ago 15, 2014 Air Antunes Artigos 3
Mais de 34 cidades aboliram os rodeios de suas festas
HELENA CARVALHO
Temos testemunhado ao longo dos anos muitas mudanças de comportamento no que se diz respeito ao quesito entretenimento; nem tudo que era apreciado há, por exemplo 10 anos, continua sendo admirado nos dias de hoje, ou pelo menos tem seu público diminuído sensivelmente ano a ano.
Hoje vou falar especificamente dos rodeios; essas tradicionais festas que acontecem anualmente, principalmente nas cidades do interior de São Paulo, sendo sempre um evento muito esperado pela população.
Não é possível definir se a mudança de comportamento que estamos presenciando se deve a questão de sensibilização e polêmica sobre a ainda não definida situação de maus tratos aos animais que participam dos eventos ou a “moda” de se preocupar e cuidar dos animais; falamos aqui moda, porque é assim que muitas pessoas agem: abraçam causas da “moda”, sem um engajamento real com a questão.
Os amantes dos rodeios definem o esporte como saudável, alegando que os bois e cavalos que participam são constantemente monitorados e acompanhados por veterinários competentes, garantindo assim, não somente a saúde dos animais, mas também a qualidade técnica do show, onde estes bois e cavalos têm o papel principal.
Já os ativistas de proteção aos animais são enfáticos ao afirmar que os animais que participam de rodeios sofrem estresse e com isto estão sendo submetidos a maus tratos; polêmicas a parte o fato é que somente no estado de São Paulo, mais de 34 cidades aboliram os rodeios de suas festas.
Sim, as festas continuam acontecendo, com barracas de culinária local, lanches, bebidas, parques de diversões e principalmente os shows com os artistas que são o principal chamariz desses eventos.
A questão que tem sido levantada é sobre o que o público pensa sobre os rodeios, se estes são realmente necessários como entretenimento, ou se a população se sente satisfeita com as festas que tem todas as características e atrações das festas de peão com exceção do rodeio.
Em Guaíra, neste ano de 2014 acontecerá a primeira festa sem rodeio; o Guaíra Country, que nasceu em 2013, após a decisão polêmica do prefeito Sérgio de Mello em não realizar a tradicional festa do peão que era realizada todos os anos no município, para com o dinheiro que seria gasto no evento, comprar o terreno que será destinado a construção de casas populares, uma vez que, em sua campanha eleitoral de 2012, sua principal promessa de palanque foi a construção de 1000 casas populares que segundo consta, serão destinadas prioritariamente as famílias carentes do município de Guaíra.
Voltando ao Guaíra Country 2014, é possível observar na cidade que a população ficou feliz com a realização da festa, onde a grade de shows foi recebida positivamente pelo público.
Pensando dessa forma, é possível afirmar que o presidente José Eduardo Croscato Lelis foi extremamente feliz na organização do evento de 2014 e poderá ser este o primeiro passo para uma mudança de conceitos e comportamentos em Guaíra.
Ainda que uma tradição esteja sendo quebrada é importante lembrar que a evolução e o progresso só acontecem de fato, quando tradições que se tornam inadequadas são quebradas.
Não é possível definir ao certo qual o posicionamento político sobre o assunto, uma vez que, a tal política é sempre uma caixinha de surpresas que se relaciona de forma ambígua com as conveniências; existem muitas pessoas que consideram a política um exemplo clássico de caixa de Pandora, que deve ser temido e execrado da sociedade.
Com este artigo abrimos uma enquete para saber de nossos leitores qual o seu posicionamento sobre os rodeios; é importante que todos participem, saiam de cima do muro, pois nossas opiniões só podem ser validas quando colocadas de forma clara.
Helena Carvalho é jornalista e administradora do site O Prozeirão
happy wheelsnov 12, 2023 0
out 12, 2023 0
jul 06, 2023 0
maio 31, 2023 0
Se continuar assim Angatuba vai ser conhecida como uma espécie de”Barretos” do sudoeste paulista, animais já temos o bastante a começar pelos governantes…
Está em baixa mesmo, em alguns lugares que eu tenho passado pelo estado se nota a queda desse eventos, mas em Angatuba o prefeito e alguns de seus comparsas curtem não é, e o povo acostumou com os agrados então aqui ainda faz um certo sucesso, se tornou prioridade…
So barretos e angatuba