out 06, 2013 Air Antunes Região 0
A vereadora da Câmara Municipal de Campina do Monte Alegre, Sirlei Passarinho (PSD), na sessão ordinária de quinta-feira (3/10) requereu que fosse oficiado ao prefeito Orlando Donizeti Aleixo (PSDB) pedido de explicação sobre Ação Civil Pública pelo Ministério Público, referente ao Processo 3001102-77.2013.8.26.0025 que diz respeito à improbidade administrativa. Em questão um valor de R$ 30 mil.
A vereadora justificou que sua propositura busca alertar aos veículos competentes de que a Câmara Municipal encontra-se atenta aos movimentos do Executivo. Ela explica que em 7 de agosto de 2013 o Ministério Público determinou que fosse oficiado à câmara dando ciência da Ação, o que ainda não ocorreu. “Tomamos conhecimento por intermédio de outros canais de informação que não o oficial, que seria pela Câmara Municipal”, diz a vereadora. “Solicito providencias no sentido de informar o grau de envolvimento entre os senhores Orlando Donizeti Aleixo, João Paulo Agapto e Claudinei Batista Rodrigues notificados nesta ação. E ainda que justifique o motivo da improbidade que os envolve, pois existem poucas formas de se praticar improbidade administrativa”, acentuou.
A propositura da vereadora ainda teceu as seguintes explicações:
A improbidade administrativa caracteriza a conduta inadequada de agentes públicos, ou de particulares envolvidos, que por meio da função pública:
· – enriqueçam ou obtenham alguma vantagem econômica de forma indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade em órgãos e entidades do serviço público;
· – causem dano ao patrimônio público, com o uso de bens públicos para fins particulares, a aplicação irregular de verba pública, a facilitação do enriquecimento de terceiros à custa do dinheiro público, entre outros atos;
· – violem os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições públicas.
Terminando a propositura a vereadora ainda pediu ao executivo municipal, “sendo assim gostaria que nos afirmasse qual a forma que o Ministério Público utilizou para envolvê-los e notificá-los. A falta de informações e argumentação do Executivo será motivo para sugerir a abertura de uma Comissão de Inquérito (CI) por esta Casa, para as devidas apurações, pois até mesmo as decisões do Ministério Público tem sido ignoradas pelos envolvidos”.
happy wheels
out 15, 2023 0
mar 27, 2023 0
mar 25, 2023 0
jan 20, 2023 0