mar 04, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
JOHNNY ALF- Johnny Alf, nome artístico de Alfredo José da Silva, compositor, cantor e pianista. Seus estudos de piano começaram aos nove anos, com uma amiga da família para a qual sua mãe trabalhava.Após o início na música erudita, começou a se interessar pela música popular, principalmente trilhas sonoras do cinema norte-americano e por compositores como George Gershwin e Cole Porter ae então não parou mais. Uma amiga americana sugeriu o nome de Johnny Alf. Em 1952, Dick Farney e Nora Ney o contratam como pianista da nova Cantina do César, de propriedade do radialista César de Alencar, iniciando assim sua carreira profissional. Mary Gonçalves, atriz e Rainha do Rádio, estava sendo lançada como cantora, e escolheu três canções de Johnny: Estamos sós, O que é amar e Escuta para fazerem parte do seu longplay Convite ao Romance. Foi gravado seu primeiro disco em 78 rpm, com a música Falsete de sua autoria, e De cigarro em cigarro (Luís Bonfá). Tocou nas boates Monte Carlo, Mandarim, Clube da Chave, Beco das Garrafas, Drink e Plaza. Duas canções se destacaram neste período: Céu e mar e Rapaz de bem (1953), ambas de melodia e harmonia consideradas revolucionárias, precursoras da bossa nova. Em São Paulo tocou na boate Baiuca e no bar Michel. Em 1962 voltou ao Rio de Janeiro, se apresentando no Bottle’s Bar, junto com o conjunto musical Tamba Trio, Sérgio Mendes, Luís Carlos Vinhas e Sylvia Telles. Apresentava-se no Litlle Club e Top, o conjunto formado por Tião Neto (baixista) e Edison Machado (baterista). Tornou-se professor de música no Conservatório Meireles, de São Paulo. Participou do III Festival da Música Popular Brasileira em 1967, da TV Record – Canal 7, de São Paulo, com a música Eu e a brisa, tendo como intérprete a cantora Márcia (esposa de Silvio Luiz). A música foi desclassificada, porém se tornando um dos maiores sucessos de sua carreira. O compositor não tinha parentes. Vivia em um asilo em Santo André. Seu último show foi em agosto de 2009, no Teatro do Sesi, em São Paulo, ao lado da cantora Alaíde Costa. Segundo o jornalista Ruy Castro, Johnny Alf foi o “verdadeiro pai da Bossa Nova”. Tom Jobim, outro dos primeiros artistas da Bossa Nova, admirava Johnny Alf a ponto de apelidá-lo de “Genialf”. Nasceu no Rio de Janeiro em 19 de maio de 1929, morreu em Santo André em 4 de março de 2010.
UMBERTO TOZZI- Cantor, compositor e produtor musical italiano de música popular. Com mais de 45 milhões de álbuns vendidos, é um dos cantores italianos mais famosos de todo o mundo. Começou a carreira aos 16 anos quando se juntou ao Off Sound, um dos muitos grupos de rock que apresentavam na cena noturna de Turim. Em 1974, aos 22 anos, Tozzi teve seu primeiro sucesso como compositor com a canção “Un corpo, un’anima”, co-escrita com Damiano Dattoli e interpretada por Wess e Dori Ghezzi. Em 1976, Tozzi lançou seu primeiro álbum, intitulado Donna amante mia, do qual foi promovida a canção “Io camminerò”, que anteriormente havia sido um sucesso na voz de Fausto Leali. No ano seguinte, Tozzi lança seu segundo álbum, que contém aquela que se tornaria sua primeira canção de sucesso internacional, “Ti amo”. Em 1978, Tozzi lança Tu e, no ano seguinte, lança aquela que talvez seja sua canção mais famosa, “Gloria”. O cover da cantora estadunidense Laura Branigan para a canção, gravado em 1982, ajudou a divulgar o nome de Tozzi nos Estados Unidos. Branigan gravou a canção com o arranjador e tecladista da versão original de Tozzi, Greg Mathieson, que co-produziu a canção com Jack White. Ainda na década de 1980, a canção “Eva”, do álbum homônimo, teve versão em português gravada pelo grupo de rock brasileiro Rádio Táxi.Na década de 1990, gravou os álbuns Gli altri siamo noi (1991), Equivocando (1994), Il grido (1996) e Aria e cielo (1997). Ele também lançou duas coletâneas, Le mie canzoni (1991) e Bagaglio a mano (1999). Em 1997, a Banda Eva, ainda com Ivete Sangalo como vocalista, regrava a versão em português de “Eva”, aquela que talvez seja a canção mais conhecida de Tozzi junto ao público brasileiro. Umberto Tozzi nasceu em Turim em 4 de março de 1952.
GABRIEL , O PENSADOR – O rapper carioca Gabriel Contino, mais conhecido pelo nome artístico Gabriel, o Pensador é também compositor, escritor e empresário. Iniciou sua carreira musical ao lançar uma fita demo com a música “Tô Feliz (Matei o Presidente)”, sendo logo contratado pela Sony Music. Pela gravadora tem lançados sete álbuns: Gabriel o Pensador, Ainda É Só o Começo, Quebra-Cabeça, Nádegas a Declarar, Seja Você Mesmo (mas não Seja sempre o Mesmo) e Cavaleiro Andante. Seu último álbum, Sem Crise, foi lançado de forma independente. Além de cantor, Gabriel é escritor e lançou em 2001 o livro autobiográfico Diário Noturno. Quatro anos mais tarde lançou Um Garoto Chamado Rorbeto, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte. Em 2008, lançou o livro Meu Pequeno Rubro-Negro e um ano depois lança uma versão especial do mesmo livro intitulada de Meu Pequeno Rubro-Negro – Edição Especial do Hexa. Escreveu em parceria com Laura Malin o livro Nada Demais que ainda não foi publicado. Paralelamente a isso, Gabriel também é um ativista social tendo como projetos o “Pensador Futebol” que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar e junto de Luís Figo e Luiz Felipe Scolari comanda o projeto de futebol chamado “Dream Football” que através do envio de vídeos via internet dá a oportunidade dos participantes serem contratados por times profissionais de futebol. Além de projetos de futebol, ainda tem um projeto social conhecido como “Pensando Junto” que atende as crianças carentes da Rocinha. Gabriel nasceu no Rio de Janeiro em 4 de março de 1974.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0