A deputada federal Iara Bernardi (PT) visitou ontem (30 de junho) o setor oncológico da Policlínica Municipal de Sorocaba. Ela foi recebida pelo diretor da Policlínica, Adilson Esquerdo Lopes, e pela mastologista Potira Matiello. A visita fez parte de uma agenda que a parlamentar tem cumprido em serviços oncológicos da cidade para conhecer e fiscalizar as atividades desses locais. Anteriormente ela esteve no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e também na Santa Casa de Misericórdia.
Durante a visita, Iara constatou que atualmente a Policlínica consegue realizar boa parte dos exames diagnósticos das doenças, mas a cidade não possui estrutura suficiente para dar posterior encaminhamento ao tratamento, pois somente a Santa Casa e o Conjunto Hospitalar estão habilitados para esses procedimentos. A Policlínica não possui mamógrafo e alguns equipamentos necessários para a realização de certos exames. Recentemente, Iara consegui inserir uma emenda ao Orçamento Geral da União para conceder recursos de R$ 548 mil à Policlínica para a aquisição de equipamentos para o local.
“Sentimos que falta uma sintonia entre os serviços oncológicos de Sorocaba”, disse a deputada. “A AME, por exemplo, possui um aparelho de ressonância magnética mas o local funciona somente até 18h. Enquanto isso, o Conjunto Hospitalar, que também é mantido pelo Estado, funciona 24h por dia e não possui esse equipamento”. Na opinião de Iara, poderia haver um melhor aproveitamento dos recursos dos diferentes espaços oncológicos do município para otimizarmos o diagnóstico e o tratamento oncológico na cidade. Por esse motivo, a deputada pretende marcar uma audiência com o secretário de Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, para discutir o assunto.