jun 27, 2014 Air Antunes Região 0
Foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, 26/6, o campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), que conta com três cursos de graduação , Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental. Presentes à reunião além de diretores, professores e alunos, lideranças políticas das cidades da região, educadores e uma mesa formada pelo reitor da UFScar, Targino de Araújo Filho; secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller, representando o ministro da Educação José Henrique Paim; deputado federal e ex-reitor da UFScar, Newton Lima (PT); deputada federal Iara Bernardi (PT); diretor do Centro de Ciências da Natureza do campus Lagoa do Sino, Luiz Manoel de Moraes Camargo; prefeito de Campina do Monte Alegre, Carlos Eduardo Vieira Ribeiro (PV); representante do prefeito de Buri, o secretário da Educação e representante do prefeito de Angatuba, Antônio Celso Rodrigues.
Dando início aos discursos, o reitor da UFScar, Targino, foi enfático em seu agradecimento ao escritor Raduan Nassar, que doou para a instalação do campus uma fazenda de 643 hectares produtivos com vistas a promover uma integração efetiva com a região. O projeto para o campus foi estruturado em três eixos: Desenvolvimento Sustentável Territorial (o compromisso com a realidade regional); soberania e segurança alimentar; e agricultura familiar. Este é o quarto campus da UFSCar. Os demais, São Carlos, Araras e Sorocaba, foram criados, respectivamente, em 1970, 1991 e 2005.
Segundo Targino, a universidade vem desenvolvendo um trabalho junto à região, para de fato entender suas necessidades. “E daí vem a emoção que a gente tem quando pensa no que está acontecendo aqui. Este campus vem ao encontro do plano para continuidade da expansão da Educação Superior que nós entregamos há um mês para a presidente Dilma. Nós queremos um novo projeto de crescimento, e um dos requisitos é o atendimento das necessidades regionais de cada campus. Este campus já nasceu com essa natureza. Nós teremos condições muito boas para continuar expandindo o nosso campus“, destacou Araújo Filho.
Por sua vez, Speller destacou a coincidência da inauguração do novo campus da UFSCar no mesmo momento em que a presidente Dilma Rousseff sancionou o novo Plano Nacional da Educação (PNB), que prevê a destinação de 10% do PIB brasileiro para Educação. A inauguração do campus Lagoa do Sino é o avanço de mais uma etapa do compromisso assumido por Dilma com o Ensino Superior. “Fiquei muito sensibilizado com o quadro desta região, mas não posso deixar de dizer da surpresa que tive ao ver a transformação que o campus já está causando no entorno. Temos de agradecer ao Raduan Nassar, que teve essa grandeza de entregar seu patrimônio pessoal para este projeto de Educação, de que nós vamos cuidar”, destacou.
O prefeito de Campina do Monte Alegre, Carlos Eduardo Ribeiro, desatacou a importância do campus como uma política pública governamental que visa o progresso e o bem estar da região, afirmando que é a primeira vez que a população da região terá o conhecimento e uma universidade voltada para o território. “Esta comunidade acadêmica vai transformar a região e teremos não só o maior PIB agrícola, mas também vamos fazer que nossos jovens entrem na Universidade e ver o nosso território ser transformado. Juntos caminhamos para o desenvolvimento”, frisou
O diretor do Centro de Ciências da Natureza do Campus Lagoa do Sino, Luiz Manoel de Moraes Camargo, destacou o diferencial da nova unidade da UFSCar que está sendo criada. “Este diferencial está presente na beleza do Campus, na doação pelo Raduan Nassar, e vai até a concepção do projeto do Campus, a nova concepção pedagógica e o sentimento de pertencimento e coesão social, numa região com dois retratos bastante dicotômicos”. Ao lembrar do baixo número de estudantes matriculados no Ensino Superior na região, dentre outros indicadores, o diretor destacou a contradição entre os indicadores econômicos e os de desenvolvimento social da região e o compromisso do Campus com a transformação desta realidade. “Nós somos orgulhosos de sermos UFSCar e de estarmos nesta região”, finalizou.
A deputada Iara Bernardi acentuou que este é um fato inédito, “nunca tinha visto em 30 anos de vida pública algo desta importância nesta região. Lembrou que a proposta de Raduan Nassar foi refutada pelo governo paulista mas abraçada com ênfase pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad e pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Por sua vez, o deputado federal Newton Lima discorreu acerca dos avanços alcançados nos governos Lula e Dilma acentuando que antes deles não havia esforço algum em favor da educação, em especial a superior.
Depois dos discursos houve o plantio de araucárias em homenagem às três primeiras turmas de graduação do Campus. A árvore foi escolhida por estar presente na região do novo campus, assim como também em São Carlos, cidade onde nasceu a Universidade.
Por problema de saúde Raduan Nassar não pode participar do evento.
happy wheelsout 15, 2023 0
mar 27, 2023 0
mar 25, 2023 0
jan 20, 2023 0