Sintonia com a Verdade!

NOTÍCIAS

  • 20 de agosto na musica
  • Traições
  • Tanta burrice reunida!
  • A burguesia nunca quis a ascensão do pobre
  • A fé hipócrita da extrema direita
  • Home
  • Artigos
  • Angatuba
  • Ilustrada
    • GALERIA DE FOTOS
    • Efeméride Musical
  • Nacional
  • Concursos/ Empregos
  • EDUCAÇÃO
  • Politica
  • Região
  • Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Google+
    • Pinterest
    • RSS Feed
    • Linked
    • Youtube

Morreu nesta quarta-feira em Angatuba a escritora Clarisse Carvalho Ribeiro

ago 13, 2014 Air Antunes Angatuba 3


Foto de Dona Clarisse na parte interna da capa de seu livro “O Homem de Cem Caras” 

Morreu na madrugada desta quarta-feira uma das mais ilustres moradoras de Angatuba, a escritora Clarisse Carvalho Ribeiro. Dona Clarisse, como era tratada por todos, era uma pessoa sempre referida com carinho por aquelas pessoas que com ela conviveram, ex-alunos, amigos de seus familiares além daqueles que passaram a ter contato com ela motivados pela sua paixão em escrever. Até poucos anos atrás dona Clarisse escreveu artigos para o Jornal de Angatuba e lançou livros. Morreu com 102 anos de idade e seu sepultamento deu-se às 17 horas depois de velada durante todo o dia no velório municipal.

Nascida em Salvador, Bahia, Clarisse veio para São Paulo durante a 2ª Guerra Mundial, em 1943. Formou-se em Ciências e Letras, cursou a Escola Samaritana da Cruz Vermelha Brasileira e também, em 1954, o Curso de Literatura Brasileira, promovido pela Associação Brasileira de Escritores onde foi premiada com um trabalho apresentado para a conclusão do curso. Estreou na literatura com o romance “Quando as andorinhas fogem”, em 1987, e pelo qual recebeu o Prêmio Mario de Andrade, conferido pela Prefeitura Municipal de Franca. Em 1992, seu conto “Paranóia”, também recebeu a mesma premiação. Além dos livros de contos lançados na noite deste sábado são também de Clarisse os romances “Uma Flor Caiu do Céu”, “Braseiro sob Cinzas”, “Berço de Pedra”, “Heróis e Covardes” (romance histórico), “No além do Além” (ficção científica), “”Último Degrau” e “Na Virada da Sombra”,´e o conto “Badaladas do Tempo”. Destaca-se ainda na vida de Clarisse, ela que chegou a Angatuba no ano de 1972, sua luta em defesa dos animais e o fato de, no município, ter lecionado para alunos do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização).

Uma das últimas aparições públicas dela ocorreu no sábado, 2 de junho de 2012, quando realizou no amplo e aconchegante recinto vila Vitória, a noite de lançamentos de mais dois livros, “Calcanhar de Aquiles” e “O homem de cem caras”, o sétimo e o oitavo de sua autoria, ambos da Editora Edicon, e a comemoração ao seu aniversário quando completou 100 anos de vida. O espaço de festa esteve repleto de amigos e familiares para  ela que era irmã do saudoso médico Renato Carvalho Ribeiro, o primeiro profissional da área a morar em Angatuba e que ficou marcado pelo seu altruísmo e humanitarismo no exercício da profissão. Na ocasião, como parte alusiva da data,

 

Clarisse proferiu o discurso cuja transcrição segue embaixo:

“Glorioso , Senhor Jeová Vós que sois Todo Poder e Bondade, Vós que sóis o Deus de nossa Salvação, Neste momento histórico de minha vida, Achamo-nos diante da Vossa Majestade Divina, Em pensamento, na intenção de Vós implorar, Que abençoe essa nossa reunião, para que tudo aqui se realize seja abençoado pela vossa extrema bondade, em Jesus Cristo. Assim Seja. Queridos sobrinhos e sobrinhas! Queridos amigos e amigas! Estando diante de tantas presenças amigas para definir os sentimentos que me assaltam com o prazer desta oportunidade, faltam-me palavras que exprimam a minha imensa alegria. Não obstante a minha avançada idade, que fico mesmo admirada de manter-me lúcida, escrevendo, e com firmeza nas atitudes e na sustentação sadia da minha com compleição. Às vezes, temo com os sentidos alarmados que os meus dias, naturalmente, já estão contados e talvez bem próximos de mim. Entretanto, agora falando com otimismo, enquanto existir saúde, vontade e alegria de viver, sinto-me uma vitoriosa, capaz de vencer ainda uns bons anos. E passo a vocês todos , esta mensagem: vivam plenamente está dádiva maravilhosa que é a VIDA que vem das mãos misericordiosas de Deus! É neste estado de imensa felicidade que transmito os meus agradecimentos as pessoas que me honram vindo nesta festa, deixando neste momento histórico para mim, uma agradável e inesquecível lembrança!. Beijos e obrigada, bons amigos!”

