jan 27, 2014 Air Antunes Angatuba 0
São tantas as datas importantes no calendário que às vezes elas passam batidas mesmo entre os observadores mais atentos, e mesmo quando elas representam uma conta redonda, como anda ocorrendo em 2008 que apresenta uma efeméride pródiga em comemorações e reverências. E entre todas estas datas importantes uma é sobre Angatuba, afinal de contas foi através da Lei 1150 de 7 de dezembro de 1908 que a cidade passou a ter esse nome: Angatuba.
O povoado que, inicialmente, chamou-se Bairro Palmital foi elevado à categoria de Freguesia pela Lei Provincial n. 7, de 11 de março de 1872. Através da Lei 27 de 10 março de 1885. foi elevado a município.Outros nomes de Angatuba foram Ribeirão Grande do Palmital e Espírito Santo da Boa Vista.
O nome até hoje acirra a polêmica
Na enciclopédia livre Wikipédia, da rede internacional de computadores está lá, “Angatuba é termo indígena que significa abundância de ingás. Do tupi ingá: angá ou ingá, , o fruto adocicado do ingazeiro; e tyba: grande quantidade, abundância.
O advogado José Roberto Loriaga Leão reacendeu a polêmica que valeu matéria publicada na edição 197, julho/agosto de 2008, quando citou Aurélio Buarque de Holanda, reiterando, “Anga, que vem do tupi, quer dizer abundância, e tuba, que é variação de tiba, que também vem do tupi, quer dizer mau-olhado, inveja, enguiço, coisa ruim”. O advogado, ainda, na ocasião, até sugeriu que, por causa do “significado” do seu nome atual, Angatuba poderia mudar o nome para “Felicidade” e incitou que outras pessoas também sugerissem.
Diante de tantas polêmicas, empresário local enviou ao Jornal de Angatuba, para apreciação, o “Dicionário Tupi Português- com esboço de gramática de Tupi Antigo”, de Luiz Carlos Tibiriça, no qual existem as palavras “anga”, “angá” e “tuba”. O que observa-se ali é que “anga” tem mais de um signficado, vai dos promones “este”, “esta”, “estes”, “estas”, “isto”; para, “à sombra”, “abrigo”, “alma”. Com acento agudo no último a, Angá passa pela “expressão de surpresa agradável , ´ó que bom!´ e ao mesmo que ´ingá´ , a “afeição, ternura”. Vale realçar aqui que a palavra “angatu”, segundo esse dicionário, significa “alma boa”, “bem estar”, “felicidade”. Por sua vez, a palavra “tuba” passa por “abelha rainha”; ou certa variação de abelha.
Aberto ao debate, o Jornal de Angatuba também inquere , “anga”, de Angatuba, vem do “anga” ou do “angá”? Cabe ao leitor questionador montar suas combinações acerca do nome de Angatuba e enviar ao Jornal o conteúdo de sua pesquisa.
A título de curiosidade o Jornal de Angatuba, no box abaixo, elenca algumas cidades cujo sufixo é tuba e suas argumentações para o significado. Começando com “anga”, no Brasil apenas Angatuba.
Araçatuba: ‘abundância de araçás”. Araçá é uma fruta.
Ubatuba: “abundância de cana silvestre” ou “bosque de cana silvestre”
Caraguatatuba: “lugar de muitos caraguatás”. Caraguatá é uma fruta da mesma família do abacaxi.
Taquarituba: “lugar onde há muitas taquaras”
Macatuba: “abundância de macás”. Macá é uma espécie de palmeira.
Ivatuba (PR): “pomar”
MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DE ANGATUBA DE 19 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO DE 2008
happy wheelsnov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0