maio 27, 2014 Air Antunes Artigos 5
Na luta pelos direitos dos cidadãos, pela justiça social, pela erradicação da pobreza, às vezes a dificuldade é encontrada onde jamais se espera, ou seja, em meio ao próprio reduto do povo necessitado. Neste reduto se há quem reconheça e entenda a luta daqueles que defendem o povo, há também o alienado. O alienado, que não precisa ser necessariamente um pobre de bens materiais, não entende o contexto do momento e quase sempre inverte a situação se posicionando ao lado daqueles que o exploram. Este fato tem sido corriqueiro ao longo da história não apenas no Brasil. No mundo todo existe ou existiu o procedimento contrário à fidelidade da luta. O alienado até procede assim porque lhe falta o conhecimento do que realmente acontece e nisto não discerne o herói do vilão. Na verdade, o alienado sempre atribui a pecha de herói, ao vilão, e vice-versa.
No filme “Os Miseráveis”, lançado em 2012, do diretor Tom Hooper, um exemplo da ação do alienado é bem evidenciado. A trama, baseada no clássico da literatura, de Victor Hugo, mostra num trecho a insurreição em Paris no ano de 1832. Um grupo de abnegados cidadãos se organiza e vai à luta contra a Monarquia ,que havia voltado, após a Revolução Francesa. Nesta insurreição, os integrantes do grupo armaram barricadas numa rua, mas logo perceberam que a tropa do rei os atocaiaria e os massacraria. Eles, numa tentativa, de escapar, bateram nas portas dos cidadãos que representavam o motivo de suas lutas, mas não houve quem abrisse uma porta sequer.
Outro episódio, até saído de um fato real, foi mostrado no filme “O Amante da Raínha”, de 2013, do diretor Nikolaj Arcel. A história, transcorrida no século 18, envolve o rei Christian VII, da Dinamarca. Ele, jovem irresponsável, mal-educado e esquizofrênico, assumiu casar-se com uma jovem inglesa, um casamento arranjado. O rei, por causa de seu problema mental, contratou o médico alemão Joham Struensee, a quem ele passou a confiar fielmente. O médico, adepto às idéias iluministas, algo abominado no reino da Dinamarca, por causa disso passou a contar com a simpatia da rainha que, ao contrário do rei, era culta, politizada e também adepta ao iluminismo. Médico e rainha começaram também a manter um romance, mas esta é uma questão à parte, e assim quando tiveram oportunidade, com o aval do rei, que havia dissolvido o conselho, implantaram no país benefícios em todos os sentidos para os cidadãos. O país ganhou notoriedade em toda Europa, porém, opositores se organizaram e derrubaram o sistema, o rei continuou mantido, mas o atraso foi reimplantado. A rainha foi deportada, o médico foi decapitado, tudo isso com o apoio do povo que havia sido beneficiado pelo “casal” de iluministas.
Quando o guerrilheiro Carlos Lamarca, na sua luta contra a ditadura militar no Brasil, se embrenhou no sertão da Bahia com o intuito de organizar a guerrilha rural, o exército e a polícia logo ofereceram recompensas ao povo, a quem delatasse o paradeiro do ex-capitão do exército. bem por causa disso, Lamarca não demorou de ser encontrado e de ser fuzilado em 17 de setembro de 1971. Ainda, no nordeste, os cangaceiros inimigos declarados dos coronéis do sertão, sempre eram delatados, em seus esconderijos, à polícia, pelo povo. Uma das razões do nascimento do cangaço residia no fato da exploração ao povo necessitado pelos poderosos coronéis, enquanto estes sempre estavam amparados pelos governos e até pela Igreja.
Um exemplo de alienação, entre outros, ocorreu recentemente em Angatuba. No ano de 2011, o vereador Afonso Basile Neto, o Afonsinho, opositor ao executivo municipal, numa sessão ordinária, lotada de funcionários da prefeitura, apresentou uma emenda a um projeto do prefeito que garantia a certeza de que o trabalhador não seria lesado futuramente. Ao invés de ser aplaudido efusivamente Afonsinho foi vaiado à toda garganta. Aliás, para aquela sessão o prefeito havia reunido um pouco antes, em seu gabinete, funcionários mais chegados, incitando que eles fossem à câmara para pressionar os vereadores da oposição, bancada majoritária na época. O que o prefeito não explicou aos funcionários é que no projeto , além do mísero aumento salarial do funcionalismo, estava também a criação de dez secretarias municipais. Vale lembrar que até então, o município pela sua dimensão demográfica, sempre havia contado com cinco departamentos na administração municipal, sem o status de secretaria, um modelo que funcionava muito bem e não era escoarchante aos cofres públicos como passou a ser .
