set 02, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
GILBERTO GIL– Um grande da MPB premiado. Gilberto Gil recebeu no dia 3 de setembro de 2003 o Grammy Latino prêmio de Personalidade do Ano, em Miami. O Latin Grammy Awards (também chamados de Grammy Latino) é uma premiação de música latina, criada em 2000 pela Academia Latina de Artes e Ciências Discográficas (ALACD) dos Estados Unidos para as melhores produções da indústria fonográfica latino-americana de determinado ano. Trata-se de uma versão latino-americana dos prêmios Grammy. A primeira edição dos prêmios foi transmitida ao vivo pela CBS. Foi a primeira vez que uma grande rede de televisão aberta transmitiu um programa em língua espanhola no horário nobre daquele país. A maioria dos prémios são dirigidos aos artistas de lingua espanhola, e apenas uma pequena parte aos artistas nacionais. Antes de 2000 os artistas brasileiros, eram premiados no Grammy nas categorias Melhor Álbum de Música Mundo Clássica e Melhor Àlbum de Música Mundo Contemporanêa. Equantos os demais artistas latinos eram premiados com Melhor Àlbum Latino. A academia organizadora do Grammy Latino também é a academia organizadora dos prêmios Grammy, nos Estados Unidos, e Juno no Canadá.
FRANCISCO MIGNONE– Francisco Mignone, pianista, regente e compositor erudito paulista. Começou a estudar música com o pai, o flautista Alferio Mignone, que emigrou da Itália para o Brasil. No Conservatório Dramático e Musical de São Paulo formou-se em piano, flauta e composição. Foi aluno de Luigi Chiaffarelli e de Agostino Cantù. Iniciou sua carreira na música popular, sob o pseudônimo de Chico Bororó. Era conhecido por tocar nas rodas de choro em bairros como o Brás, Bexiga e Barra Funda. Em 1920, agraciado com uma bolsa de estudos concedida pelo Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, foi estudar em Milão com Vincenzo Ferroni e lá escreveu sua primeira ópera, O Contratador de Diamantes. A primeira audição da Congada, uma peça orquestral dessa ópera, deu-se sob a batuta de Richard Strauss com a Orquestra Filarmônica de Viena, no Rio de Janeiro.Em 1929, já de volta ao Brasil, iniciou um período de amizade e parceria com Mário de Andrade. Em colaboração com o escritor compôs algumas de suas principais obras como a suíte Festa das Igrejas e o bailado Maracatu do Chico Rei, além da Sinfonia do Trabalho. Em 1934 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se tornou professor de regência no Instituto Nacional de Música. Deu início à sua fase nacionalista, que se estendeu até 1959, quando preferiu admitir o uso de qualquer processo de composição que lhe conferisse liberdade ao escrever a música. Sua obra musical inclui numerosas canções, obras para piano, óperas, um balé, obras de cunho nacionalista. Dentre elas, de se citar a belíssima Valsa de Esquina nº. 2, em que se pode bem notar uma melodia executada com a mão esquerda no registro grave (contraponto), ao mesmo tempo que a melodia propriamente dita, executada pela mão direita no registro médio e agudo. Em 1950 apresentou as músicas do filme Modelo 19. Em 1961 foi o regente do primeiro concerto da recém fundada Orquestra da Rádio MEC, atual, Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF). Foi casado com a concertista Marie Joséphine Bensoussan (nas artes, Maria Josephina) de quem teve uma filha, Anete. Nasceu em São Paulo em 3 de setembro de 1897 , morreu no Rio de Janeiro a 19 de fevereiro de 1986.
EDSON GOMES- Edson Gomes, cantor de reggae baiano. É considerado por alguns o maior nome desse gênero no país. Ele pensava em ser jogador de futebol, mas aos 16 anos de idade, após ganhar um festival de música em sua cidade, resolveu seguir a carreira artística. Devido as dificuldades ele teve que abandonar os estudos. Em 1982, Edson viaja para São Paulo, e arranja um emprego na área da construção civil. Foi escolhido como o melhor intérprete do Festival Canta Bahia com a música “Rasta”, levou o Troféu Caymmi e gravou um compacto. Em 1988, gravou o álbum Reggae Resistência lançado pela gravadora EMI de onde saiu o seu primeiro sucesso a canção “Samarina”, com seu estilo já definido como um roots reggae engajado, influenciado por Bob Marley e Jimmy Cliff.No ano de 1990, foi lançado o disco Recôncavo. Em 1992 sai o álbum Campo de Batalha, e seu sucesso se espalha pela região nordeste e por todo o país. Em 1996 Edson foi convidado para abrir o show de Alpha Blondy, em Salvador. Tocou para 22 mil pessoas que cantaram as suas músicas, sendo o maior evento de reggae da Bahia naquele ano.O quarto disco de Edson intitulado Resgate Fatal, lançado em 1995, álbum foi um sucesso de vendas e tem como destaque a canção “Isaac”. No ano de 1999 Apocalypse, deste destacam-se “Camelô”, “O País é Culpado” e “Apocalypse”. Ainda em 1999 Edson deixa a gravadora EMI, que lança uma coletânea intitulada Meus Momentos que resgata os sucessos antigos de Edson. O cantor tem uma legião fiel de seguidores, devido aos dramas sociais do cotidiano, embora não tenha uma grande fama nacional, devido a suas críticas a vários setores da sociedade. Em 2001, lançou seu primeiro disco independente, Acorde, Levante e Lute. Seu trabalho mais recente é Ao Vivo em Salvador, seu primeiro CD e DVD ao vivo, registro de um show no parque aquático Wet’n’Wild de Salvador, Bahia, em dezembro de 2005. Edson Gomes nasceu em Cachoeira, Bahia, em 3 de setembro de 1955.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0