Sintonia com a Verdade!

NOTÍCIAS

  • Hinos estaduais propagam racismo contra negros e índios
  • 17 de agosto na música
  • Partido Republicanos considera traição a adesão de Maceninho ao PSDB
  • Eleito presidente da Câmara, Maceninho assume prefeitura de Angatuba
  • Novas eleições municipais para prefeito e vice em 7 de março de 2021
  • Home
  • Artigos
  • Angatuba
  • Ilustrada
    • GALERIA DE FOTOS
    • Efeméride Musical
  • Nacional
  • Concursos/ Empregos
  • EDUCAÇÃO
  • Politica
  • Região
  • Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Google+
    • Pinterest
    • RSS Feed
    • Linked
    • Youtube

28 de dezembro na música 2

jan 24, 2016 Air Antunes Efeméride Musical 0


  • Richard Clayderman - Ballade pour Adeline
  • Coro & Orquestra Gulbenkian - JOÃO DOMINGOS BOMTEMPO - Gloria
  • Michel Petrucciani - Caravan

 

 

RICHARD CLAYDERMAN- Richard Clayderman, nome artístico de de Philippe Pagès, pianista francês. Dono de um cartel de 65 milhões de discos vendidos, realizando entre 150 e 200 concertos por ano, tocando piano em todas as partes do planeta, inclusive no Brasil. Tocou até no Kremlim, em Moscou , em plena Guerra Fria. Em 1987, durante um concerto n Waldorf Astoria, em Nova York, a então primeira-dama americana Nancy Reagan o anunciou como “O Príncipe do Romance”. “Eu me alegro de ter um público e poder fazer concertos pelo mundo todo, é o que realmente me importa.” disse Clayderman. Fã da fusão de Pat Metheny, Herbie Hancock, Chick Corea, pai do esportista Peter, de 27 anos, e da cantora Maude, de 17. Filho de um professor de piano, Clayderman foi iniciado muito cedo nas artes do piano, e com a idade de seis anos podia ler as músicas com muita facilidade e precisão.Aos doze anos entrou para um Conservatório de música, e aos dezesseis ganhou seu primeiro prêmio.Após deixar o conservatório, Richard Clayderman juntamente com alguns amigos formou um grupo de rock, mas sua vida mudou drasticamente em 1976, quando o produtor francês Olivier Toussaint compôs uma balada em homenagem à sua filha recem nascida, Adeline, e então ele contratou Richard para executar sua obra e gravá-la em LP. Richard se apresentou no Brasil em 1999 e novamente em 2008. Em seus concertos estão presentes canções como “For Love”, “Letter to my Mother”, “Dolannes Melody” e “Ballade pour Adeline”.Em 2002, acompanhado por um conjunto de nove músicos, o pianista tocou alguns números de música brasileira, como “Samba de uma Nota Só”. Richard apresentou-se em Curitiba – PR no dia 30 de outubro de 2014 no Teatro Positivo acompanhado de quatro violinistas,dois violoncelistas e musica eletrônica.Fez uma homenagem ao conjunto musical Abba. Richard Clayderman nasceu em Paris em 28 de dezembro de 1953.

   João_Domingos_Bomtempo JOÃO DOMINGOS BOMTEMPO- Pianista clássico, compositor e pedagogo português.  Desde cedo iniciou os estudos de música, oboé e contraponto com seu pai,Francesco Saverio Bomtempo -oboista na Corte de Lisboa, que viera para Portugal no tempo de D. José. Estudou no Seminário Patriarcal, aos 14 anos foi admitido na Irmandade de Santa Cecília como cantor da Capela Real da Bemposta e aos vinte anos tomou o lugar de seu pai, entretanto falecido, na Orquestra da Real Câmara, da qual fez parte até 1801. Em 18O1 o músico decide ir para França, contrariando o costume dos músicos portugueses da época, que seria de uma eventual continuação dos seus estudos em Itália. Assim, nesta data, no rescaldo da assinatura do Tratado de Badajoz e com o agravamento das condições políticas e militares, vai para Paris, onde encontra o melhor ambiente para desenvolver a sua vocação musical e onde conviveu com o grupo de exilados adeptos das novas correntes filosóficas e políticas, que se reuniam à volta do egrégio poeta Filinto Elísio. Entretanto, em Portugal, as tropas de Napoleão sofriam pesadas derrotas infligidas pelo exército luso-inglês e a sua situação em França começou a tornar-se delicada, pelo que vai para Londres em 1810, ano em que a sua 1.ª Sinfonia é alvo dos maiores elogios por parte da crítica parisiense. Na capital britânica é uma vez mais bem recebido pela comunidade portuguesa. Também algumas famílias da aristocracia inglesa lhes dão as boas vindas especialmente como professor de piano. É então que se começa a relacionar com alguns dos mais importantes músicos do seu tempo como Muzio Clementi e John Field e é professor da filha de Lady Hamilton. Em 1815, após o congresso de Viena, regressou a Portugal no contexto de uma Europa pacificada. Nesta sequência compõe A Paz da Europa, Cantata. Op. 17, que teria uma edição em Portugal, em versão reduzida com o título O Anúncio da Paz. Preocupado com o desconhecimento da música instrumental portuguesa do período clássico, uma das ideias que trazia em mente era fundar em Portugal uma sociedade de concertos ao estilo da Philharmonic Society londrina, esta fundada em Londres em 1812. Pretendia deste modo preencher uma grave lacuna na cultura musical portuguesa. Nasceu em Lisboa em 28 de dezembro de 1771, morreu em Lisboa em 18 de agosto de 1842.