Agora, por ocasião das eleições do próximo outubro, os alienados agem a todo vapor sob o signo de uma ignorância ampliada. Há quem passou a ter melhor qualidade de vida por causa das mudanças sociais que o país implantou nos últimos 12 anos, outros tiveram condições de fazer curso superior, etc., no entanto, neste meio, momento ou outro, surge alguém acabando com a presidente Dilma Roussef ou Lula. Há quem, ainda, critica a Copa do Mundo, com os argumentos de que o país precisa de saúde e de educação, porém, vota em um prefeito porque este promove festa do peão. Ao invés de cobrar da prefeitura resultados para uma saúde eficiente e uma educação de qualidade, uma vez que para isto os municípios nos últimos anos estão recebendo polpudos repasses do governo federal, direcionam suas ignorâncias contra quem não deveria.
Mas não será o alienado o entrave para que vençam os propósitos de evolução humana, e para aqueles que lutam arduamente por um mundo mais culto, mais justo, mais feliz, vale o incentivo inserido na máxima de Galileu Galilei quando ele diz, “Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com a sua ignorância”.
happy wheelsnov 12, 2023 0
out 12, 2023 0
jul 06, 2023 0
maio 31, 2023 0
AVISO ÀS RAPOSAS NAVEGANTES, especialmente as mineiras e pernambucanas, de direita, de centro e de esquerda,não estraguem o futebol também, uma das raras alegrias do povo brasileiro, divirtam-se à vontade, o Leão agora está afrouxando a vigilância e entrando de fato em Clima de Copa do Mundo, para curtí-la ao máximo, até porque talvez seja a sua última Copa, e, portanto, tá nem aí com vocês, por ora, porque o Leão que é Brasileiro, com muito orgulho, com muito amor, que não desiste nunca a não ser quando o Paizão desistir dele, ou recolhê-lo para outra missão, tem uma MMissão muito importante a concluir no Brasil, depois da COPA, com o nosso Brasilzão hexacampeão, de preferência, da qual talvez o Leão não saia vivo, mas que alguém tem que se dispor a fazê-la senão, se o Bicho não pegar, este país não irá mudar de verdade nunca, jamais em tempo algum. E para quem espera mudanças de verdade por 514 anos, uma Copa e algumas semanas a mais não farão nenhuma diferença, senão apenas uma gota de indignação a mais para ajudar a entornar o velho tonel de indignação, não com o governo que aí está, mas com os 514 anos de enganação. E vamos nessa que vai ficar bom à beça: Pra Frente Brasil, rumo ao Hexa (1970/2014). E lá se vão 44 anos. Marcas do que se foi. E o tempo não para.
“Duzentos milhões em ação
Pra frente Brasil
Do meu coração
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil
Salve a Seleção
De repente é aquela corrente pra frente
Parece que todo o Brasil deu a mão
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração!
Todos juntos vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção… “
Pra Frente Brasil . Excesso de consciência é martírio. O que seria do ser humano, face à pena de viver, e dançar o bailão existencial, se não fossem os sonhos, as ilusões, as ideologias, as alienações, as fugas… ? Em 1970, ainda mocinhos, por amor ao Brasil e ao Futebol, cantávamos a música “Pra Frente Brasil” e éramos chamados de “alienados” pela então esquerda. Hoje, 2014, 44 anos depois, já com as nossas cabeças brancas, cantamos a mesma música, pelos mesmos motivos, e somos chamados de “alienados” pela direita de então. Durma-se com uma contradição dessa. Piruá ou pipoca ? O que afinal de contas direita e esquerda pretendem conosco ? Será que amam de verdade o Brasil, o povo brasileiro e o Futebol, ou apenas nos mamam, e por isso vivem às turras tentando nos manipular conforme os seus próprios interesses temporais imediatos ?
A COPA DO MUNDO é nossa, nós, brasileiros, não há quem possa, êêêta povão de ouro, é bom de samba, é bom de bico, é bom de bola, e é bom no couro. Tristeza, pessimismo e derrotismo não pagam dívidas, causam apenas depressão, é doença, e não mudam o Brasil e nem o Mundo. Que venham os adversários, pois estamos prontos. Eu Te Amo Meu Brasil .
“As praias do brasil ensolaradas
Lá lá lá lá…
O chão onde país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui
Tem muito mais amor
O Céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país, mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul-anil
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil
As tardes do Brasil são mais douradas
Mulatas brotam cheias de calor
A mão de Deus abençoou
Eu vou ficar aqui, porque existe amor
No carnaval, os gringos querem vê-las
Num colossal desfile multicor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor
Adoro meu Brasil de madrugada, lá, lá, lá, lá.
Nas horas que eu estou com meu amor,lá,lá,lá,lá.
A mão de Deus abençoou.
