jul 07, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
BILLY ECKSTINE– William Clarence “Billy” Eckstine (Pittsburgh,cantor e trompetista norte-americano. Depois de ter estudado na Howard University de Washington, trabalhou como cantor e diretor de sala em vários clubes noturnos de Buffalo, Detroit e Chicago. Barítono suave e com um vibrato distintivo, superou barreiras ao longo da década de 1940, se tornando o primeiro líder de uma grande banda, também como o primeiro homem negro na música popular romântico. Entre 1944 e 1947, Eckstine liderou uma banda que reunia a maioria das estrelas do jazz de todos os tempos. Ao lado de Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Art Blakey, Dexter Gordon, Miles Davis, Fats Navarro e Sarah Vaughan, Eckstine foi um dos precursores do bebop. Realizou algumas excursões à Austrália e Europa e em 1966 participou de alguns shows nas orquestras de Maynard Ferguson e de Duke Ellington. Em 1974 voltou à Europa para uma série de concertos em memória a Charlie Parker. Morreu dia 8 de março de 1993, aos 78 anos, em consequência de um derrame cerebral. Nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia, em 8 de julho de 1914, morreu em Pittsburgh em 8 de março de 1993.
PERCY GRAINGER– George Percy Aldridge Grainger, pianista e compositor australiano naturalizado norte-americano. Em 1895, passou a estudar no Conservatório Hoch de Frankfurt. Em 1901 mudou-se para Londres. Em 1912-13 é já era um pianista brilhante e muito requisitado, tocou várias obras do “Grupo de Frankfurt” do qual era membro. Sem dúvida encorajado pelo seu patrono Henry Balfour Gardiner, compôs “Os Guerreiros” entre 1913 e 1916, praticamente na mesma altura em que Gustav Holst compôs os seus Planetas (1914-17). Durante os anos precedentes à Grande Guerra, apresentou-se como concertista em vários países da Europa e nos Estados Unidos. Conheceu o compositor norueguês Grieg, de quem tornou-se amigo. Posteriormente, gravaria o Concerto em Lá menor. Muitas de suas composições inspiram-se em melodias folclóricas inglesas, irlandesas e de outros países, coletadas em suas viagens. Em 1914, passou a morar nos Estados Unidos, onde ensinaria em Chicago e Nova Iorque. Adquiriu nacionalidade norte-americana em 1918. Na Austrália, criou o Museu Grainger. Foi autor de cerca de 90 obras para piano,incluindo várias transcrições de música de outros compositores. Grande parte de sua produção existe em versões para orquestra e várias formações instrumentais. A improvisação,a politonalidade e a métrica irregular juntam-se ao humor e jovialidade que, constantemente, Grainger emprega em suas singulares criações. Nasceu em Brighton, Melbourne, em 8 de julho de 1882, morreu em White Plains, Nova Iorque, em 20 de fevereiro de 1961.
LOUIS JORDAN– Louis Jordan, pioneiro americano de jazz, blues e rhythm & blues. Músico, compositor e líder de banda que teve uma enorme popularidade desde o final dos anos 1930 ao início dos anos 1950. Conhecido como “O Rei das Jukebox”, vendeu mais de 4 milhões de singles. A revista Rolling Stone classificou-o no lugar 59º na sua lista dos 100 maiores artistas de todos os tempos, entrando em 21 janeiro de 1987 no Rock n’ Roll Hall of Fame e em 2005 no Arkansas Black Hall Fame. Louis Jordan foi um dos mais bem sucedidos músicos afro-americanos do século 20, ele está no quinto lugar na lista dos artistas negros mais bem sucedidos já gravados de acordo com a revista Billboard. Embora os valores totais de vendas não estejam disponíveis, ele conseguiu pelo menos 4 milhões de vendas durante a sua carreira. Ele constantemente chegava ao topo das paradas R&B raciais, na época da segregação das rádios americanas e foi um dos primeiros artistas negros a conseguir uma popularidade significativa nas paradas brancas, chegando a ocupar todas as dez primeiras posições simultâneamente. Depois de Duke Ellington e Count Basie, Louis Jordan foi provavelmente o mais popular e bem sucedido líder de banda negro de sua época. Jordan era um cantor talentoso e com um toque cómico, comandando a sua própria banda por mais de vinte anos. Ele fez duetos com alguns dos maiores cantores a solo da sua época, como Bing Crosby, Ella Fitzgerald e Louis Armstrong. Jordan também era um ator e uma grande celebridade de filmes raciais, ele apareceu em vários “soundies” (Uma das primeiras formas de video clipes), fez várias aparições em longas metragens e curtas, e estrelou dois Filmes musicais feitos especialmente para ele. Ele foi um instrumentista especializado em Saxofone alto, mas tocou todas as formas de instrumentos, comopiano e clarinete. Foi um compositor produtivo, muitas das música escritas por ele ou co-escritas se tornaram clássicos influentes da música do século 20. Embora Jordan tivesse começado sua carreira em uma Big Band de swing jazz na década de 30, ele se tornou famoso como um dos principais profissionais, inovadores e divulgadores do “jump blues”, um movimento híbrido de uma mistura de jazz, blues e boogie de meados dos anos 40. Normalmente com 5 integrantes, com uma união rítmica do piano, baixo e bateria (depois utilizada também a guitarra elétrica), Jordan também foi pioneiro na utilização de órgãos elétricos. Com a sua dinâmica banda Tympany Five, Jordan definiu os principais parâmetros dos clássicos R&B, dos urban blues e do início do rock’n’roll, com uma série de disco de 78 rotações lançados pela Decca Records. Essas gravações preveriam muitos dos estilos que seriam populares nas décadas de 50 e 60, e exerceram uma enorme influência em muitos artistas desses géneros. Muitos de seus álbuns foram produzidos por Milt Gabler, que passou a aperfeiçoar e desenvolver as qualidades das gravações de Jordan em suas produções futuras com Bill Haley, incluindo “Rock Around The Clock”. Nasceu em Brinley, Arkansas, em 8 de julho de 1908, morreu em Los Angeles em 4 de fevereiro de 1975.
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