fev 25, 2014 Air Antunes Angatuba 2
Quando Angatuba fez 120 anos de sua emancipação política a prefeitura, sob a gestão de Lélio Moura, produziu o “Informativo Angatubense”, uma publicação de oito páginas alusiva ao aniversário.
Na sequência o site mostra na íntegra o referido informativo, seus textos, suas fotografias:
As obras de infra-estrutura voltadas para o saneamento básico, sistema viário e habitação são aquelas que deixam todo prefeito preocupado. Além de serem muito caras, há um folclore político de que canos enterrados não aparecem- ficam praticamente embaixo da terra e não são, de fato , nenhum exemplo de beleza visual.
Contrariando esse tipo de mentalidade, a atual administração municipal de Angatuba, nos três anos de governo, fez um grande esforço, para dotar a cidade de uma malha completa de rede de água e esgoto, galerias de água pluviais, pavimentação, e, também, do maior número possível de residências populares.
A pavimentação das ruas de Angatuba tem sido orientada no sentido da implantação de toda a infra-estrutura subterrânea necessária- rede de água, esgoto e colocação de galerias para águas pluviais. Em três anos, a atual administração executou 12 mil metros quadrados de ruas lajotadas e também acabou formando quadros especializados em pavimentação asfáltica. Com uma mini-usina e maquinários próprios da prefeitura, foram asfaltados mais de 15 mil metros quadrados de vias públicas. Entre lajotamento e cobertura asfáltica, a prefeitura realizou, nos últimos três anos , mais de 5 quilômetros de pavimentação. Por outro lado, a implantação de guias e sargetas ultrapassou 3 quilômetros- contribuindo , desta forma, para melhorar a qualidade da paisagem urbana de Angatuba.
A determinação do atual prefeito em minimizar o déficit habitacional de Angatuba foi a principal responsável pela conclusão de 55 moradias populares e início da construção de outras 120 unidades, no Jardim Domingos Orsi. Como se vê, mesmo enfrentando as adversidades que vem assolando o país, sucessivamente, a Prefeitura de Angatuba conseguiu realizar um número expressivo de obras, a partir de 1989.
A implantação do SUS (Sistema Único de Saúde) pelo Governo Federal representou um grande golpe para os orçamentos das prefeituras municipais.
A União, mais uma vez, omitiu-se em assumir a responsabilidade maior pela saúde pública. Em vez de voltar a atenção para as realidades municipais, para um perfeito dimensionamento das necessidades, o Governo Federal acabou foi criando um mecanismo de aviltamento do repasse de verbas.
A administração municipal de Angatuba foi severamente prejudicada pela diminuição de verbas federais. Para suprir o déficit provocado, a prefeitura teve que dobrar sua contrapartida para o setor de Saúde, saltando de 4%´para 8% a participação orçamentária , ou seja: para manter o padrão de serviços já implantados em Angatuba foi necessário onerar ainda mais os cofres municipais- já que a arrecadação de todos os tributos foi afetada pela recessão.
O corpo de médicos, para-médicos e dentistas que garantem o funcionamento do atual Departamento de Saúde Municipal foi mantido, somando em torno de 30 profissionais. Há oito médicos e quatro dentistas para atender a população.
Os pesados investimentos em infra-estrutura voltada para o saneamento básico, somados à excelente qualidade da merenda escolar, compõem os esforços da política municipal de Saúde de Angatuba. Condições sanitárias adequadas e reforço alimentar para a infância, contribuem para tornar a população, em geral, mais saudável. É importante registrar que Angatuba ostenta o índice de mortalidade infantil mais baixo da região- resultado, inegável do trabalho pioneiro implementado durante a administração anterior e que está sendo consolidada na atual gestão.
Além da ampliação física do Centro de Saúde, houve uma expansão no serviço de fisioterapia, com a contratação de profissionais e aquisição de novos equipamentos. A implantação do Laboratório de Análises Clínicas veio suprir uma antiga necessidade da população de Angatuba, dada a sua importância para o diagnóstico e confirmação de diversas enfermidades. Duas bioquímicas e duas auxiliares foram contratadas, de modo a garantir o prefeito funcionamento do laboratório.
Segundo a diretoria do Departamento de Saúde da Prefeitura, Márcia Bustamente Monte Nardini, “a atual administração municipal tem demonstrado um grande inrteresse em ampliar os programas educativos de saúde junto à comunidade. Em março de 1991, realizamos a I Conferência Municipal de Saúde- quando foram criados o Conselho Municipal de Saúde e o Fundo Municipal de Saúde”
O Departamento de Saúde já desenvolveu um projeto que estará sendo implantado ainda no primeiro semestre deste ano, que visa introduzir no currículo das escolas assuntos e temas específicos de Saúde. O projeto prevê, em um primeiro momento, a aproximação dos profissionais médicos do Departamento de Saúde junto aos professores da área correlata. A partir daí serão realizados vários programas de treinamento , para que os conteúdos sejam aproveitados de forma adequada.
