
ago 14, 2025 Air Antunes Angatuba 0
O diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD) , de Angatuba, a exemplo da performance do partido em nível nacional , está dando início a um processo de estruturação para se tornar uma presença mais efetiva da política local, assim como objetiva melhor interação regional, afinal de contas não é descartada a possibilidade de até lançar nomes para representar a região tanto na Assembléia Legislativa como na Câmara dos Deputados. Com esse intuito, o diretório promoveu encontro no sábado, 9 de agosto, na residência de seu líder local e presidente , o médico Demian Menke, evento que além da presença de militantes da cidade contou ainda com a participação do prefeito de Paranapanema , Rodolfo Hessel Faganiello.
Demian observa que não deixa de serem oportunas mobilizações como esta, daqui para frente, uma vez que o PSD trata-se de um partido que saiu bastante robustecido das eleições em 2024 . Ele, apesar de não ter vencido as eleições municipais do ano passado, quando obteve 5.045 votos, 39, 80% da votação, ficando em segundo lugar, sente que o partido delineou um futuro bem promissor. A votação em favor do PSD, no último pleito, em todo o território nacional, o tornou o partido que governa o maior número de brasileiros. Em oito anos, o número de pessoas sob sua gestão quase triplicou, passando de 13, 4 milhões em 2016 para 37, 3 milhões em 2024, um percentual de 35% a mais. Inclusive capitais como Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e Sãõ Luiz elegeram prefeitos do PSD, em todo o país o partido venceu as eleições em 887 cidades.
Na Câmara Municipal de Angatuba três vereadores são do PSD, Bruno Américo Santi, eleito em 2024 com 474 votos, o segundo mais votado do pleito; João Paulo dos Santos Ferreira, 421 votos e Maria Teresa Rodrigues Menke, 362 votos, eles que compõem a maior parte da bancada oposicionista, e que são enfáticos em salientar que protagonizam uma oposição responsável ,com o único objetivo de melhorar a qualidade de vida da população angatubense.
Sobre o partido- O PSD, fundado em 2011, foi idealizado por Gilberto Kassab, então prefeito de São Paulo, após sua saída do Democratas (DEM). Sua criação resultou de um movimento para reunir lideranças políticas de diferentes origens partidárias, especialmente do DEM, PSDB e PPS, sob um discurso de pragmatismo político, moderação ideológica e defesa do desenvolvimento econômico com inclusão social. De acordo explica seu regimento, o PSD não reivindica uma posição rígida no espectro político, preferindo se apresentar como um partido de centro, disposto a dialogar com diferentes correntes conforme o contexto e os interesses do país. Desde seu início, contou com a adesão de deputados federais, senadores, prefeitos e vereadores, consolidando-se rapidamente como uma força relevante no Congresso Nacional.
Em sua trajetória, o PSD participou de diferentes governos e coligações, tanto no plano federal quanto nos estados, mantendo uma postura de flexibilidade política. O partido esteve presente em ministérios de governos do PT, MDB e também em gestões mais alinhadas à direita. Essa característica lhe rendeu a fama de partido de perfil pragmático, focado na ocupação de espaços institucionais e administrativos. Figuras importantes já integraram o PSD, como o ex-governador Raimundo Colombo (SC), o ex-ministro Henrique Meirelles, o senador Otto Alencar (BA) e o atual presidente nacional, Gilberto Kassab. O partido tem forte presença em estados como São Paulo, Bahia, Santa Catarina e Amazonas.
Matéria do Jornal de Angatuba
happy wheels
nov 05, 2025 0
nov 04, 2025 1
nov 03, 2025 1
out 27, 2025 5