nov 10, 2013 Air Antunes Região 6
Depois de 16 anos exercendo função a frente da banda de música municipal Antonio Lisboa, o maesto Antônio Salvador Basile, o Nenê, como é conhecido, foi demitido pelo prefeito Carlos Augusto Turelli (PSDB), numa evidente prova de perseguição política, uma ação que tornou-se corriqueira na prática de governar do tucanato local. Mas como talento musical sempre é reconhecido por alguma instância ou administração municipal que tem interesse na cultura, Nenê foi contratado pela prefeitura de São Miguel Arcanjo para desenvolver o seu trabalho na Coordenadoria da Cultura daquele município.
Nenê já reativou a Corporação Musical São Miguelense e deu início à formação de alunos com o intuiito de integrá-los futuramente à banda. No mês de setembro foi iniciado o trabalho de iniciação musical para os alunos do 2º ao 4º ano. Esta iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação vem sendo elogiada em toda São Miguel Arcanjo como algo que deu certo, algo dignificante.
Nenê está ensinando cerca de 200 alunos entre 8 e 10 anos de idade. Em entrevista ao jornal Folha de São Miguel , ele salientou que “a iniciativa musical tem aulas teóricas e dinâmicas para não se tornar cansativo para os alunos. Na prática de instrumentos estamos iniciando com a flauta docê”.
Afirmando estar satisfeito com o empenho da prefeitura de São Miguel Arcanjo pela cultura por ter confiado a ele esta tarefa musical, Nenê diz só lamentar que em Angatuba, sua cidade natal, onde seu pai Neco Basile até foi vice -prefeito, a cultura é algo inexistente, algo que existe apenas nas lembranças daqueles que tinham o fator cultural do município como um orgulho para todos os angatubenses.
out 15, 2023 0
mar 27, 2023 0
mar 25, 2023 0
jan 20, 2023 0
O maestro Nenê Basile é um marco na história musical de Angatuba, pelo próprio trabalho realizado caracterizou-se nesses dezesseis anos de regência a fase de transição na história musical de Angatuba. Musicalmente falando temos Angatuba antes e depois de Nenê Basile.
O nível musical evidencia-se aos ouvidos dos angatubenses.
Desde a Banda, quartetos, big band até aquele músico que toca na igreja ou na escola. A preocupação com a qualidade sonora e musical passa a serem alvo e objetivo nos grupos e bandas com uma formação mais caracterizada. A busca pelo aperfeiçoamento no conservatório de Tatuí.
No ano de 2000 fiz parte dos 37 alunos do conservatório.
Angatuba passa a ter também grades músicos, exemplos de um procedimento que deu certo.
Quem acompanhou Nenê Basile ou mesmo através de noticiários e matérias deve se lembrar dos músicos que destacaram de forma brilhante surpreendendo até mesmo professores do conservatório de Tatuí. E claro que um trabalho assim deve-se ao esforço e apoio de muitos, quero dizer que o mérito alcançado por muitos nessa fase atribui-se em parte ao querido e grande maestro Nenê Basile.
Existem poucos profissionais que se dedicam ao seu trabalho com muito amor, como se ele fosse sua própria família.
Tive o prazer de tocar com essa grande pessoa e companhar seu trabalho que muito nos beneficiou elevando Angatuba. Maestro Nenê, obrigado pelos momentos agradáveis e de muito proveito que você proporcionou a todos nós angatubenses.
Parabéns pelo novo trabalho ,com certeza será mais um sucesso.
Parabéns Nene,é isso temos que ir a onde dão apoio,pois aqui Angatuba não tem mais cultura,lembro que minha mãe me levava para assistir peças de teatros,coral,e outras mais que Angatuba tinha,hoje não temos mais,pois o senhor prefeito não valoriza a cultura,ele achava que festa de Peão é cultura,ai todo mundo fala:”Nossa como a cultura de nossa cidade é boa”! pois tem gente que acha que tendo festa de peão nós temos a cultura.Precisamos resgatar a nossa Cultura mas com outro prefeito menos com esses ai que só pensam neles,e não caiam nessa pois o vice acha que vai ser prefeito de Angatuba,é trocar 6 por meia duzia.
Parabéns meu amigo Nenê, sempre admirei seu trabalho,sou sua fã.
kkkkkkkkkkkkk esta gestão ai não tem cultura e nunca vai ter parabéns NENE , mostre o que Angatuba perdeu , aqui cultura é festa de peão esta gestão é uma vergonha.
parabéns a cidade de São Miguel Arcanjo com um bom maestro que em Angatuba perdeu por falta de cultura desta gestão que não sabe o que é isso. acho que nunca vai dar valor aos seus filhos que aqui nasceram parabéns Nene mostre seu valor ai que eles merecem e sabe o que talento e cultura.
E REALMENTE GRATIFICANTE PARA SAO MIGUEL ARCANJO RECEBER UM EXCELENTE E TALENTOSO PROFISSIONAL DA AREA DA MUSICA E AINDA MAESTRO, NENE BASILE, PARA A EDUCAÇAO MUSICAL NAS ESCOLAS, UM PROJETO ADMIRAVEL E DE GRANDE SABER PARA OS ALUNOS, SEMPRE FUI A FAVOR DESSE PROJETO EM NOSSA CIDADE ANGATUBA! DESENVOLVE A CAPACIDADE INTELECTUAL E EMOCIONAL E COM CERTEZA FAZ COM QUE OS ALUNOS APRENDAM COM MAIS FACILIDADE EM OUTRAS GRADES CURRICULARES COMO: CIENCIAS, MATEMATICA, HISTORIA,ENTRE OUTRAS, JA FOI COMPROVADO QUE A MUSICA DESENVOLVE TODOS OS SENTIDOS DA INTELIGENCIA HUMANA E CAMPO EMOCIONAL NA VIDA DO SER HUMANO. PARABENIZO O PREFEITO QUE IMPLANTOU UM GRANDE PROJETO COMO ESTE E CONTRATOU UM EXCELENTE PROFISSIONAL MAESTRO, POIS O FUTURO DEPENDE DE UMA EDUCAÇAO DIFERENCIAL.