
out 02, 2025 Air Antunes Angatuba 0
No domingo 28 de setembro, o diretório municipal do PT de Angatuba se reuniu na Câmara Municipal local para dar posse à sua nova direção. Para o evento estiveram presentes filiados, simpatizantes, a coordenadora da Macro Região de Sorocaba do PT, Mara Melo, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Leandro Soares. Também, presentes o ex-candidato a prefeito pelo PT angatubense, professor Vagner Ribeiro e sua esposa Michelle Ferreira Ribeiro. Dando início à cerimônia de posse, o então presidente Francisco Rogel de Souza Neto, o Chicão do PT, passou a palavra aos convidados e , logo após, transmitiu o cargo à nova presidente, Margarete Antônio da Silva Oliveira, ela evangélica e funcionária da limpeza pública. Além dela, a nova chapa ficou formada por Luiz Gonzaga de Meira, vice-presidente; Antônio Cândido Moreira, secretário de Finanças e Planejamento; Kaylane de Freitas, secretária de organização geral; Izaías Leite, secretário de formação política; Maria Sueli Lopes da Silva, secretária dos movimentos populares (setorial) e, Aparecida Eliane Comelli, secretária de comunicação.
O debate, além das questões vinculadas às necessidades do município para as demandas de recursos e futuras providências, girou em torno da busca pelo aumento da representatividade do partido no âmbito local e, consequentemente, para os âmbitos estadual e federal. Em Angatuba, por exemplo, o PT chegou a ter três vereadores numa mesma legislatura, a conceder a maior votação para Luiz Inácio Lula da Silva, na sua primeira eleição para presidente em 2002, e já concedeu a maior votação (mais de cinco mil votos) para à Câmara dos Deputados, ao PT, através de Iara Bernardi, eleita deputada federal em 2006.
Com relação ao âmbito federal, os representantes sorocabanos presentes ao encontro acentuaram o bom momento em prol de Lula, conforme afirmam pesquisas que apontam ele como reeleito já no primeiro turno das eleições de 2026, mesmo porque acontecimentos protagonizados por adversários, especialmente os da extrema direita, estão colaborando para isso. Além disso, Lula que já tem um perfil inquestionável de grande estadista não deixa de também já ser reconhecido como um líder não apenas brasileiro, mas igualmente mundial.
Mara, a coordenadora da Macro Região PT Sorocaba, acentuou a necessidade do retorno da hegemonia do partido de anos atrás, reiterando o fato de que um gestor do poder executivo, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, encontra no poder legislativo, por exemplo, o espaço de construção e aprovação das leis e medidas necessárias para que suas propostas de governo se tornem realidade, daí a importância da politização de novos membros dentro do estilo petista de atuar.
Para o líder sindicalista, Leandro Soares, que inclusive participou da comitiva de Lula ao Vietnã, em abril passado, a melhor base sólida para um governante é ter maioria no legislativo, daí a importância de, na próxima eleição, eleger o maior número possível de deputados e senadores do PT, ou de outro partido de esquerda, “sem essa base sólida, muitas vezes a administração enfrenta obstáculos, atrasos ou até mesmo bloqueios às suas ações. A maioria legislativa, portanto, não é apenas uma questão de conveniência política, mas uma condição para garantir governabilidade, estabilidade institucional e eficácia na execução de políticas públicas, equilibrando diálogo, negociações e a legitimidade que vem do respaldo dos representantes do povo”, acentuou.
happy wheels
nov 05, 2025 0
nov 04, 2025 1
nov 03, 2025 1
out 27, 2025 5