jul 28, 2023 Air Antunes Angatuba Comentários desativados em Internacionalista angatubense é destaque no setor de intercâmbio entre países da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, tem ressaltado a importância e o avanço ocorrido no segmento de acordos acadêmicos para intercâmbio de estudantes, só neste ano, conforme matéria publicada no jornal Diário Popular da cidade de Pelotas, 130 alunos estrangeiros chegaram àquela instituição, dentre eles alguns chineses. A UFPel enaltece também o efeito contrário, ou seja, o destino de alunos graduados da universidade que vão adquirir ou trocar experiências em outros países, como é o caso de Eriovan Toledo Moraes, jovem angatubense que formou-se em 2022 em Relações Internacionais. Ele, ainda durante o curso, entre os meses de fevereiro e junho do ano passado, residiu em Villavicencio, Colômbia, onde cursou disciplinas e estagiou na Universidade Santo Tomas, a instituição de curso superior mais antiga daquele país, tendo sido fundada pela Ordem Dominicana em 1580.
Eriovan, agora um internacionalista, que é como se chama o profissional da formação em Relações Internacionais, reconhece que o intercâmbio não deixa de aprimorar o conhecimento interdisciplinar, a capacidade de examinar e liderar qualquer processo internacional seja no setor público ou privado. O estudo de diferentes áreas pelo internacionalista consente o desenvolvimento de soluções criativas para problemas e conflitos de diferentes âmbitos mundiais, sejam eles econômicos, políticos, etc. Avolumado de todo conhecimento que adquiriu em seu curso, além da experiência do intercâmbio realizado na Colômbia, Eriovan continua na UFPel, no departamento de Relacões Internacionais (CRinter) como coordenador do Programa Amigo Universitário, o projeto em que alunos se inscrevem para auxiliar estudantes estrangeiros em vários aspectos de adaptação. Aliás, ele é participante desta iniciativa desde 2018 e afirma que “a experiência de conviver com alunos de diversos países é enriquecedora.
O angatubense, filho do motorista Edno Correia de Moraes e da dona de casa Maria Toledo de Moraes, casal morador em Angatuba, enaltece a Mobilidade Acadêmica Internacional, que é como se chama esse acordo entre a UFPel e universidades de outros países para o fomento de novos aprendizados nas áreas de ensino, pesquisa , extensão, inovação e experiências tecnológicas, mas alerta para um detalhe que deve ser mais apurado, ele afirma que é interessante ter um olhar mais atento para a América Latina, que é importante que haja também intercâmbios com universidades dos países vizinhos, por exemplo, assim como os demais latinos americanos, especialmente nesse momento, “as pessoas acham que intercâmbio é só na Europa e Estados Unidos, e não pensam na América Latina”. Foi a partir deste raciocínio que surgiu sua motivação em intercambiar com a Colômbia.
happy wheelsnov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0