No sentido de fornecer informações e orientar a população de Angatuba- especialmente os jovens – o Departamento de Saúde conta com a Comissão de Prevenção e Combate à AIDS. Foi adquirido um vasto material didático focalizando o tema, incluindo videos. A questão das drogas injetáveis tem merecido atenção especial da Comissão, no sentido de prevenir os jovens sobre o risco que esta prática representa para o contágio da AIDS.
A atual administração municipal de Angatuba tem buscado, ao longo dos últimos três anos, manter e aperfeiçoar o sistema educacional do município. Prosseguindo as diretrizes implantadas na administração anterior, a equipe que dirige o Departamento de Educação desenvolve uma série de esforços para dar, à criança angatubense, uma escola de boa qualidade. Além de fornecer o ensino fundamental, incluindo pré-escola e ciclo básico, a Prefeitura vem arcando com praticamente toda a despesa com o transporte de alunos de primeiro e segundo graus, da zona rural para a cidade. A ampliação da rede física das escolas de Angatuba tem sido possível graças à atuação conjunta da Prefeitura com o Governo do Estado. A construção da Escola do Bom Retiro e a ampliação da Escola da Vila Nova ilustram este esforço. No tocante a merenda escolar, a Prefeitura de Angatuba continua se destacando no contexto regional- uma vez que conta com a produção hortifrutigranjeira da Fazenda Municipal.
O projeto Recriança, apesar do corte de verbas que eram repassadas pela LBA antes do governo Collor, não parou. Com recursos próprios, a atual administração tem garantido o atendimento a um número expressivo de crianças, inclusive na populosa e sofrida Vila Ribeiro. Aliás é nesse bairro que funciona o que se pode chamar de modelo educacional para Angatuba, onde as crianças ficam o dia todo na escola. Hoje o atendimento na Escola Municipal da Vila Ribeiro abrange até a sexta série.
Neste ano o Departamento Municipal de Educação deverá realizar a III Semana de Educação- um evento que se consolida e entra para o calendário cultural da cidade. Já as atividades da Casa da Cultura tem garantido à juventude uma opção saudável para o aprimoramento da formação escolar e também das habilidades artísticas. Através do empenho do atual prefeito foi assinado convênio com o Senai visando dar formação profissionalizante aos adolescentes e jovens de Angatuba.
A atual administração continuou colocando a criança de Angatuba em primeiro lugar, criando novas escolas, ampliando a rede e aperfeiçoando o ensino.
A vivência empresarial do atual prefeito permitiu a reformulação dos diversos setores e serviços existentes na prefeitura, aplicando métodos eficientes da iniciativa privada: todos os departamentos foram redimensionados, promovendo a descentralização administrativa desejável; todos os dirigentes dos departamentos, uma vez por mês, reúnem-se com o prefeito para planejarem todas as compras, obras e atividades a serem empreendidas no mês seguinte; a informatização permitiu uma maior autonomia e agilidade aos serviços burocráticos, aumentando a eficiência dos mecanismos de controle na execução orçamentária de cada setor; a aquisição de bombas deixou a prefeitura auto-suficiente para o abastecimento da frota, economizando recursos com melhor controle do consumo e política de estoques anteriores aos aumentos de preços.
Enfim, todas as medidas de modernização administrativa permitiram o equacionamento de cada atividade e obra, sem paralisações prejudiciais, ajustando toda a máquina à contração da receita provocada pela recessão econômica.
Outro aspecto da modernidade empresarial foi a condução das relações com o funcionalismo municipal. A criação do Sindicato dos Servidores Municipais significou a entrada de um elemento novo nas relações empregatícias. E mesmo assim a prefeitura soube conduzir esta nova fase, garantindo à população angatubense a ordem e a normalidade na prestação dos serviços públicos.
