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Sabesp privatizada, reclamações dobradas. Angatuba não é exceção

out 16, 2025 Air Antunes Angatuba 1


 

Resultado de um serviço recente que durou três dias na rua Salvador Rodrigues dos Santos, em Angatuba: funcionários trabalharam até por volta de meia noite em um dos dias.

No dia 23 de julho de 2024, a Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que era uma empresa de economia mista controlada pelo Estado,  teve seu processo de privatização concluído. O governo paulista vendeu 32% das ações (parte para um investidor de referência, parte para o mercado). Um procedimento realizado via oferta pública de ações. A empresa Equatorial arrematou 15% dessas ações, tornando-se acionista de referência. Outras frações ficaram com investidores institucionais, pessoas físicas, etc. O governo do estado permaneceu com participação, por sinal, muito reduzida, de 18,3% após a venda. Toda essa transação, muito satisfatória para o governador Tarcísio de Freitas, foi repudiada por uma grande maioria da população e por aqueles que jamais aceitariam que um bem natural, como a água, deixasse a alçada da administração pública e rumasse para o setor privado. Apesar dos envolvidos na transação elencar o que chamam de impactos positivos, desafios práticos, éticos e sociais vieram à tona. Por onde se anda dentro do território paulista o que se ouve são críticas relacionadas aos serviços prestados pela Sabesp, há até quem diz que “o que era ruim ficou pior”, e em Angatuba não é diferente, críticas são abundantes tanto no perímetro urbano como na zona rural. Ultimamente, buraqueiras nas ruas e remendos grosseiros são parte do cenário urbano, mais consistentemente. Sem falar na constante falta de água que prejudica, principalmente, quem não tem a caixa d´água.

Para a grande mídia, casos como ocorrem em Angatuba, entre outros, em relação a esta nova fase da Sabesp, estão se tornando corriqueiros. Algumas questões surgidas abordadas foram as seguintes:

  • Desigualdade de atendimento: áreas mais pobres podem ficar para trás, com atrasos ou menor prioridade. Críticas dizem que comunidades periféricas, rurais ou irregulares têm dificuldade maior de ver efetivadas as obrigações de atendimento.(sampi.net.br+1).
  • Transparência e cobrança: muitos consumidores reclamam de contas altas, cobranças indevidas ou tarifas de esgoto mesmo onde o esgoto não é coletado. (Metrópoles)
  • Manutenção vs cortes de custo: quando uma empresa se volta para eficiência, há risco de reduzir pessoal ou terceirizar, o que pode causar lentidão em reparos, queda de qualidade ou lapsos de serviço. Já há relatos de vazamentos. (UOL Notícias).
  • Credibilidade / confiança do público: o número de queixas aumentou, e a percepção de que o serviço piorou para alguns usuários é significativa. (Metrópoles)

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Angatuba, fora dos bastidores políticos população aflita com outros problemas Angatuba tem a 442ª colocação estadual e a 2.081ª federal no ranking do Índice de Gestão Municípal Áquila (IGMA). Modalidade ´saúde e bem estar´ o pior indicador.

Air Antunes

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1 thoughts on “Sabesp privatizada, reclamações dobradas. Angatuba não é exceção”

  1. ÁLVARO CEGLIO 16 de outubro de 2025 at 8:56 pm

    Sabesp só buraco e remendo nas ruas as ruas não tem mais condições precisa de mudar algo rápido…

    Reply ↓

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