jul 15, 2019 Air Antunes Angatuba 0
Angatuba obteve 443, 97 pontos no Ranking Abes de Universalização do Saneamento edição 2019, um desempenho considerado abaixo da média levando-se em contas determinadas circunstâncias peculiares ao município. Por indicador, para se chegar a esta performance, Angatuba teve 79, 32 pontos no Abastecimento de Água; 64,08 na Coleta de Esgoto; 100 no Tratamento de Água; 100 na Coleta de Resíduos Sólidos; 100 na Destinação Adequada, e ao que se refere a Taxa de Internações, quesito relacionado a saúde, o número foi de 57.
Diferentemente do conhecido Programa Município Verde Azul, o Ranking Abes de Universalização é de âmbito nacional e foi idealizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Este ranking apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e resíduos sólidos, além de aferir o quanto de esgoto recebe tratamento e se os resíduos sólidos recebem destinação adequada. A primeira edição do ranking Abes deu-se em 2017, mas foi em 2018 que passou a incorporar os municípios menores (população inferior a 100 mil habitantes), o que propiciou o total de 1884 cidades.
Para 2019, o Ranking Abes contou com a participação de 1868 municípios , representando 68% da população do país e mais 33% dos municípios brasileiros que forneceram o SNIS- Sistema Nacional de Informação de Saneamento- ,as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados no estudo. Todas as 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking. 87% dos municípios ranqueados são de pequeno e médios portes. O levantamento traz ainda uma correlação entre a pontuação total alcançada pelos municípios e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde.
O Ranking Abes divulgou os índices dividindo os municípios participantes, de acordo seus desempenhos, tanto entre os maiores de 100 mil habitantes como os menores, em quatro categorias. Assim a divisão dos grupos foi identificada da seguinte forma:
-Rumo a Universalização, aqueles que obtiveram de 489 a 500 pontos;
-Compromisso com a Universalização, aqueles que obtiveram 450 a 488 pontos;
-Empenho para a Universalização, aqueles que obtiveram entre 200 a 449 pontos;
-Primeiros Passos para a Universalização, aqueles que obtiveram menos de 200 pontos.
Angatuba situou-se, de acordo a sua pontuação, na categoria Empenho para a Universalização, e até pode ter desempenho considerado quase baixo levando-se em conta ser um município paulista, de um estado onde as condições para a implementação de uma política de saneamento são melhores do que os das regiões norte e nordeste, principalmente, além de que historicamente os índices angatubenses em outros tempos eram considerados do melhor nível possível.
Vale ressaltar que para a elaboração deste ranking a Abes obteve os dados repassados pelos próprios municípios.
happy wheelsnov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0