fev 03, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
MENDELSSOHN– Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy conhecido como Felix Mendelssohn, compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico.. Algumas das suas mais conhecidas obras são a suíte Sonho de uma Noite de Verão (que inclui a famosa marcha nupcial), dois concertos para piano, o concerto para violino, cerca de 100 lieder, e os oratórios São Paulo e Elijah entre outros. Nasceu em Hamburgo em 3 de fevereiro de 1809, morreu em Leipzig em 4 de novembro de 1847.
SILVIO CALDAS– Cantor e compositor, Silvio Caldas lançou seu primeiro sucesso em 1931, “Faceira”, de Ari Barroso. Desde então , consagrou-se como um dos maiores cantores brasileiros. “Chão de estrelas”, de 1937, em parceria com Orestes Barbosa foi um de seus maiores sucesso. Dono de timbre inconfundível, que lhe valeu a fama de grande seresteiro, é conhecido também por alcunhas carinhosas, como Caboclinho querido, A voz morena da cidade ou Titio. Nasceu no Rio de Janeiro em 23 de maio de 190, morreu em Atibaia/SP em 3 de fevereiro de 1998.
PEDRO KNIGHT- Pedro Knight Caraballo músico cubano, viúvo da lendária cantora Célia Cruz. Foi trompetista do famoso Sonora Matancera quando Celia Cruz foi contratada como cantora substituta. O casal começou rapidamente um relacionamento que se prolongou até à morte de Celia, em 2003, vitimada por um tumor cerebral maligno.Em 1960 alguns membros da “Sonora Matancera” mudaram-se para Miami, fugindo do regime de Fidel Castro. Em 1961 começaram a cantar no prestigiado Palladium Ballroom” em Nova Iorque. Knight e Cruz casaram em 1962. Neste ponto Knight decidiu ficar na sombra e deixar à sua esposa todas as luzes da ribalta, apesar de continuar a viajar nas tournês como um dos seus músicos. Ironicamente, o fato de ter ficado um passo atrás para ajudar na carreira da sua mulher, também o tornou famoso e respeitado trompetista em toda a América Latina. Foi entrevistado várias vezes para programastelevisivos e fez várias amizades no mundo do espectáculo, incluindo Maria Celeste Arraras, que expressou o seu respeito por ele cerca de 3 meses depois da morte de Celia, num programa em direto. Knight ficou devastado com a morte de Celia. A mulher costumava chamar-lhe “mi cabecita del algodón” (“minha cabecita de algodão”). Ele ficou ao seu lado enquanto ela lutava contra o cancro, e expressou publicamente a esperança de que ela recuperasse.Um fato mal conhecido do público é que o próprio Knight lutou contra o cancro. Um dia depois da sua esposa ter sido submetida a uma cirurgia para remover um tumor no seio, Knight foi também sujeito a uma cirurgia para remover um tumor ou um pólipo do cólon. Apesar de ter desenvolvido várias atividades dedicadas à memória da esposa (tal como uma autobiografia de Cruz), a sua saúde ficou seriamente afetada pela de Celia, e em 7 de julho de 2004, desmaiou durante uma cerimónia em Miami, requerendo um internamento hospitalar. Foi-lhe diagnosticado hipotensão causado pelos diabetes e por uma pausa emocional da cerimónia. Knight envolveu-se em vários projetos póstumos dedicados à sua esposa, incluindo livros CDs e um filme biográfico. Foi acusado por alguns familiares de Cruz de ter aproveitado a fortuna que ela deixou para benefício próprio. Em 26 de setembro de 2005, Knight foi hospitalizado novamente, desta vez devido a um acidente vascular cerebral (AVC). Pedro Knight nasceu em Matanzas, em 30 de setembro de 1921, morreu em Los Angeles em 3 de fevereiro de 2007.
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0