jul 24, 2014 Air Antunes Angatuba 6
Rubem Alves e professores após sua palestra na foto de Nilton Cesar Rodrigues
Corria o ano de 2005, ocasião em que estudantes, professores, leitores assíduos de crônicas jornalísticas e literatos, entre outros, se degustavam com os escritos de Rubem Alves. Ele escrevia semanalmente para um suplemento do jornal Folha de São Paulo e até por conta disso aquele órgão de comunicação paulistano foi mais procurado que os concorrentes na época. Foi neste auge de sua vida que o educador, psicanalista, teólogo e escritor Rubem Alves veio a Angatuba para proferir uma palestra naquele ano.
Rubem Alves, naturalmente, nunca perdeu sua hegemonia como intelectual admirado por muitos, inclusive por muitos jovens, algo que dignifica qualquer homem das letras em especial quando ele é de uma geração muito a frente. Citado constantemente em redes sociais, acaba sendo reconhecido como ícone de uma corrente de pensamento que aponta caminhos mais práticos em vários setores da vida.
Destacando a visita à Angatuba, Rubem Alves chegou ao centro pastoral no período da manhã de um dia de meio de semana e encontrou um grande número de pessoas, em sua maioria professores. Alguns estavam surpresos pela sua vinda a Angatuba naquele momento em que ele estava sendo muito lido e comentado pelo país todo. Houve entre aqueles vindos de cidades vizinhas que se perguntou, “será que é ele mesmo?”. Houve quem reagiu surpreso por ele ter vindo a Angatuba e não a Itapetininga ou Itapeva, enfim, mas era mesmo Rubem Alves pisando o chão angatubense.
Sua palestra foi um harmonioso e doce encontro entre quem tinha muito o que ensinar e quem tinha muito a aprender. Rubem Alves teceu nuances acerca da relação entre o professor e o aluno, aconselhou o professor a mais ouvir do que falar com o aluno, debater os mais variados assuntos que tomam conta do cotidiano, etc. A palestra que durou cerca de duas horas sem dúvida aumentou sobremaneira a admiração dos presentes.
A vinda de Rubem Alves, por outro lado, representou mais um exemplo incentivador do compromisso da administração do então prefeito José Emílio Carlos Lisboa (PMDB) com a educação e a cultura, elementos fundamentais para a lapidação do homem em sua evolução intelectual, para seu aprimoramento como ser humano que respeita o próximo, que se molda no bom caratismo, na honestidade, enfim, que se vincula aos mais nobres valores morais.
Quanto a Rubem Alves, a sua morte ocorrida no último 19 de julho deixou uma grande lacuna no meio intelectual brasileiro e nos corações de seus fãs, de todos aqueles que o admiravam, assim como deixaram um grande vazio no universo das letras João Ubaldo Ribeiro, escritor baiano falecido no dia anterior, e o grande dramaturgo Ariano Suassuna, falecido na terça-feira, 24 de julho. É isso, “só sei que foi assim!”
happy wheelsnov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0
Nós angatubenses fomos privilegiados com a presença de Rubem Alves que muito contribuiu para formação dos profissionais que aqui atuam. Esse foi um dos melhores presentes que a Educação recebeu…
Essa foi uma das contribuições que Rubem Alves nos deixou, que um dos principais objetivos do Educador é fazer com que seus Educandos possam trilhar seus próprios caminhos, de maneira autônoma, tendo a capacidade de analisar de forma critica e tomar suas próprias decisões, não ficando presos aos interesses dominadores presentes na sociedade. Que possamos, assim como Rubem Alves, enxergar o mundo para compreendê-lo melhor, para assim, tomarmos as melhores decisões.
Educação
“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos.”
“Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem…
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido!”
Rubem Alves
Rubem Alves se foi materialmente, mas deixou para Angatuba também, graças aos grandes e ousados projetos (Gestão Emílio) a satisfação de conhecê-lo pessoalmente. esse valor é absoluto tratando-se de educação humana.
Ayr, parabéns pelos diversos projetos de excelência realizados em Angatuba e claro, parabéns pela memorável matéria.
RUBEM ALVES, DEUS O TEM, ANGATUBA TAMBÉM.
Estive nesta palestra, adorei.
Boa noite senhor Air não tive a intenção de denegrir a imagem de ninguem só quis falar de um amigo pessoal e muito inteligente,fui clara ao dizer que ele era assessor de comunicação,parabéns a vc pelo desempenho frente há cultura de nossa amada cidade.Obrigada
Quero deixar claro que esta matéria, em meu site, é uma homenagem ao grande escritor Rubem Alves e à iniciativa em trazê-lo para proferir esta palestra, portanto não vou aceitar comentários que visem denegrir pessoas, ataques pessoais como muitos tem feito por aqui. Corrigindo a “Marina” (IP:201.46.45.95),e que já apareceu em outra matéria se identificando como Maria, o coordenador da Cultura era este editor e a diretora de Educação era a professora Maria Ondina, quanto ao Nilton, um grande amigo, ele desempenhou muito bem o seu papel de assessor de comunicação.
Parabéns pela excepcional matéria,moro em angatuba desde 2005 e tive o prazer de conhecer e conviver com o senhor Nilton Cesar Rodrigues,assessor de comunicação de gestão passada,quero dizer que tds os méritos da cultura e educação devem se a ele,pelo brilhante profissional que é,tds os projetos levavam o nome dele,sempre ele a frente de tds os projetos…..Hoje muitos querem levar a fama mais se tem um homem que trabalhou de mangas arregaçadas na gestão do prefeito Emilio foi vc Nilton;;;