ago 16, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
CANDEIA– Antônio Candeia Filho, mais conhecido como Candeia, sambista, cantor e compositor carioca. Seu pai, tipógrafo e flautista, foi, segundo alguns, o criador das Comissões de Frente das escolas de samba. Passava os domingos cantando com os amigos debaixo das amendoeiras do bairro de Oswaldo Cruz. Assim, nascido em casa de bamba, o garoto já freqüentava as rodas onde conheceria Zé com Fome, Luperce Miranda, Claudionor Cruz e outros. Com o tempo, aprendeu violão e cavaquinho, começou a jogar capoeira e a freqüentar terreiros de candomblé. Estava se forjando ali o líder que mais tarde seria um dos maiores defensores da cultura afro-brasileira. Candeia começou a fazer músicas ainda na adolescência. Seu pai tocava flauta e carregava o filho para rodas de samba e de choro em Oswaldo Cruz e Madureira. Compôs em 1953, aos 17 anos, seu primeiro enredo, Seis Datas Magnas, com Altair Prego: foi quando a Portela realizou a façanha inédita de obter nota máxima em todos os quesitos do desfile (total 400 pontos). É até hoje um dos grandes nomes no panteão da Portela. No início dos anos 60, dirigiu o conjunto Mensageiros do Samba, no qual participavam Arlindo, Jorge do Violão, Picolino, Casquinha e Casemiro. Em 1961, entrou para a polícia. Tinha fama de truculento e suas atitudes começaram a causar ressentimentos entre seus antigos companheiros. Provavelmente, não imaginava que começava a se abrir caminho para a tragédia que mudaria sua vida. Diz-se que, ao esbofetear uma prostituta no ano de 1965, ela rogou-lhe uma praga; na noite seguinte, após bater em um caminhão de peixe e atirar nos pneus do caminhão, Candeia levou cinco tiros, entre eles um atingiu a medula óssea e paralisou para sempre suas pernas. Viveu os seus últimos treze anos de vida numa cadeira de rodas, em decorrência daquele tiro. Candeia se aposentou por invalidez após o acidente e pôde, então, se dedicar exclusivamente à música. Sua vida e obra se transformaram completamente. Em seus sambas, podemos assistir seu doloroso e sereno diálogo com a deficiência e com a morte pressentida: “Pintura sem Arte”, “Peso dos Anos”, “Anjo Moreno” e “Eterna Paz” são só alguns exemplos. Recolheu-se em sua casa; não recebia praticamente ninguém. Foi um custo para os amigos como Martinho da Vila e Bibi Ferreira trazerem-no de volta. “De qualquer maneira, meu amor, eu canto”, diria ele depois num dos versos que marcaram seu reencontro com a vida. No curto reinado que lhe restava, dono de uma personalidade rica e forte, Candeia foi líder carismático, afinado com as amarguras e aspirações de seu povo. Fiel à sua vocação de sambista, cantou sua luta em músicas como “Dia de Graça” e “Minha Gente do Morro”. Coerente com seus ideais, em dezembro de 1975 fundou a Escola de Samba Quilombo, que deveria carregar a bandeira do samba autêntico. O documento que delineava os objetivos de sua nova escola dizia: “Escola de Samba é povo na sua manifestação mais autêntica! Quando o samba se submete a influências externas, a escola de samba deixa de representar a cultura de nosso povo” No mesmo ano de 75, Candeia compunha seu “Testamento de Partideiro”, onde dizia: “Quem rezar por mim que o faça sambando”. Era também lançado o LP “Claridade”, da cantora Clara Nunes, que se tornou recorde de vendagem, e cujo maior sucesso era a trilha de “O Mar Serenou”, de Candeia. Em 1978, ano de sua morte, gravou Axé um dos mais importantes discos da história do Samba, porém não chegou a ver o disco pronto. Ainda viu publicado seu livro escrito juntamente com Isnard: Escola de Samba, Árvore que Esqueceu a Raiz. Um grande reconhecimento veio da passarela paulistana durante o ano de 1981, com o enredo “Axé, Sonho de Candeia”, a Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, homenageou o grande baluarte em seu desfile. Voltou a ser lembrado em 1995, quando Martinho da Vila gravou o disco Tá delícia, tá gostoso, no qual incluiu um pot-pourri chamado Em memória de Candeia, que tinha as faixas “Dia de graça”, “Filosofia do samba”, “De qualquer maneira”, “Peixeiro grã-fino” e “Não tem vencedor”. Em 1997 foram relançados em CD três discos de Candeia: Samba da antiga, de 1970, Filosofia do samba, lançado originalmente em 1971, e Samba de roda, de 1974. Nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1935, morreu em 16 de novembro de 1978.
