nov 08, 2014 Air Antunes Artigos 0
A saúde é um dos setores em que há as maiores incidências de corrupção nas prefeituras segundo a CGU
Depois de acirrada campanha eleitoral para presidente da República e de uma apuração no segundo turno mais complicada ainda, tudo volta ao normal. Certo? Errado. Depois de tantas acusações de lado a lado, com o PT entrando como o maior vilão do país, em termos de corrupção, e o PSDB saindo, constatadamente, como o partido mais corrupto da nação, cabe ao povo ficar mais alerta quanto aos seus governantes, principalmente nos municípios. Se nos níveis federal e estadual, acusadores não faltam, nos municípios muito se fala e pouco se denuncia.
A Controladoria Geral da União (CGU), órgão criado em 2003, constatou que uma grande parcela de rombos aos cofres públicos no país é protagonizada por prefeituras, inclusive muitas de cidades pequenas. Manifestam contra o Governo Federal com relação a precariedade na saúde, na educação, na segurança pública, entre outros, mas se esquecem que os municípios recebem recursos federais para isso tudo, mais ainda depois de 2010.
Angatuba, por exemplo, município com praticamente 24 mil habitantes, recebe em torno de 25 milhões da União, anualmente, valor previsto para 2014, e desta soma, metade vai para a Educação. Tudo isso fora outros vários benefícios.
O que um município, seja qual for, faz com a verba que recebe? Pavimentação, ainda com material de baixa qualidade? Isso que é bom saber, assim como é viável saber a respeito das graves irregularidades que, apesar de provadas, não se sabe porque nada acontece. Blindagem? Talvez. Os partidos oposicionistas pouco tem feito para questionar as ações administrativas municipais. O cidadão, às vezes, tem conhecimento de algo errado, mas calá-se. Tem medo de ser perseguido. O comerciante cala-se porque tem medo de perder a prefeitura como freguês. O funcionário municipal tem medo de perder o emprego. Há quem tem filho ou filha trabalhando na prefeitura, há quem não quer perder amizades de muitos anos. Tem quem mantém uma relação religiosa com os corruptos, etc. etc.
De nada adianta ficar de longe criticando os governos federal e estadual e se calar diante dos erros que ocorrem em nível municipal. Então, é preferível todo mundo ficar calado e se resignar com a condição de cordeirinhos, pois sair anunciando que ocorre isso , que ocorre aquilo, mas na hora de testemunhar não está mais aqui quem falou nada resolve. Na imprensa investigativa todos querem ler! A omissão nada acresce ao direito do cidadão de fiscalizar.
Além de tudo isso, nada vai mudar se o cidadão opta por vender seu voto, por defender o político corrupto porque ele o está beneficiando, até ilicitamente, de alguma forma. Aliás, nada vai mudar, se além da impunidade do político haver o cidadão que se omite, que se esconde, que igualmente se corrompe.
happy wheelsnov 12, 2023 0
out 12, 2023 0
jul 06, 2023 0
maio 31, 2023 0