maio 10, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
SID VICIOUS- Sid Vicious, nome artístico de John Simon Ritchie-Beverly, músico inglês, conhecido por tratar-se de um ícone da cultura punk, baixista da banda Sex Pistols. Sid Vicious, antes de entrar para a banda Sex Pistols, era baterista do Siouxsie & The Banshees. Também foi vocalista da banda The Flowers Of Romance. Em Hackney (bairro no nordeste de Londres), John conheceu John Joseph Lydon (que mais tarde se tornou Johnny Rotten), John Wardle e John Gray, formando “o bando de Johns”. Nessa época, ele se tornou bem amigo de John Lydon e eles já eram considerados estranhos, ele já pintava os cabelos, influenciado por David Bowie. Antes de ser Sid Vicious, John eram chamado de Sly e acabou trocando seu apelido após levar uma mordida do roedor de John Lyndon, Sydney, e chamá-lo de perverso (vicious significa perverso em inglês – daí surgiu o nome Sid Vicious). Foi cantando com uma jukebox a música “I’m Eighteen”, de Alice Cooper que Lydon se tornou oficialmente vocalista da banda punk e Sid, que acompanhava de perto se apaixonou de vez pelo estilo. Sid substituiu David Bowie pelo punk, que cada vez mais crescia, e, no primeiro festival punk, o 100 Club, em Oxford Street, apareceu como baterista da banda Siouxsie & The Banshees. O festival contava com outras bandas, tais como: Subway Seet, The Clash e os próprios Sex Pistols. Mesmo nunca tendo tocado bateria, Sid impressionou com sua performance que durou pouco pois a banda foi criada apenas para o evento. Após a bateria, Sid se arriscou como vocalista da banda The Flowers of Romance, que também durou pouco. Os Sex Pistols cresceram mas havia constantes brigas entre Johnny Rotten (Lydon já havia adquirido o novo nome nessa época) e o baixista Glen Matlock – que segundo o que dizem, era o único da banda que realmente sabia tocar.Com Spungen agindo como seu “manager”, Vicious embarcou em uma carreira solo, durante o qual ele se apresentou com músicos como Mick Jones do The Clash , Sex Pistols baixista Glen Matlock , Rat Sarna de The Damned eo New York Dolls ‘ Arthur Kane , Jerry Nolan e Johnny Thunders . Vicious realizou a maioria de suas performances no Max Kansas City e atraiu grandes multidões. Nasceu em Londres em 10 de maio de 957 e morreu em Nova Iorque no dia 2 de fevereiro de 1979 .
BONO VOX– Paul David Hewson, mais conhecido por seu nome artístico Bono, cantor e músico irlandês vocalista principal da banda de rock irlandesa U2. Bono nasceu e cresceu em Dublin, na Irlanda, onde conheceu sua esposa, Alison Stewart, e os membros do U2.Bono escreve todas as letras da banda, muitas vezes usando temas sociais, religiosos e políticos. Durante seus primeiros anos as letras de Bono contribuíram para o tom espiritual e rebeldia de U2.Conforme a banda amadureceu, suas letras se tornaram mais inspiradas por experiências pessoais compartilhadas com os membros da banda. Fora da banda, ele colaborou e gravou com vários artistas, faz parte da diretoria da Elevation Partners, e possui um hotel, chamado The Clarence Hotel, em Dublin, junto com The Edge.Bono também é amplamente conhecido por seu ativismo relativos a África, para o qual ele co-fundou DATA, EDUN, a ONE Campaign e Product Red. Organizou e tocou em vários shows beneficentes e se reuniu com políticos influentes. Bono tem sido elogiado e criticado por seu ativismo e envolvimento com o U2. Foi nomeado para o prémio Nobel da Paz, foi concedido um honorário cavaleiro pela rainha Rainha Elizabeth II, e foi nomeado como “Personalidade do Ano” pela revista Time, conquistando outros prêmios e nomeações. Bono Vox nasceu em Dublin, em 10 de maio de 1960.
CATULO DA PAIXÃO CEARENSE– Catulo da Paixão Cearense, poeta, músico e compositor brasileiro. A data de nascimento foi por muito tempo considerada dia 31 de janeiro de 1866, pois a data original foi modificada para que Catulo pudesse ser nomeado ao serviço público. Mudou-se para o Rio em 1880, aos 17 anos, com a família. Trabalhou como relojoeiro. Conheceu vários chorões da época, como Anacleto de Medeiros e Viriato Figueira da Silva, quando se iniciou na música. Integrado nos meios boêmios da cidade, associou-se ao livreiro Pedro da Silva Quaresma, proprietário da Livraria do Povo, que passou a editar em folhetos de cordel o repertório de modismos da época. Catulo da Paixão Cearense passou a organizar coletâneas, entre elas O cantor fluminense e O cancioneiro popular, além de obras próprias. Vivia despreocupado, pois era boêmio, e morreu na pobreza. Em algumas composições teve a colaboração de alguns parceiros: Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Francisco Braga e outros. Suas mais famosas composições são Luar do Sertão (em parceria com João Pernambuco), de 1914, que na opinião de Pedro Lessa é o hino nacional do sertanejo brasileiro, e a letra para Flor amorosa, que havia sido composta por Joaquim Calado em 1867. Também é o responsável pela reabilitação do violão nos salões da alta sociedade carioca e pela reforma da “modinha”. Nasceu em São Luís do Maranhão em 8 de outubro de 1863 e morreu no Rio de Janeiro em 10 de maio de 1946.
happy wheels
nov 12, 2023 0
set 24, 2023 0
ago 12, 2023 0
jul 15, 2023 0