A minha amada vai comigo aonde eu for.
As noites do Brasil tem mais beleza, lá, lá, lá, lá.
A hora chora de tristeza e dor, lá, lá, lá, lá.
Porque a natureza sopra e ela vai-se embora enquanto eu planto amor.
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil.
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Ninguém segura a juventude do Brasil.” (Somos Incríveis).
JB tb experimentou do doce e suave veneno, que é a agonia de ser o Chefe de um dos poderes da república, ter tanto poder de até colocar na cadeia grandes lideranças políticas, mas não poder mudar nada de fato, e ver-se até como um insignificante face ao modello exaurido que, para ser mudado de verdade, demanda muito mais que arroubos e voluntariedades pessoais, demanda um Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, união e mobilização nacional em torno deste, e muita boa vontade, paciência, muita esgrima, coragem e, na reta final, muita determinação de todos nesse sentido. E só com paz, amor, perdão, conciliação, união e mobilização em torno da Mega-Solução (RPL-PNBC-ME), chegaremos lá. Por tudo isso, nesta praia, sou muito mais o Leãozinho, o HoMeM do Mapa da Mina do bem comum do povo brasileiro, ano-luz adiante do partidarismo-elleitoral e do gollpismo-ditatorial, velhacos. E que se deu ao trabaho de elaborar e desenvolver o Borogodó do Novo Caminho. É disso que o Brasil está necessitando aqui e agora. E quem não sabe ou não tem rumo novo não deveria atrapalhar. Aliás, sinto até asco quando vejo aqui, alí e acolá, alguns dementes defendendo gollpes e ditaduras, o breu total. DOIS LEÕES justos e honrados pelo Novo Brasil de Verdade, justíssimo, porque evoluir é preciso. Um na Presidência e o outro no IR. Este já está lá, no lugar certo, e precisamos apenas torná-lo mais justo, o outro precisa ser tb colocado no lugar certo, que é a Presidência da República. Portanto, diga lá povão, chega de lulas, tucanos, raposas, outros bichos e de pavão, agora chegou a hora e a vez do Leão. Até porque, na verdade, é o Leão que , não o obstante a juba já acentuadamente prateada, é o Fato Novo de Verdade na Política do Brasil. As classes política e midiática precisam entender que a discussão ideológica faz sentido, mas que, agora, a prioridade é a Mega-Solução ( RPL-PNBC-ME), capaz de nos levar ao sucesso pleno do bem comum do povo brasileiro. E Ela, a Mega-Solução, está para o conjunto da sociedade assim como a Mega-Sena está para o ente social. E é por tudo isso que sinto as ruas e o destino gritarem:”Leão, Leão, Leão, à Revolução, a Mega-Solução”. O Leão escolheu o PSOL para ser o Partido do Povo, do sucesso pleno do bem comum, mas resta saber se o PSOL quer se prestar a este papel, ser instrumento desta causa nobre, ou se lhe basta ser apenas o partido dos caprichos, vaidades, interesses e ambições pessoais do Randolfe e CIA da mesmice. Eis a questão.
Em Angatuba alienado não falta, só não são alienado para fazer a festa com dinheiro público.
A primeira figura acima, realmente transmite a personalidade e caráter do Alienado, que vive atrás da lata do lixo (seu mundo ) atirando suas “Pérolas” sem nenhum critério baseado em conhecimento.
Muitos se escondem atrás da “Síndrome do Coitadismo”, e aceitam, com “Pseudo Humildade” a “Pseudo Caridade”de “Pseudo Heróis”, fortalecendo, assim, esquemas de cunho totalmente egoístas e muitas vezes corruptos.
Infelizmente, O fim desse sistema enraizado na humanidade cuja ignorância alimenta os “Poderosos”, não depende de “Super Heróis” como antigamente, que sacrificam suas próprias vidas e de suas famílias, ou mesmo, de uma Boa Administração Política, a mudança vem através de todos nós, de todos os que anseiam por um mundo melhor baseado em bons princípios, cada um oferecendo um pouco mais de si, para a sociedade, dentro do seu contexto de fé, amor, vivência, trabalho, conhecimento e cultura.
O alienado reclama de tudo e de todos. Se diz vítima, não tem ninguém por ele. Mas sempre fica a espreita, aguardando uma oportunidade. De esculhambar com quem tem propostas e luta. Ele logo entrega aquele, que lhe estende a mão e que tem propostas para melhorar sua comunidade. O alienado, junta a trope, e se faz de irmão caridoso, entregando os amigos. As coisas não melhoram, ele continua com seu discurso de vítima, se melhoram, eles diz: não pra mim, eu ainda estou sem meu quinhão. Seu quinhão verdadeiro é de fato se misturar àqueles que lesam as pessoas e lhe alisam a alma….