fev 01, 2018 Air Antunes Angatuba 0
A Câmara Municipal de Angatuba realizará sessão solene nesta sexta-feira (2/2), às 19 horas, para entrega de título de cidadão angatubense ao professor doutor Raoul Henry. O título foi outorgado através do Projeto Decreto Legislativo n° 05/2017 de autoria do presidente da aquela Casa de Leis, João Damasceno dos Santos, e também assinado pelo vereador Bruno Américo Santi (PSC). O homenageado é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), do Instituto de Biociências, Departamento de Zoologia , de Botucatu. Casado com a médica Maria Aparecida Coelho Henry, Raoul Henry nasceu na Bélgica em 20 de setembro de 1948, morou no Zaire,atualmente República Democrática do Congo, de 1950 até quando aquela colônia proclamou independência em 1960. Com a compra de uma fazenda pelo governo belga, no Brasil, em 1962, ele veio com a família morar em Botucatu, na fazenda Monte Alegre.
Henry formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), defendeu tese na própria instituição, foi editor –chefe por 10 anos da revista Acta Limnológica Brasiliense, publicou inúmeros trabalhos e chegou à presidência da Sociedade Brasileira de Lomnologia. Em 1983 participou de importante projeto oceanográfico no litoral do Paraná. Estagiou na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando como professor, naturalizou-se brasileiro antes de participar do processo de regulamentação da profissão de biólogo. Especializou-se na área de pesquisas de Ecologia de Águas Continentais, realizou sua primeira pesquisa de mestrado sobre a represa do Rio Pardo, entre tantas outras.
Quanto a Angatuba, iniciou projeto piloto, em 2008, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. O projeto denominado Draga (Diagnóstico e Recuperação das Águas do Rio Guarei) envolveu dez professores de diferentes disciplinas e aproximadamente 60 alunos. O projeto consistiu em visitas à diferentes locais do rio Guareí e Ribeirão Grande, com pontos previamente determinados para observação, medições, coletas de materiais, registros e análises sobre a água, incluindo a flora, a fauna, o relevo da bacia e entrevistas de moradores ribeirinhos sobre o histórico de relações da comunidade com o rio, envolvendo o fluxo e a qualidade das águas , o canal e o estado de conservação de suas margens. Conforme explica a justificativa do decreto legislativo, essas ações no município e a conclusão do projeto resultaram na edição do livro “O Diagnóstico das ´Aguas do Rio Guarei (Angatuba-SP), uma cooperação ensino superior-educação básica”.
Posteriormente, novo projeto foi feito em parceria com a escola Ivens Vieira, desta vez destacando o ribeirão Grande , que nasce no bairro das Pedras e corta a cidade. Atualmente, Henry encontra-se empenhado na orientação de alunos para o mestrado e doutorado, além de acompanhamento de projetos ambientais do Grupo Eco Road envolvendo ações de limpeza do rio Guarei, coleta e análise da qualidade das águas de sua bacia hidrográfica e acompanhamento em outras atividades, incluindo sua participação entre os palestrantes e como colaborador na organização do primeiro e segundo Fórum Ambiental de Angatuba realizados em 2016 e no dia 3 de junho de 2017, ambos na escola Ivens Vieira.
happy wheelsnov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0