A dupla Joinha e Mabel e a professora Maria Aparecida
Conhecido em todo o Brasil pelo seu trabalho como youtuber de temática caipira e de natureza, Chico Abelha, como é conhecido Francisco Lacaz Ruiz, esteve em Angatuba no último 28 de abril para um bate papo em torno do fandango, de como é praticado em nível local, e, na oportunidade, gravou a dança dos fandangueiros (Grupo Benedito Leite) do bairro rural dos Leites ritmada pela cantoria da dupla Joinha e Mabel (Orlando Cardoso e Abel). Sob o estigma de uma “Estrela Caipira como o chamou a revista Piauí, Chico Abelha desenvolveu esse encontro no Recanto da Cachaça, no bairro dos Libâneos, do casal proprietário Adilson e Rita Zanetti. Participou ainda, do encontro, a professora doutora Maria Aparecida de Morais Lisboa que também teceu detalhes sobre o fandango (sobre seu livro Fandango do Miliano) e outros relacionados à cultura de Angatuba, algo que até vale novo documentário.
Chico Abelha
Sobre o fandango, trata-se de uma dança tradicional de origem ibérica, especialmente associada à Espanha e a Portugal, onde surgiu no século 18 como uma manifestação popular com forte influência mourisca. Caracteriza-se por movimentos ritmados dos pés, palmas e sapateados, geralmente acompanhados por violões, castanholas e canto. A dança atravessou o Atlântico com os colonizadores portugueses e espanhóis, chegando ao Brasil ainda no período colonial.
No livro Fandango do Miliano, da professora Maria Aparecida, o fandango é mostrado como forte expressão cultural “que reflete as interações entre a cultura italiana e a brasileira na região”.