======================================================================================================================
happy wheels
nov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0
• DEPOIMENTOS DA FAMÍLIA DO ÉRICK COSTA POSTADA NO SEU FACE:
Roni Santos – Erick se eu fosse tão ruim quanto vc diz eu teria te acolhido na minha casa quando vc fingiu que ia se tornar padre vc se lembra?pq vc nao foi morar com a sua mãe? Voce foi um filho ingrato pq sempre te dei tudo q pude, eu não te expulsei da minha casa quando descobri q estava mentindo pra mim vc foi embora pq contei a verdade sobre a sua mãe que ela me disse q VC NAO ERA O MEU FILHO e mesmo assim sempre te tratei como se fosse. E lembra se q vc veio até a minha casa a noite pedir um pedaço de terreno e eu não dei é por isso q eu sou ruim? Vc só se aproxima das pessoas quando quer alguma coisa porque vc é interesseiro e se vc fosse HOMEM vc veria conversar cmg ao invés de se fazer de santo pq é uma coisa q vc não é ta querendo se candidatar a vereador Erick Costa Santos
2 de março às 08:40 • Curtir • 3
•
Roni Santos venha aqui erick agora vc ja é de maior ,,, garanto q resolvemos isso
2 de março às 08:42 • Curtir • 3
•
Michelly Santos Erick, Erick cuspindo no prato que comeu que feio, sabe seres humanos como voce me da pena porque meu Pai é um homem bom sempre me deu tudo e ele só deixou de falar com vc por coisas q vc mesmo provocou e eu sei bem do q eu to falando nao se esqueça q ja moramos na mesma casa e lembra-se da primeira vez q vc, veio morar em casa pq eu lembro muito bem e vc sabe pq foi embora, não foi meu pai q te expulso vc foi embora de tanta vergonha se é que vc tem, e na segunda vez q morou em casa mesmo depois de ter aprontado uma das suas meu pai te acolheu na casa dele, mas mesmo morando sob o msm teto vc falava mal dele pelas costas e me diga Erick onde estava sua mãe quando vc precisou dela? Vc é um mentiroso meu pai acolheu vc, e vc disse Pai eu vou ser padre e ficou como um parasita em casa, quebrou a perna e depois q meu pai saia tirava o gesso e andava normalmente em casa, mas nao quando ia pra Angatuba minha mãe tinha q te ajudar lembra empurrando a cadeira de rodas? E pela segunda vez vc manipulou e enganou o meu PAI pq eu tenho orgulho em te-lo como pai, ele é um homem muito bom eu sei do q eu estou falando pq ao contrario de vc ERICK eu sempre valorizei muito q ele fez e faz por mim. Erick vc é de maior pare de agir como um adolescente revoltado pq vc não sabe de nada e pelo amor de Deus se vc reconhecesse tudo q meu pai fez por vc meu pai seria taxado como o pai mais compreensivo do mundo, Pq vc apunhalou ele pelas costas uma vez e ele te acolheu de novo e de novo e mesmo assim vc continua a se portar como um idiota com meu pai. Engraçado se ele teve te dado um terreno na noite q vc esteve aqui meu pai seria o melhor homem do mundo né? Vc é ingrato, um péssimo filho, um péssimo irmão e( vc sabe bm o pq se não lembra me add q eu te faço recordo) e uma pessoa desprezível VC não vale com filho, não vale como irmão e tao pouco como homem
2 de março às 09:08 • Curtir • 4
•
Jonathan Silva Eu também não tenho que reclama do meu pai…. Erick, não sei se vc e meu irmão de verdade, porque o que a sua mãe já aprontou, vc não sabe nem da metade seu ingrato…. então mede suas palavra para falar do meu pai….. pence e reflita….
2 de março às 09:27 • Curtir • 5
•
Natalia Silva como disse sua capa tem que entra na fila pra te odiar,afinal quem não odeia um ingrato mal agradecido,vc disse que passo fome que mentira meu pai nunca deixou vcs passarem fome,vc não sabe o que meu pai sentiu quando leu isso nossa ele fico chocado ai depois ele fico com raiva cara vc quer se fazer de coitadinho vc fala mau do calá ai depois quer dar um de revoltadinho so pra dizer que sofreu traumas na infância,vc lembra pq que eu e minha irmã tinha medo de ficar com vc sozinho em casa…? cara eu tenho pena de vc
2 de março às 09:55 • Curtir • 2
•
Natalia Silva amo meu pai de paixão ele é maravilhosoooo vc deveria ser igual a ele. pq vc a odeia pq ele fala na cara o q tem q falar nao fica falando por traz e nem usando face
2 de março às 09:59 • Curtir • 1
•
Roni Junior e eu também amo o meu pai você foi morar com o meu pai e ate brigava comigo só por causa do vídeo game
2 de março às 12:18 • Curtir
•
Roni Junior eu nao queria ter um irmao como voce
2 de março às 12:21 • Curtir • 1
Cade o asfalto ou casca de ovo colocada nas saídas da cidade sentido bairros Na boca da eleição Não tem nem sinal+