nov 11, 2014 Air Antunes Artigos 0
Na campanha eleitoral para presidência da República a corrupção foi o ítem mais destacado. De início o PT, Lula e o governo de Dilma Roussef, foram logo estigmatizados de corruptos e da forma como isso ganhou vulto, logo o mais ingênuo dos cidadãos já se prontificou em votar no PSDB, acreditando piamente que nessa atitude estava mandando a corrupção para os quintos do inferno. Na verdade, por conta da desinformação, uma grande parte votou em Aécio Neves sem ao menos imaginar que ele era mais sujo do que pau de galinheiro. É interessante que a estrutura tucana para massacrar o PT, com a história da corrupção, demandou uma campanha rica, algo infinitamente superior às campanhas dos seus adversários. Quanto a isso, uma pergunta não quer calar: como o PSDB arruma tanto dinheiro para a sua propaganda?
Sabe-se que tanto o PT como o PSDB gastaram valores exorbitantes para a campanha da presidência, de seus candidatos a governador, mas outro detalhe em relação aos gastos diz respeito aos municípios. Se lá em cima não faltou dinheiro para todas as partes, isso se repetiu nos municípios mas apenas em relação ao PSDB. Até nas cidades bem menores o fato ficou bem evidente, enquanto a militância petista precisou fazer “vaquinha” para propagar a candidata à presidência no segundo turno, tucanos desfilaram seus carros de som, estenderam suas faixas, fincaram suas placas na maior tranquilidade, dinheiro não faltou. Aliás, foi anunciado que até alguns internautas que moram no exterior receberam para “detonar” o PT nas redes sociais, assim como em várias passeatas para “defender a moralidade” houve manifestantes que receberam, enquanto nas mobilizações petistas a participação foi movida exclusivamente pelo fator ideológico.
Há quem acredite que o partido tucano se vale de verbas de superfaturamento e propinas. Faltando dez dias para o segundo turno, o ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto da Costa, revelou à justiça que o ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, morto recentemente, recebeu R$ 10 milhões de propina, fato que abalou as estruturas do processo eleitoral. Ora, o PSDB então é tão ou mais corrupto que o PT no caso da Petrobrás? Sim. Segundo o diretor, Sérgio Guerra teria dito que a propina seria destinada à campanha do partido. Esta propina e outras recebidas pelos tucanos não serão o segredo de campanha tão abastada do partido? Quem sabe!
No município de Angatuba, por exemplo, não se viu um dia sequer que não houvesse a estrutura pesada do PSDB na campanha. Com certeza a dinheirama não terá saído do bolso do prefeito ou de seus cupinchas. Aliás, já faz um bom tempo que no município, enquanto adversários políticos expõem suas propagandas aos tostões, a gangue do prefeito ostenta do bom e do melhor. Bom questionar também sobre os gastos dessa papelada para agradecer eleitores, cumprimentos nas datas alusivas, etc. etc. e etc.
Para um município em que assessores do prefeito não tinham ao menos uma porca para puxá-la pelo rabo e hoje ostentam carros de luxo, casas suntuosas, chácaras paradisíacas, os questionamentos são inevitáveis. Tudo isso, somado aos gastos de campanha, faz de Angatuba uma cidade no mínimo curiosa no exato momento em que dinheiro para o grupo do prefeito não é problema algum. Agora, quanto a isso tudo, satisfações são obrigadas sim, afinal de contas o que se discute é o dinheiro público. O povo, por sua vez, em uma grande parcela, precisa parar de protagonizar o papel de inocente útil, de alienado, e, por outro lado, deixar também de contribuir com a corrupção ao vender seu voto, ao deixar de ser capacho de um sistema que não evolui em nada o município, embora paire a falsa impressão de que tudo está lindo e maravilhoso. Como diria Luciana Genro, está maravilhoso uma ova!
happy wheelsnov 12, 2023 0
out 12, 2023 0
jul 06, 2023 0
maio 31, 2023 0