ago 28, 2014 Air Antunes Região 0
Evento reuniu profissionais de saúde e de assistência social para debater os problemas que afetam os adolescentes
Profissionais da área de saúde e de assistência social de 18 municípios que compõem a 16ª Região Administrativa do Estado de São Paulo participaram do II Encontro Regional Sobre Adolescência, realizado nesta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara Municipal de Itapeva. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o governo do Estado de São Paulo.
Compuseram a mesa de autoridades o prefeito Roberto Comeron, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Elizabeth do Rocio Minaif Santos, o secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Tassinari, vereador Preto do Bairro de Cima e a diretora do Núcleo de Avaliação e Supervisão da Diretoria Regional de Desenvolvimento Social, Fraciele Panaino.
Ao abrir oficialmente o encontro, o prefeito Roberto Comeron defendeu a revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente e falou do papel da família na formação dos jovens para a cidadania. “Estamos vivenciando um momento muito complicado em que os adolescentes conhecem os direitos, mas não os deveres. Por isso eu considero muito importante que os vínculos familiares sejam novamente fortalecidos para que a responsabilidade de cuidar dos filhos não seja transferida para a escola como vem ocorrendo”, afirmou.
Os problemas relacionados à saúde, o comportamento de risco e a sexualidade dos adolescentes foram abordados pelo médico do Programa Estadual de Saúde na Adolescência, Dr. Wilson Pereira de Souza, que ministrou palestra voltada aos educadores, psicólogos, assistentes sociais e representantes das entidades de assistência social que atuam em defesa dos direitos da infância.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth do Rocio Minaif Santos, todo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura tem como objetivo o fortalecimento dos vínculos e da rede de proteção social dos adolescentes.
“Atualmente a Casa do Adolescente conta com mais de 5 mil jovens em atendimento integral. No entanto, há que se aperfeiçoar as ações dos profissionais que atuam diretamente com o público dessa faixa etária e motivar outros municípios a implantarem serviços de acolhimento por meio de um atendimento especializado”, afirmou a secretária.
Para reforçar esse trabalho, a Prefeitura firmou parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Itapeva com o objetivo de ampliar as ações junto aos alunos do ensino médio por meio do projeto “Jovens Multiplicadores”. O trabalho será feito ao longo do semestre em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapeva
happy wheelsout 15, 2023 0
mar 27, 2023 0
mar 25, 2023 0
jan 20, 2023 0