set 08, 2014 Air Antunes Artigos 1
“Eu sei que o silêncio muitas vezes tira a vontade de alguém ouvir uma palavra, mas tem horas que as palavras doem mais do que o silêncio!” Karl Marx
As palavras são o principal recurso para a comunicação entre as pessoas. Elas, na mesma proporção que estimulam positivamente, destroem impiedosamente seres humanos. As palavras, no entanto, precisam ser discernidas, esmiuçadas e interpretadas. Em algumas ocasiões elas surgem não no seu significado literal, às vezes estão revestidas de outros significados que podem estar vindos na forma de uma ironia ou até mesmo de um elogio. “Você roubou meu coração” é menos uma acusação do que o reconhecimento do mérito do “ladrão”.
As palavras machucam menos quando enunciadas entre pessoas de um mesmo grupo, entre velhos amigos, mesmo porque nesses meios as pessoas conhecem umas às outras e sabem como cada um se expressa. Sabem interpretar um “você não está com nada” como um “você está com tudo”, uma “sua feia !” como uma “sua linda!”, etc.
Antes de seguir em frente acerca da deturpação das palavras, é conveniente realçar uma atitude das mais ordinárias existentes no plano das relações humanas. Existem pessoas que tem como principal defeito o mais baixo caráter. São essas que criam maldosamente versões sobre aqueles a quem querem destruir. Inventam literalmente histórias, ou por vingança originada de algo nascido dentro de uma relação profissional, ou afetiva, ou mesmo num círculo de amizade. Por conta disso, amizades ficam estremecidas, até terminam, pessoas se tornam inimigas e, o pior, até porque uma parte deu credibilidade maior ao caluniador do que ao caluniado. É certo que no relacionamento humano é viável discernir muito bem quem é o lobo e quem é o carneiro, assim como saber o que é o trigo e o que é o joio.
Ao referente as palavras, é importante ter cautela pois nem sempre o interlocutor está no mesmo nível intelectual e acaba entendendo uma palavra elogiosa como crítica, ou vice-versa. Nem sempre ele estará por dentro do assunto como deveria e então é possível que passará para frente algo distorcido. Enfim, o interlocutor poderá nem sempre ser a pessoa idônea , de confiança, com quem se deveria estar travando um diálogo.
happy wheelsnov 12, 2023 0
out 12, 2023 0
jul 06, 2023 0
maio 31, 2023 0
Num hospício, declaradamente hospício, a comunicação parace mais autêntica, assim como parece fluir melhor do que entre aqueles que se julgam normais.