out 06, 2013 Air Antunes Angatuba 3
A vinda de médicos cubanos para o Brasil, neste ano, numa iniciativa para atender as regiões mais precárias do país em termos de atendimento da saúde, e uma vez que profissionais brasileiros optam em não ir para estas localidades, pode reprisar um sucesso já obtido por Angatuba que nos anos 90 contou com o apoio de Cuba.
Revista especial de anos depois afirmou, “o êxito do sistema de atendimento na área da saúde é incontestável, segundo a própria Organização Municipal da Saúde. Essa realidade foi constatada pelo próprio prefeito de Angatuba José Emílio Carlos Lisboa, durante congresso em Havana em 1993, quando teve contato com o Programa de Médico da Família”.
A vinda dos médicos para Angatuba ocorreu com a implementação, em maio de 1996, do Acordo de Cooperação Técnica Científica e Tecnológica entre os governos de Brasil e Cuba, e assim foi iniciada um programa de medicina comunitária em Angatuba.
Naquela ocasição todos os profissionais de saude do municípío foram envolvidos juntamente com um médico de família, um pediatra especializado em neurologia e uma enfermeira padrão, todos estes profissionais vindos de Cuba. Logo no início daquela implementação era destacada a satisfação dos usuários do sistema e a constatação de que Angatuba apresentava índice de 93º de “resolutividade” de seus problemas de saúde no âmbito do próprio município. Constatação inserida em publicação da época afirmou, “a maior dificuldade repousa na questão da mudança cultural implícita, tanto no que diz respeito aos profissionais quando a população em relação aos paradigmas e hábitos”. Ainda, “os resultados positivos se referem principalmente à diminuição da demanda reprimida no centro de saúde da sede do município. Os problemas de saúde tem sido resolvidos em sua grande maioria. Além disso, a maternidade vem apresentando resultados positivos no que se refere à mortalidade infantil neonatal, com um quadro técnico dominando melhor as novas técnicas de atuação em saúde. Os indicativos são auspiciosos, permitindo vislumbrar, ao final do prazo de dois anos, a formulação de uma metodologia de trabalho em saúde comunitária para o Brasil, com base no modelo cubano”.
happy wheelsnov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0
Concordo plenamente ligia
ME DESCULPE LILIANE, NEM TODOS, EU ERA FELIZ COM UM PREFEITO IDEALISTA, QUE SEMPRE SONHOU COM UMA ANGATUBA MELHOR E TUDO VEZ PARA REALIZAR SEU SONHO E PARA AJUDAR SEU POVO, ELE SIM É O PREFEITO POR VOCAÇÃO E NÃO POR PROFISSÃO, COMO DIZ RUBEM ALVES…MAS INFELIZMENTE CERTAS PESSOAS PENSAM EM BENEFÍCIO PRÓPRIO E NÃO NA COMUNIDADE EM GERAL, ESSE É O ERRO DO SER HUMANO, MAS COMO DISSE ANTERIORMENTE, EU ERA FELIZ E SABIA QUE TINHÁMOS O MELHOR PREFEITO QUE ANGATUBA JÁ TEVE… NESTE PONTO MINHA CONSCIÊNCIA É TRANQUILA…
Sim nesse tempo a gente era feliz e não sabia.