PAULINHO TAPAJÓS- Paulo Tapajós Gomes Filho, mais conhecido como Paulinho Tapajós, compositor, cantor, produtor musical, escritor e arquiteto carioca. É filho do compositor, cantor e radialista Paulo Tapajós e irmão do compositor Maurício Tapajós e da cantora Dorinha Tapajós. Nasceu no Rio de Janeiro em 17 de agosto de 1945, morreu em 25 de outubro de 2013.
ERIC JOHNSON- Eric Johnson é um guitarrista e compositor norte-americano. Ingressou na música muito jovem através do piano, quando, aos 11 anos idade, influenciado por músicos como Jimi Hendrix, Chet Atkins, John McLaughlin, Wes Montgomery e Django Reinhardt, começou a tocar guitarra. De encantadora sonoridade, o timbre de Eric é pontuado por belas frases melódicas e timbre limpo. O guitarrista já recebeu vários prêmios e entrou para o Hall of Fame da revista norte-americana Guitar Player.Começou sua carreira musical na banda Mariani, em 1968. A banda lançou cem cópias de uma demo que são as mais gravações do estilo psicodélico da época, avaliados em três mil doláres a cópia. Em 1974, ele entrou na banda The Electromagnets, com a qual gravou dois álbuns em 1975 e fez turnê até 1977, quando saiu da banda. Em dois períodos, 1976 e 1978, ele trabalhou em um álbum que só foi lançado muito tempo depois, em 1998, Seven Worlds, e assinou um contrato de cinco anos. Em 1985, gravou seu primeiro álbum solo, Tones, que foi lançado em Abril de 1986. Em 1987, ele trocou a gravadora Warner Bros. pela Capitol Records. Foi então em 1988-1989, que ele gravou o álbum Ah Via Musicom, que foi lançado em março do ano seguinte. Em 1996 ele gravou Venus Isle, vindo a formar sua segunda banda Alien Love Child em 1999, lançando seu primeiro álbum ao vivo em 2000, Live And Beyond, já tendo trocado a Capitol Records pela Favored Nations Entertainment, selo de propriedade do guitarrista Steve Vai. Lança Souvenir em 2002, um apanhado de músicas inéditas gravadas ao longo de sua carreira, buscando abrandar um pouco seu perfeccionismo, tendo em vista sua produção menos exigente. Em 2005 lança Bloom, seu último álbum, também pela Favored Nations. No mesmo ano lança, em DVD e CD, o show ao vivo Live From Austin Texas, gravado no evento Austin City Limits em 1988, uma performance há muito tempo aclamada e que já vinha circulando não-oficialmente em áudio pela internet. Em 2008, lança o DVD Anaheim (Live), show de abertura de uma turnê do guitarrista Joe Satriani, gravado no mesmo dia a local da gravação do DVD Live, de Satriani. Johnson é muito respeitado no meio musical, já tendo ganhado o Grammy na categoria “Best Rock Instrumental Performance”, em 1992, pela música Cliffs of Dover, do álbum Ah Via Musicom. Tocou e toca esporadicamente na turnê G3, com John Petrucci, Joe Satriani e Steve Vai, com a qual veio pela primeira vez ao Brasil em 2006, na turnê latina dos guitarristas.Eric Johnsin nasceu em Austin, Texas, em 17 de agosto de 1954.
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