mar 26, 2015 Air Antunes Angatuba 0
O excelentíssimo senhor prefeito José Emílio Carlos Lisboa acaba de receber da Câmara Municipal de Sorocaba, na pessoa do sr. Waldomiro Raimundo de Freitas, cópia do Requerimento de autoria da vereadora Iara Bernardi (PT), aprovado em sessão ordinária, realizada por aquela Casa de Leis.
O requerimento em pauta é motivo de muita satisfação e orgulho por parte do nosso representante do executivo, por considerar o modelo de saúde implantado em Angatuba, da maior importância, e por iniciar a sua recomendação em municípios de grande densidade demográfica, como é Sorocaba, o que prova incontestavelmente seu reconhecimento e sua eficácia
Diz-se em seus vários considerandos: da implantação em nosso município do Programa de Saúde Médico da Família, desde fevereiro de 1994; que este programa já é desenvolvido em Cuba, país pioneiro em sua aplicação; que em Angatuba os excelentes resultados já são observados, como o trabalho preventivo de doenças, orientação sobre o pré-natal, aleitamento materno, combate à subnutrição e anemia crônica, a integração maior entre a comunidade e os profissionais ; que o programa em Angatuba é resultado do acordo de cooperação entre o Brasil e Cuba, rediscutindo durante a 1 ª Conferência de Saúde entre estes dois países, em Havana, no ano de 1993, entre outros.
A apresentação de tão importante requerimento além de provocar o maior impacto, deu margem a um acirrado debate, prevalecendo no final o bom senso com sua aprovação, de acordo com notas do jornal local ´Cruzeiro do Sul´, em sua edição de sexta-feira, 29/04/94.
E os fatos também estão aí, para confirnmação da acertiva na escolha da diretriz correta dos assuntos pertinentes à política de saúde pública, não só em nosso município, pelo nosso prefeito, mas também no país como um todo.
Recentemente, o excelentíssimo senhor ministro de Estado da Saúde, em cadeia nacional de rádio e televisão, veio anunciar seu grande projeto de “Médico da Família”, que o Ministério sob sua responsabilidade está em vias de implantação, icentivando àqueles municípios que se interessam por melhorias na qualidade do atendimento médico hospitalar, inclusive com boas propostas de fixar o profissional na zona rural com boas remunerações, evidenciando primordialmente o trabalho preventivo que é de menor custo operacional, é óbvio o mais eficaz, em detrimento do atual estado onde tem-se trabalhado com o curativo, que comprovadamente onera bem mais e sujos resultados deixam a desejar.
Mais recentemente, no último sábado 7/5/1994, assistimos via Jornal Nacional, veiculado pela Rede Globo, o grande trabalho em saúde pública que vem sendo desenvolvido no município de Caxias (MA), na região nordestina,. quando 18 médicos cubanos encontram-se lá com este modelo, cujos resultados tem-se apresentado como excelentes. Paralelamente, tem sido adotado remédios caseiros, como forma alternativa do uso da Fitoterapia, que vem sendo utilizada em larga escala por aquela equipe médica, trazendo não só benefícios à comunidade, mas também com poucos ônus aos cofres públicos, de acordo com a reportagem apresentada.
E com essa troca de informações e metodologias, o nosso Departamento Municipal de Saúde, atendendo a uma solicitação do Governo Municipal de Sorocaba, estará enviado , em breve, as dras. Raquel e Mercedes de nossa equipe cubana, para juntas proferirem uma importante conferência sobre “médico de Família”, aos seus colegas, naquele município. Ressalte-se por fim e por tudo a importância do pioneirismo de Angatuba, que numa visão administrativa moderna de seu prefeito , mais uma vez mostra estar a frente de tão relevantes serviços que presta a seu povo e ao seu município, cujos resultados tem apresentado o reconhecimento e ultrapassado fronteiras, motivo de orgulho para todos nós, também.
Artigo publicado na Folha de Angatuba – edição 15 de maio de 1994.
——————————————————————————————
happy wheelsjan 01, 2021 0
jan 01, 2021 0
dez 20, 2020 0
out 20, 2020 0