadas Reza e Aleluia. Ao mesmo tempo em que participava de vários festivais de música popular, obtendo o primeiro prêmio em 1965 como Arrastão (com Vinicius de Moraes) e em 1967 com Ponteio (com Capinam), e que venceu o Terceiro Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, Edu dedica-se a compor trilhas para espetáculos teatrais, entre eles o histórico Arena Conta Zumbi, ao lado de Gianfrancesco Guarnieri. Depois de uma temporada nos Estados Unidos, Edu volta ao Brasil e retoma várias parcerias, entre elas a com Chico Buarque, e compõem a música de novas peças e balés. Edu Lobo nasceu no Rio de Janeiro em 29 de agosto de 1943.
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0