jan 31, 2016 Air Antunes Efeméride Musical 0
PAUL CASALS– Pau Casals i Defilló, virtuoso violoncelista e maestro catalão.. É também amplamente conhecido pela versão catelhanizada de seu nome Pablo Casals. Ao mesmo tempo, formou uma orquestra em Barcelona, atuando também como maestro. Contudo, ela se desenvolveu na turbulência da revolta e guerra civil conduzida pelo general Francisco Franco. Por ser um ardente patriota catalão e republicano, recusou-se a viver sob a ditadura e exilou-se na França. Contudo, o amor pela pátria levou-o a morar em Prades, uma pequena cidade no sul da França no sopé dos Pirineus, não muito longe da sua terra natal. Logo depois eclodiu a Segunda Guerra Mundial e Casals continuou em sua resoluta oposição contra o governo de Franco, combatendo também os fascistas alemães e italianos que o apoiavam. Os nazistas o ameaçaram, tentando suborná-lo, mas ele manteve-se firme em suas convicções e ajudou os refugiados da Espanha fascista. Quando a guerra terminou e a paz voltou a reinar na França, muitos músicos foram a Prades estudar com Casals. Em junho de 1950, ele organizou um festival de música para incentivar os jovens artistas. Foi o início do Festival de Prades, que mais tarde tornou-se conhecido em todo o mundo. Casals foi convidado a dar um concerto, no dia 24 de outubro de 1958, para festejar o dia das Nações Unidas, na sua sede em Nova York. Nessa oportunidade Casals propôs a união da humanidade em busca da paz através da Ode à Alegria de Beethoven. Ironicamente, Pau Casals tornou-se conhecido internacionalmente pelo seu nome em castelhano, Pablo, com a curiosidade de ser um grande incentivador da luta contra a ditadura de Francisco Franco e o domínio nazista. Por fim, o nome imposto pelo regime franquista, ficou gravado e é por ele que é mais conhecido. Nasceu em El Vendrell em 29 de dezembro de 1876, morreu em San Juan de Porto Rico, em 22 de outubro de 1973.
REBECCA PAN– Também conhecida como Poon Tik-wah e Pan Wan Ching, cantora e atriz chinesa. Rebecca Pan mudou-se para Hong Kong em 1949, e começou a sua carreira como cantora em 1957. Uma das suas canções, que gravou aos 18 anos, aparece brevemente em In the Mood for Love, — a versão inglesa de uma música do folclore indonésio, “Bengawan Solo”. Algumas das suas canções foram recuperadas em 2006 como parte da banda sonora do filme Cut Steeve Boys. Rebecca Pan nasceu em Xangai em 29 de dezembro de 1931.
BART BERMAN-Pianista e compositor holandês, de origem israelense, mais conhecido como intérprete de Franz Schubert e de música contemporânea. Estudou o piano com Jann Spaanderman no Conservatório de Amsterdão e completou os seus estudos de piano com Theo Bruins e num masterclass com Alfred Brende. Como solista, Bart Berman obteve o Preço de Excelência dos Países Baixos, o Primeiro Prémio ao concurso Gaudéamus 1970 para intérpretes música contemporânea, a Coroa dos Amigos Concertgebouw e quatro primeiros preços aos concursos para jovens solistas. Aquando dos seus concertos, trabalhou com compositores como Pierre Boulez, Luciano e Gyorgy Ligeti. Dá concertos em Israel,Europa e Estados Unidos, como lista e em vários conjuntos de câmara. Bart Berman estudou composição com com Bertus van Lier no Conservatório de Amsterdão e com Wouter Van den Berg. Compôs muito obras originais, cadenzas a todos os concertos de piano de Haydn, Mozart e Beethoven e segundas partes de piano para composições originais de Muzio Clementi e Daniel Stelbelt. Bastante notável são as suas conclusões de sonatas incompletas para piano de Schubert e de A Arte da Fuga, de J.S. Bach. Bart Berman nasceu em Roterdã, em 29 de dedezembro de 1938.
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0