jun 28, 2014 Air Antunes Angatuba 5
Newton Lima. Emílio Lisboa e Iara Bernardi
Embora muitas lideranças políticas da região e grande parte da imprensa regional não tenham se atentado como deveriam para a importância da instalação do campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em Buri, este é o maior benefício que o sudoeste paulista já recebeu, como destacaram os deputados federais do PT, Newton Lima e Iara Bernardi. A região, uma das mais pobres do Estado, com cidades detentoras de índices de desenvolvimento humano (IDH) dos mais baixos, equivalentes aos do sertão nordestino de tempos atrás, sempre contou com pouca assistência do governo estadual, o que é algo curioso considerando que em especial nas últimas décadas o PSDB tenha tido uma certa hegemonia nas urnas por estas paragens. Assim, a chegada da UFScar até contrasta com a tal realidade política local, considerando que é mérito do governo de Luís Inácio Lula da Silva e também da presidente da República Dilma Roussef aparatar com educação de bom nível as regiões consideradas mais pobres.
A deputada Iara Bernardi afirmou em entrevista concedida na quinta-feira, 26/06, em Angatuba, que nunca tinha visto em seus 30 anos de política um fato tão importante como este, o da doação de uma fazenda pelo escritor Raduan Nassar , para a instalação de um campus universitário federal. Ela explicou que a oferta de Raduan foi feita primeiramente ao governo estadual, do PSDB, que poderia possibilitar a USP na região, mas a resposta que teve foi de que não era de interesse do tucanato paulista, que este tipo benefício poderia ser em outra região não para o sudoeste paulista. Porém, o governo federal demonstrou interesse, e então o próprio ministro da Educação, Fernando Haddad, atualmente prefeito de São Paulo, contatou o escritor que, após uma breve resistência, aceitou a proposta e agora a UFScar é uma realidade nesta região.
Iara enfatizou também que a exemplo do campus Lagoa do Sino, da Ufscar, cursos técnicos já apareceram e outros estão por vir. A UFScar que já havia instalado o campus de Sorocaba com mais de uma dezena de cursos entre graduação e pós-graduação, curso de ensino à distância em Itapetininga , começou a operar um polo de apoio presencial em Apiaí, também com curso superior à distância. Igualmente da abrangência federal, Itapeva foi contemplada com uma escola técnica. Iara ressaltou que no governo anterior, do PSDB, foi proibida por lei a criação de escolas técnicas federais e no governo Lula a prioridade foi a expansão da Educação Técnica e Profissional, e Dilma por sua vez seguiu em frente.
Newton: os números dizem tudo
O presidente Lula em seus governos criou 14 universidades federais e, nestas 83 campus avançados. A presidente Dilma vem agora criando mais 17. Antes disso tudo, o governo do PSDB em seus oito anos não criou um único campus universitário em todo o país. Com o programa Brasil Universitário a oferta de vagas serão duplicadas nas universidades federais e gratuitas. Durante toda a história do Brasil, até 2003, o Brasil construiu 139 escolas técnicas federais, enquanto apenas Lula criou mais de 280 institutos federais de tecnologia. Dilma já autorizou a criação de mais 120 escolas técnicas profissionais. Retrocedendo ao ano de 1998, vale enfatizar que o presidente Fernando Henrique Cardoso, através da Lei 9.649, proibiu a instalação de institutos federais de tecnologia em todo o Brasil
Embasado em números que explicam o avanço na Educação a partir do governo Lula, o deputado Newton Lima acentuou que o campus da UFScar em Buri é mais um reflexo de processo de interiorização da expressão universitária imposta pelos governos do PT. O deputado expôs tudo isso com a autoridade de quem foi o coordenador do Programa de Governo Lula 2003-2006 nas áreas de Educação e Ciência & Tecnologia, de quem como reitor da UFScar acelerou o aperfeiçoamento dos campus, como o de Araras, que evoluiu as pesquisas no setor da cana-de-açúcar e de quem assumiu em 2012 a presidência da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
Emílio
Nas suas entrevistas ao jornalista Air Antunes, os deputados Iara Bernardi e Newton Lima estavam acompanhados do ex-prefeito de Angatuba, José Emílio Carlos Lisboa, ele que em suas quatro gestões, todas pelo PMDB, também teve a educação como prioridade destacada, tanto que em suas administrações o município em esporádicas ocasiões conquistou admiráveis índices em rankings do estado e da união no setor educacional. Emílio que com os deputados seguiu logo após para a inauguração do campus Lagoa do Sino da UFScar, em Buri, afirmou igualmente que a instalação desta universidade na região é sem dúvida de longe o principal acontecimento já ocorrido no sudoeste paulista.
happy wheels
nov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0
A dr esqueça seu lado esquerdista e olhe como você disse na política quem é inocente? Minha opinião ninguém. Inocente não ganha eleições. política é um sub mundo onde nunca farei parte.idiotas somos todos que um dia acreditamos nesses caras.
Quanto ao seu questionamento Márcio, o popular Pinga da Lanchonete, não temos Bola de Cristal para saber se o Zé Dirceu é bandido, ou se vc é chefe da quadrilha, assim como temos mais o que fazer do que ficar vigiando a vida e o dia-a-dia de ambos para saber se tudo o que estão fazendo está de fato dentro da lei. Talvez, o ZD não seja mesmo inocente, mas quem o é neste país, nesse meio ? Mas seja o que Ele for, culpado ou inocente, vale lembrar, por questão de gratidão, que foi Ele que envidou esforços e convenceu o governo federal sobre a importância da instalação da UFscar em Burí, pertinho da esquecida Angatuba, e que já está beneficiando várias famílias de Angatuba e região. Aliás, para que a sua pergunta seja melhor respondida, a estamos encaminhando para os assessores do ZD para que lhe respondam diretamente, com exatidão.
O leão então Zé Dirceu não é bandido? Então seria eu o chefe da quadrilha. Neste pais não existe direita nem esquerda e sim um bando de vagabundo que entra pra política através de padrinhos e patrocínios escusos com interesse em levar vantagens pos eleições sem dinheiro nem Jesus ganha eleição.
Todavia, dessa missa, a policalha-elleitoral local e regional não conhece nem sequer a metade. E em verdade eu vos digo, agradeçam ao ZD, aquele que a direitalha bandida, que morre de medo dele, o colocou na cadeia como se fosse bandido, baseada num tal “domínio do fato”, e como se na política nacional tivésemos uma outra liderança mais proba, melhor e mais evoluída do que ele. Enfim, a Universidade Federal no velho “Ramal da Fome”. Luta iniciada em 1990, com o Mov. SP do Sul.
Que coisa boa pra nossa região, mais disso a tucanada daqui num intende nada, muito menos os puchasaco.Vai ve que queriam a fazenda pra por seus boi, mexe cum lote, quem sabe até comprá sino…mais como num é pra negociata do tipo deles, intão somem igual chapéu velho.e o medão do povo educado. aí é queu quero ver..