MICHEL PETRUCCIANI –Pianista francês, um dos mais brilhantes do jazz. Seu avô era italiano de Nápoles. Seu pai, Antoine Petrucciani, mais conhecido como Tony michelPetrucciani, foi um renomado guitarrista de jazz e seu professor de música, tendo posteriormente colaborado em vários dos seus álbuns.Durante as décadas de 1960 e 1970, a família Petrucciani viveu na região de Orange e em Montelimar, onde Antoine Petrucciani instalou uma loja de artigos musicais. Michel Petrucciani, desde o seu nascimento, deficiente físico, em decorrência de uma forma severa de osteogênese imperfeita – a “doença dos ossos de vidro” ou “ossos de cristal”. Além da fragilidade dos ossos, a doença também afetou seu crescimento. Sua estatura era de menos de um metro, e seus ossos podiam se quebrar até mesmo pelo esforço de tocar piano. Como não podia frequentar a escola, tinha aulas em casa, com professores particulares. Mais tarde fez cursos por correspondência. Seu pai fabricou para ele um dispositivo para elevar os pedais do piano e assim, desde os quatro anos, Michel estudou piano e bateria, dedicando-se inicialmente à música clássica e depois, ao jazz. Seus dois irmãos também são músicos: Louis é contrabaixista, e Philippe é guitarrista. Michel exibiu-se em público pela primeira vez aos 13 anos, acompanhando o trompetista americano Clark Terry. Aos 15 anos, começou sua carreira profissional, tocando com o baterista e vibrafonista  Kenny Clarke, com quem gravou seu primeiro álbum, em Paris.Depois de um tour pela Fraça, com o saxofonista Lee Konitz, em 1981, transferiu-se para Big Sur, na California, onde foi descoberto pelo saxofonista Charles Lloyd, que o fez membro do seu quarteto durante três anos. Seu extraordinário talento musical e suas qualidades humanas lhe permitiram trabalhar com músicos do calibre de Dizzy Gillespie, Jim Hall, Wayne Shorter, Palle Daniellson,  Eliot Zigmund, Eddie Gómez e Steve Gadd. Entre os numerosos prêmios que recebeu ao longo de sua breve carreira, destacam-se o Django Reinhardt Award. Foi também indicado como “melhor músico de jazz europeu”, pelo Ministério da Cultura da Itália. Michel teve quatro companheiras oficiais: -Erlinda Montaño, uma americana descendente de índios navajos, que o introduziu no meio musical dos Estados Unidos (divórcio por volta de 1988). -Eugenia Morrison. -Marie-Laure Roperch, uma canadense com quem viveu a partir de 1990, e com quem teve um filho, Alexandre, atingido pela mesma doença do pai . Ele também tinha um filho adotivo, Rachid Roperch. -Gilda Buttà, uma pianista italiana, de quem se divorciou três meses depois do casamento. -Isabelle Mailé, que o acompanhou nos seus últimos dias de vida, até sua morte, em decorrência de graves complicações pulmonares, no hospital Beth Israel, em Nova York. -Em 2011, o inglês Michael Radford dedicou-lhe o documentaário Michel Petrucciani – Body & Soul . Nasceu em Orange, em 28 de dezembro de 1962, morreu em Nova York em 6 de janeiro de 1999.

happy wheels
  • tweet
28 de dezembro na música 1 28 de dezembro na música 3

Air Antunes

Mais nesta categoria
  • 17 de agosto na música
    17 de agosto na música

    jan 10, 2021 0

  • 16 de agosto na música
    16 de agosto na música

    dez 13, 2020 0

  • 15 de agosto na música
    15 de agosto na música

    nov 22, 2020 0

  • 14 de agosto na música
    14 de agosto na música

    nov 08, 2020 0


Opine! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright 2014 - Onda 21