out 08, 2014 Air Antunes Efeméride Musical 0
MARIO ZAN- Mario Giovanni Zandomeneghi, mais conhecido como Mario Zan, acordeonista ítalo-brasileiro, famoso por suas canções típicas das festas juninas do centro-sul do Brasil. Emigrou com sua família para o Brasil ainda na década de 1920 e instalou-se na região de Catanduva, São Paulo, onde teve como principal incentivador o primo e acordeonista Hilário Fossalussa da folclórica cidade de Olímpia, São Paulo. Começou a tocar acordeão aos treze anos de idade foi considerado um dos melhores acordeonistas do Brasil, tendo se tornado pelas composições (mais de mil gravadas) das mais populares canções das festas juninas paulistas como a Quadrilha Completa, Balão Bonito, Noites de Junho ou Pula a Fogueira. Foi o autor dos Hinos comemorativos dos 400 anos e 450 anos da cidade de São Paulo. Luís Gonzaga disse uma vez que Mario Zan era o verdadeiro “rei da sanfona”. Duas de suas canções ultrapassaram as fronteiras brasileiras: Nova Flor (escrita em parceria com Palmeira e gravado em inglês como “Love Me Like a Stranger”, em espanhol como “Los Hombres no Deben Llorar”, em alemão como “Fremde oder Freunde”) e o Hino do Quarto Centenário de São Paulo, escrita em parceria com J. A. Alves. Mário Zan morreu após uma parada cardíaca, em São Paulo. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa de São Paulo e sepultado no Cemitério da Consolação, em frente ao jazigo onde está enterrada a Marquesa de Santos, conforme desejo do próprio Mário, grande admirador de Domitila de Castro Canto e Melo, a marquesa de santos. Nasceu em Roncade, Itália, em 9 de outubro de 1920 , morreu em São Paulo em 9 de novembro de 2006.
CAMILE SAINT-SAÉNS– Camille Saint-Saëns, compositor, pianista e organista francês. O seu pai morreu quando ele tinha apenas quatro meses de idade, e Camille foi criado por sua mãe e tia. Como havia um piano na casa, aos dois anos e meio de idade o rapaz já gostava de brincar com as teclas, e em pouquíssimo tempo já tocava pequenas melodias sem ter sido ensinado por ninguém. A sua mãe e a sua tia deram-lhe as primeiras lições de teoria musical. Aos 7 anos de idade, já escrevia pequenas peças. Recebeu lições de piano de Camille Stamaty e Alexandre Boëly, e de harmonia Pierre Maleden e aos 10 anos já conseguia tocar algumas das peças mais difíceis de Mozart e Beethoven. Apresentou-se em público pela primeira vez na Sala Pleyel, em Paris, a 6 de maio de 1846, sem ter completado ainda 11 anos de idade. Na ocasião, tocou o 3° concerto de Beethoven e o n° 15 de Mozart, para o qual escreveu sua própria cadência. Aos 13 anos de idade, entrou para o Conservatório de Paris, onde estudou Órgão instrumento musical com Benoist, contraponto e fuga com Jacques Fromental Halévy. Para auxiliar a família, tocava órgão na Igreja de St. Merry, e em 1857 obteve o cargo de organista na Igreja da Madeleine, cargo esse que ocuparia por 20 anos. Aos 25 anos já era famoso na Europa inteira como pianista e compositor, tendo escrito três sinfonias, um concerto para violino, peças de música sacra. Travou amizade com Liszt, que, ao vê-lo improvisando ao órgão de Madeleine, classificou-o como “o maior organista do mundo”. Saint-Saens conhecia música profundamente, familiarizado com as obras dos grandes compositores europeus antigos e modernos. Saint-Saens gostava muito de viajar. Movido por impulsos súbitos, fazia excursões repentinas às partes mais distantes do planeta, dava-lhe prazer conhecer lugares exóticos. Visitou a Espanha, as Canárias, o Sri Lanka|Ceilão, a Vietnã|Indochina, o Egito, esteve várias vezes na América. Deu concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo em 1899, com a colaboração de Luigi Chiafarelli, uma figura de destaque no ambiente musical brasileiro. Visitou também San Francisco na Califórnia. A morte veio colhê-lo numa cama de hotel em Argel, na Argélia, dia 16 de dezembro, 1921. “Acredito que agora chegou mesmo o meu fim”, murmurou, e fechou os olhos para sempre. Já fazia tempo que este homem feliz desejava a morte secretamente. A obra de Camille Saint-Saens é imensa: sinfonias, concertos para violoncelo, piano e violino, peças para órgão, música vocal e instrumental, sacra e profana. Entre as peças mais conhecidas deste compositor, podemos citar: o Concerto para violino nº3 em si menor (op. 61), a “Danse Macabre”, Introdução e Rondò Capriccioso para violino e orquestra (uma peça extremamente brilhante para o violino), o Carnaval dos Animais. Saint-Saens compôs várias óperas, mas somente uma delas é tida pela posteridade como uma obra prima imortal: Sansão e Dalila. Uma amostra da riqueza das suas composições pode ser admirada nas telas de cinema: no primeiro dos filmes do porquinho Babe, o 4º e último movimento da Sinfonia nº3 “Órgào” serve de fundo para a cena do fazendeiro, que canta uma versão inglesa para a belíssima melodia, chamada “If I Had Words”. Nasceu em Paris em Paris a 9 de outubro de 1835, morreu em Argel a 16 de dezembro de 1921.
ALEXANDER SILOTI– Alexander Ilich Siloti ou Ziloti, pianista, maestro e compositor russo-ucraniano. Nasceu na fazenda de seu pai perto de Kharkiv, parte da Ucrânia (então do Império Russo). Estudou piano no Conservatório de Moscou com Nikolai Zverev em 1871, em 1875 com Nikolai Rubinstein; estudou contraponto com Sergei Taneyev,1 e harmonia com Pyotr Ilyich Tchaikovsky, e teoria com Nikolai Hubert. Graduou-se com a Medalha de Ouro em Piano em 1881. Trabalhou com Franz Liszt em Weimar (1883-1886), foi co-fundador da Liszt-Verein, em Leipzig, e aí fez a sua estréia profissional em 19 de Novembro de 1883. Retornou a Moscovo em 1887, ensinou no Conservatório de Moscovo, os seus alunos incluídos Alexander Goldenweiser, Leonid Maximov, e seu primo de Sergei Rachmaninoff. Neste período começou a trabalhar como editor de Tchaikovsky, sobre o Concerto para Piano No. 1 e Concerto para Piano No. 2. Deixou o Conservatório, e entre 1892-1900 andou em “tournée” pela Europa, visitou New York, Boston, Cincinnati e Chicago. De 1901-1903, Siloti conduziu a Filarmônica de Moscovo. Nasceu em 9 de outubro de 1863 e morreu em 8 de dezembro de 1945.
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