abr 15, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
BESSIE SMITH – Cantora de blues norte-americana, Bessie Smith ás vezes é referida como “A Imperatriz dos Blues”. Ela foi a mais popular cantora de blues das décadas de 20 e 30 do século 20. É frequentemente considerada como uma das maiores cantoras de sua época, e junto com Louis Armstrong, uma grande influência sobre os vocalistas de jazz posteriores. Todos os relatos da época indicam que Ma Rainey não ensinou Smith a cantar, mas provavelmente ajudou-a a desenvolver a sua presença de palco.Smith começou a criar seu próprio show em torno de 1913 , no teatro “81” em Atlanta. Em torno de 1920 ela estabeleceu uma reputação na região sul americana e ao longo da costa leste americana. Em 1920, os números de vendas da música “Crazy Blues,” de Mamie Smith, uma gravação da Okeh, apontava para um novo mercado. A indústria fonográfica nunca havia se direcionado ao público afro-americano, mas agora havia uma procura por cantores de blues. Smith foi contratada pela Columbia Records em 1923 quando a gravadora decidiu estabelecer uma série “gravações raciais”. Ela alcançou um grande sucesso com seu primeiro lançamento, uma mistura de “Gulf Coast Blues” e “Downhearted Blues”, no qual sua compositora, Alberta Hunter já havia transformado em um sucesso na Paramount Records. Smith se transformou a atração principal no circuito de teatros negros e acabou se tornando sua atração mais popular nos anos 1920. Trabalhando sobre a agenda apertada do teatro durante os meses de inverno e fazendo turnês pelo resto do ano (eventualmente viajando em seu próprio vagão de trem), Smith se transformou na artista negra mais bem paga de sua época. A Columbia apelidou-a de “Rainha do Blues”, mas a PR-minded passou o título dela para “Imperadora”. Ela fez cerca de 160 gravações para Columbia, muitas vezes acompanhada pelos melhores músicos de sua época, como Louis Armstrong, James P. Johnson, Joe Smith, Charlie Green, e Fletcher Henderson. A carreira de Bessie foi interrompida por a combinação da Grande Depressão e com a chegada do cinema sonoro, o que significou o fim do Vaudeville. Ela nunca parou de se apresentar, no entanto. Enquanto os dias do Vaudeville estavam acabados, Smith continuou fazendo turnês e ocasionalmente cantando em clubes. Em 1929, ela apareceu em um fracasso da Broadway chamado “Pansy”. Em 1929, Smith fez sua única aparição no cinema, estrelando a curta metragem chamada “St. Louis Blues”, baseado na música de W. C. Handy do mesmo nome. No filme, dirigido por Dudley Murphy e filmado no bairro Astoria em Nova Iorque, ela canta a música título acompanhada pela orquestra de Fletcher Henderson, Hall Johnson Choir, o pianista James P. Johnson, e uma seção de cordas; uma atmosfera musical radicalmente diferente de qualquer outra encontrado em suas gravações. Em 1933, John H. Hammond pediu a Smith para que gravasse quatro faixa pela gravadora Okeh, a qual tinha sido adquirida pela Columbia Records. Ele afirma ter encontrado ela na semi-obscuridade, trabalhando como hostess em um “speakeasy” (local que vendia bebidas alcoólicas ilegalmente durante a lei seca no Estado Unidos) na Avenida Ridge na Filadélfia. Bessie Smith realmente trabalhou nessa rua, at Art’s Café, mas não como hostess e não antes do verão de 1936. Em 1933, quando ela fez as faixas para Okeh, Bessie ainda estava em turnê, mas Hammond era conhecido por sua memória seletiva e enfeites gratuitos. Bessie Smith foi recebeu US$ 37,50 (sem royalties) por cada seleção e cada umas das faixa gravadas para Okeh, as quais são suas últimas gravações. Feitas em 24 de novembro de 1933, elas servem como um exemplo da transformações que suas performances passariam em seus últimos anos, quando ela estava determinada a mudar seu estilo blues para algo mais apropriado a era do Swing, e foram notáveis para o acompanhamento relativamente moderno. A banda era formada por grandes músico da “Era do Swing” como o trombonista Jack Teagarden, o trompetista Frankie Newton, saxofonista tenor Chu Berry, o pianista Buck Washington, guitarrista Bobby Johnson e o baixista Billy Taylor. Benny Goodman, que estava gravando com Ethel Waters em um estúdio próximo, fez uma pequena participação, mas é quase inaudível em uma seleção. Hammond não ficou totalmente satisfeito com o resultado das gravações, preferindo que Smith voltasse ao seu velho estilo blues, mas “Take Me For A Buggy Ride” e “Gimme a Pigfoot” continuam entre suas gravações mais populares. Nasceu em Chattanooga, Tennessee, no dia 15 de abril de 1894 ,morreu em Clarksdale, Mississippi em 26 de setembro de 1937.
SAMANTHA FOX– Samantha Karen “Sam” Fox , modelo e cantora inglesa de grande sucesso na década de 80. A sua carreira musical começou em 1986 e logo atingiu grande sucesso mundial com êxitos como “Touch Me (I Want Your Body)” e “Nothing’s Gonna Stop Me Now”. Embora se tenha mantido ativa musicalmente, lançando diversos álbuns, nunca mais atingiu o êxito inicial. Samantha Fox nasceu em Londres em 15 de abril de 1966.
JOEY RAMONE- Joey Ramone, nome artístico de Jeffrey Ross Hyman , vocalista norte-americano e letrista, sendo seu trabalho mais conhecido a banda de punk rock Ramones. Junto com seu companheiro de banda Johnny Ramone (John Cummings), foram os únicos membros que permaneceram desde o início da banda até o fim em 1996. Joey cresceu em Forest Hills, no Queens, em uma comunidade de judeus. Teve uma vida bastante conturbada, o que inspirou o som “We’re A Happy Family”, do álbum Rocket to Russia. Leigh, irmão de Joey, no DVD End of the Century: The Story of the Ramones, diz que Joey tinha TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e que ele era considerado esquisito e solitário. No mesmo DVD, Joey diz que a música salvou sua vida e seu irmão diz que ele se sentia bem e que ele era diferente ao cantar e que aquilo era um incentivo para ele deixar suas inseguranças e sua timidez de lado. Ele escreveu a música, “The KKK Took My Baby Away” devido ao Johnny Ramone lhe ter roubado a namorada, eles mal se falavam depois disso. Joey morreu de linfoma no Presbyterian Hospital da cidade de Nova Iorque. Ele aparentemente conviveu com linfoma durante cerca de 4 anos, já que ele foi examinado numa clínica especializada em câncer em meados dos anos 1990. O músico tem um álbum solo (póstumo) que foi lançado em 2002, um ano após a sua morte (e ano também que os Ramones entraram para o Rock and Roll Hall of Fame). Este álbum, intitulado de “Don’t Worry About Me”, contém a regravação de “What a Wonderful World”. Após vários anos de desenvolvimento, seu segundo álbum solo, intitulado “Ya Know?”, foi lançado em 22 de maio de 2012. Nasceu em Nova Iorque em 19 de maio de 1951, morreu em Nova Iorque em 15 de abril de 2001.
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