 

Uma homenagem à escritora Clarisse Ribeiro

Semanas atrás a artista plástica, Marlene Passos, atualmente morando em Sorocaba, ao lembrar de algumas pessoas da área literária e cultural angatubense, teve a iniciativa de escrever algo enaltecendo algumas delas, e a primeira lembrada foi justamente dona Clarisse que, infelizmente, não foi alcançada em vida para receber a homenagem.

A homenagem de Marlene à escritora segue na íntegra:

“Muitas pessoas olham para o céu procurando estrelas, outras mergulham no mar e outra reconhecem o brilho de uma estrela mesmo quando está ausente ao publico.
Dona Clarice, através do tempo, das inspirações e da sabedoria tornou-se estrela sobrevivente do tempo.
Em junho de 2005 Clarice Ribeiro escreveu um tema importantíssimo, transcrevo algumas de suas palavras:

“A água”

“A água, maravilhoso líquido que faz parte da vida, suprindo muitas necessidades, porque sem ele não haverá ser vivo no mundo que possa viver.
A população mundial não sabe da grande importância da água, o que ela representa para todos seres vivos.
Não respeita as leis da natureza, agridem o meio ambiente, provocando-lhe desiquilíbrio pelo desmatamento
exagerado, que pode secar as nascentes e até mesmo os próprios leitos, pela extinção de árvores não pode dar-se a evapotranspiração nas florestas quentes e úmidas.
O ser humano deve conscientizar-se, que ele próprio necessita da água. E por que o homem destrói o que o Criador amorosamente doou para a composição da vida em todos os sentidos? “

Dona Clarice, dotada de muito conhecimento já transmitia o que poderia acontecer por falta d’água, e hoje estamos vivendo a beira do racionamento pois a escassez de água é fato.
A ganância do homem está exterminando o bem que recebeu gratuitamente.
Dona Clarice, parabéns pela vida, pelo conhecimento, pela humildade e pela luz que transmite. Amiga admirável , culta e suave. Agradeço por tê-la conhecido, dedico-lhe um grande abraço;

Marlene Passos

COPIA 1

 

happy wheels
  • tweet
14 de agosto na música Ministério Público pede para apurar eventual irregularidade na merenda escolar da prefeitura de Angatuba

Air Antunes

Mais nesta categoria
  • Partido Republicanos considera traição a adesão de Maceninho ao PSDB
    Partido Republicanos considera...

    jan 01, 2021 0

  • Eleito presidente da Câmara, Maceninho assume prefeitura de Angatuba
    Eleito presidente da Câmara, Maceninho...

    jan 01, 2021 0

  • Novas eleições municipais para prefeito e vice em 7 de março de 2021
    Novas eleições municipais para...

    dez 20, 2020 0

  • 104 candidatos a vereador disputarão as eleições em Angatuba
    104 candidatos a vereador disputarão...

    out 20, 2020 0


3 thoughts on “Morreu nesta quarta-feira em Angatuba a escritora Clarisse Carvalho Ribeiro”

  1. CRISTINA BASILE 21 de agosto de 2014 at 7:15 pm

    Eu também posso afirmar com muito carinho a querida irmã e grande escritora que ficará em nossos corações para sempre e jamais morrerá, ela melhor do que eu sabe dos propósitos de JEOVÁ e JESUS para conosco, a tão buscada e esperada vida eterna.

    Reply ↓
  2. Marlene Passos 18 de agosto de 2014 at 10:48 pm

    Sempre uma honra lembrar de pessoas iluminadas, pessoas que fazem a diferençam por onde passam.
    O céu recebeu mais uma estrela, a divindade tornou-se constelação.
    Segue em paz amiga de luz…

    Reply ↓
  3. César Lemos Ribeiro 18 de agosto de 2014 at 8:55 pm

    Prezado Air e querida Marlene Passos,
    Agradeço-lhes as palavras elogiosas a minha Tia Clarisse e ao meu pai Renato, que posso afirmar, sem medo de erro: viveram plenamente conscientes que nesta vida mais vale pensar nos outros do que em si próprios! Meu pai, na medicina foi imensamente humano e a Clarisse deixou mensagens escritas com o coração!
    Deus os tenha!

    Reply ↓

Opine! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2014 - Onda 21