jul 05, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
TOQUINHO- Toquinho, nome artístico de Antonio Pecci Filho, cantor, compositor e violonista. O apelido Toquinho foi dado por sua mãe e já aos quartoze anos ele começou a ter aulas de violão com Paulinho Nogueira. Estudou harmonia com Edgar Janulo, violão clássico com Isaías Sávio, orquestração com Léo Peracchi e Oscar Castro Neves. Toquinho começou a se apresentar em colégios e faculdades e profissionalizou-se nos anos sessenta, em shows promovidos pelo radialista Walter Silva no teatro Paramount em São Paulo. Compôs com Chico Buarque sua segunda canção a ser gravada, Lua cheia. Em 1969 acompanhou Chico à Itália, pais onde até hoje se apresenta regularmente. Em 1970, compôs, com Jorge Ben , seu primeiro grande sucesso, “Que Maravilha”. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes o convidou para participar de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que iria durar onze anos, 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos. Entre as composições da parceria destacam-se: “O Bem-amado”, “Como dizia o poeta”, “Carta ao Tom 74”, entre outras. Toquinho era muito amigo de Vinicius de Moraes por isso após a morte do poeta, Toquinho seguiu em carreira solo. Toquinho nasceu em São Paulo em 6 de julho de 1946.
BILL HALEY– Bill Haley ou Willian John Clifton, músico de rock and roll. Ele é creditado por muitos o primeiro a popularizar este tipo de música no início dos anos 1950 com seu grupo Bill Haley & His Comets e a canção “Rock Around the Clock”. Halley nasceu em Highland Park, Michigan e foi criado na Pensilvânia. Em 1946, ele formou seu primeiro grupo profissional, uma banda country chamada Down Homers, depois da qual ele passou a seguir carreira solo. Haley lançou inúmeros compactos country nos anos 40, sem sucesso, enquanto trabalhava de músico itinerante e DJ. Em 1951 ele e sua nova banda The Saddlemen resolveram tocar em outro estilo, gravando versões das músicas “Rocket 88” e “Rock this Joint” de Jackie Brenston & Delta Cats (na verdade música composta e executada por Ike Turner & The Kings of Rhythm, Jackie Brenston que assumIU os vocais nessa gravação era saxofonista dessa banda). eM 1952 o Saddlemen passou a se chamar Bill Haley & His Comets e, em 1952 a composição de Haley, “Crazy Man Crazy” tornou-se o primeiro rock a entrar nas paradas de sucesso americana. Em 1953 uma canção chamada “Rock Around the Clock” foi composta para Haley, mas ele só conseguiria gravá-la em 12 de abril de 1954. Inicialmente não obteve sucesso, mas Haley logo alcançaria fama mundial com sua versão de “Shake, Rattle and Roll” de Big Joe Turner, que venderia milhões de cópias. Haley e sua banda foram primordiais ao divulgar a música conhecida como “Rock and Roll” entre o público branco, depois de anos considerada como um movimento underground. Quando “Rock Around the Clock” apareceu na trilha sonora do filme BlackBoard Jungle, encadeou uma revolução musical que abriu as portas para talentos como Elvis Presley. Haley continuou a emplacar sucessos nos anos 50, como “See You Later Alligator”, e estrelou o primeiro musical cinematográfico de rock and roll. Sua fama logo seria ultrapassada nos EUA pelo mais famoso e mais sexy Elvis, mas Haley continuaria a ser um grande astro na América Latina e na Europa pelo resto de sua carreira. Seus últimos shows foram na África em 1980. Ele foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 1987. Os Comets originais de 1954/55 ainda continuam se apresentando ao redor do mundo. Embora na faixa etária dos 70 aos 82, a banda não mostra sinais de cansaço e recentemente lançou um DVD ao vivo. Nasceu em Highland Park, Michigan, em 6 de julho de 1925, morreu Harlingen, Texas, em 9 de fevereiro de 1981.
ARNALDO BATISTA-Arnaldo Dias Baptista, cantor e compositor , mais conhecido por seu trabalho com Os Mutantes. Sua carreira musical teve início em 1962, quando ele formou com seu irmão Cláudio César o grupo The Thunders. Em 1966, convidou seu outro irmão, Sérgio Dias, a se juntar ao grupo Six Sided Rockers, que já contava com a presença de Rita Lee. O grupo daria origem aos Mutantes. Ali ele desenvolveu seus talentos de compositor e arranjador, mas depois de problemas e brigas internas, ele saiu da banda em 1973.Tentou seguir carreira de produtor musical, mas o insucesso o motivou a tentar carreira solo. Lançou Lóki? em 1974, considerado seu melhor trabalho. Em 1977 recusou o convite de seu irmão Sérgio para retornar ao Mutantes, formando o grupo Patrulha do Espaço. O novo projeto não foi longe, apesar da gravação de um disco de estúdio que só seria lançado parcialmente dez anos depois com o nome de Elo Perdido, assim como uma gravação ao vivo de um show da banda (Faremos Uma Noitada Excelente). Arnaldo deixou a Patrulha em 1978. Em 1982 Arnaldo lançou Singin’ Alone, gravado em 1981, obra calcada em rock experimental. No mesmo ano é internado na ala psiquiátrica do Hospital do Servidor Público de São Paulo por razões que ele mesmo explica no documentário de 2008 :”depois que me internaram da primeira vez, qualquer motivo era razão para me internar novamente”. Em depressão,de acordo com sua ex-mulher Martha Mellinger no documentário, Arnaldo tentou o suicídio, sofreu um traumatismo craniano. Recuperou-se pouco depois. Arnaldo lançou em 1987,pelo selo independente Baratos Afins, a gravação caseira Disco Voador. A gravação é feita em dois canais. Em 1989, os produtores Alex Antunes e Carlos Eduardo Miranda produziram o álbum tributo “Sanguinho Novo – Arnaldo Baptista Revisitado” com bandas como Sepultura, Ratos de Porão, Paulo Miklos, Fellini entre outros nomes. Arnaldo Batista nasceu em São Paulo em 6 de julho de 1948.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0