mar 08, 2014 Air Antunes Angatuba 3
A Câmara Municipal de Angatuba realizou a sessão ordinária desta semana na quarta-feira (5/3) uma vez que a segunda-feira foi de carnaval, e um dos requerimentos mais polêmicos debatidos e votados foi o de número 071/ 2014, de autoria dos vereadores oposicionistas Bruno Américo Santi (PSC), Jr. Palmeirense. Brás Rochel (PMDB), que pediu detalhadamente “quais foram os valores gastos com as festividades do aniversário da cidade, notadamente da festa do peão/rodeio referente a 2013”, pedido rejeitado por conta do placar de 5 a 4 na votação.
Votaram contra o requerimento que ainda pedia cópia de todos os contratos referentes a festividade em especial o contrato feito com a companhia de rodeio e com artistas que se apresentaram, os vereadores Renato Gomes (PPS), Nenê Noel DEM), Maria Teresa Rodrigues Menke PSDB) , Vanusa de Oliveira (DEM) e o presidente da câmara, André Luiz Nunes Ferreira SDB), que concedeu o voto minerva para o desempate.
Além dos três vereadores que apresentaram o requerimento, votou a favor da propositura o vereador Pedro Luiz Nunes de Souza (PSDB), o Pedrinho da Ótica.
Os vereadores oposicionistas justificaram o requerimento afirmando primeiramente que é a função deles, como representantes do povo, fiscalizar os atos do executivo e acentuaram que com as cópias requeridas “poderemos ter conhecimento dos valores que são pagos e, assim, responder aos inúmeros questionamentos feitos pelos munícipes e comerciários de nosso município”. Destacaram ainda, “esclarecemos que nesse ano foi provado por essa casa de leis Projeto de Lei autorizando abertura de crédito feita para a mencionada festividade (a de 2014) e, no ano passado, até o presente momento esses vereadores que subscrevem a presente propositura não tiveram conhecimento do requerido acima”
.
A votação contra o requerimento denota abertamente que os vereadores situacionistas estão atuando mais como secretários do prefeito do que como representantes do povo. Em primeiro lugar a prestação de contas trazida a público nem precisaria ser solicitada pela câmara, a prefeitura é obrigada a expô-la assim que a verba pública foi empregada. Em 2012 , o então vereador Afonso Basile Neto requereu a prestação de contas logo após o rodeio/show e em menos de 1 mês o executivo a encaminhou para a câmara.
Para os oposisionistas, a atitude em votar contra este requerimento é altamente comprometedora uma vez que se está tudo certo por que não encaminhar a prestação de contas, por que não expô-la a público, por que não enviá- la à câmara ? Não é algo para pensar ?
Manchete do Jornal de Angatuba que está circulando neste sábado (8/3)
====================================================================
happy wheels
nov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0
O PAPEL DO LEGISLATIVO (VEREADORES)
Os vereadores têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.
POR QUE NÃO PRESTAR CONTAS? ISSO É UM DEVER DO LEGISLATIVO.
Imaginem a quantia que estão embolsando os organizadores em lucro, e tudo graças aos pobretões de Angatuba, gente que mal tem onde cair morto mas vai com a melhor roupa, tem pessoas nas fotos que eu ví que tem nome sujo por estarem devendo no comércio e inclusive em meu comércio, mas no rodeião vão de vento em popa, imaginem o quanto pessoas como o Sr. Bruno Elisbão por exemplo não está faturando com os camarotes que pelo visto só ele detém o poder de vender, lamentável…, mas isso acontece por que tem o povão sustentando.
Deve ser com dinheiro do bolsa família.
Angatuba é mesmo uma cidade sem lei, concordo, nem precisava fazer pedido pela câmara para a prestação de contas, a prestação é automática, fez a festa com o dinheiro público tem que ser mostrado quanto foi o gasto. Mas numa cidade onde até o juiz de direito, dois anos atrás, atendeu liminar do prefeito para não responder a câmara tudo pode acontecer. E por que será que não querem prestar contas daquela festa?