mar 02, 2018 Air Antunes Angatuba 1
O escritor Élcio (camisa escura) com a esposa Adriana à sua direita e a professora doutora Maria Aparecida de Morais Lisboa, à sua esquerda, e vereadores na sessão de segunda, 26 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Angatuba votou e aprovou por unanimidade, na sessão ordinária da segunda-feira, 26 de fevereiro, o Projeto de Lei de autoria do presidente daquela Casa de Leis, João Damasceno dos Santos, o Maceninho, que torna o pássaro denominado popularmente de “alma de gato”, o símbolo do município. O autor da propositura inspirou-se, para a sua iniciativa, no livro do escritor Élcio Mario Pinto “Alma de gato protegendo os vivos”, lançado no dia 17 de dezembro do ano passado em Angatuba na própria câmara, cuja trama relaciona o pássaro com as terras angatubenses. O projeto já foi sancionado pelo prefeito Luiz Antônio Machado e sessão solene será realizada na segunda-feira, 5, após a sessão ordinária, para celebrar o fato.
Caracteristicas da “alma de gato”
Cientificamente explicando, o “alma-de-gato” é uma pássaro cuculiforme da família Cuculidae. Também é conhecido pelos nomes populares de alma-de-caboclo, alma-perdida, atibaçu, atingaçu, atingaú, atinguaçu, atiuaçu, chincoã, crocoió, maria-caraíba, meia-pataca, oraca, pataca, pato-pataca, piá, picuã, picumã, rabilonga, rabo-de-escrivão, rabo-de-palha, tincoã, tinguaçu, titicuã, uirapagé, urraca, pecuã e coã. Como características o “alma de gato” apresenta plumagem ferrugínea nas partes superiores, peito acinzentado, ventre escuro, cauda longa, escura e com as pontas das retrizes claras, bico amarelo e íris vermelha. Sua cauda excepcionalmente grande a torna inconfundível, a não ser na Amazônia, onde existem duas outras espécies próximas, o chincoã-pequeno , que, como o nome diz, é bem menor que o alma-de-gato, e o chincoã-de-bico-vermelho, que, além do bico, difere por apresentar a barriga negra e por possuir uma mancha amarela próxima ao olho. Mede cerca de 50 centímetros (contando a cauda)
Habitos do pássaro
Seu nome em inglês, “squirrel cuckoo”, literalmente traduzido como “cuco-esquilo”, expressa muito bem o comportamento deste pássaro, que lembra muito os esquilos pelo modo como pula entre as ramagens com sua longa cauda. Já seus dois nomes mais comuns em português, chincoã e alma-de-gato, referem-se respectivamente à sua vocalização e ao seu modo sorrateiro, até mesmo um tanto misterioso. Costuma imitar o chamado de alerta ou perigo de algumas aves como o bem-te-vi e Maria-cavaleira para poder capturar insetos que se desprendem da ramaria, consequência dos movimentos provocados pela movimentação de outras aves. Apesar de seu tamanho, consegue se deslocar sem ser facilmente notado. Ocorre em matas ciliares, matas secundárias, capoeiras, parques e bairros arborizados até mesmo das maiores cidades brasileiras. Habita os estratos médio e superior dessas matas, deslocando-se através da copa das árvores e arbustos, quase nunca descendo ao solo. Anda sozinho ou aos pares. É uma ave que gosta de planar e, para isso, apresenta duas caudas, uma interna e outra externa. Para voar abre a interna (que é a listrada) e a cauda parece aumentar. Isso ajuda a ave a planar com facilidade.
Matéria publicada no Jornal de Angatuba
happy wheels
nov 26, 2023 0
out 10, 2023 0
out 03, 2023 0
ago 25, 2023 0
Tem muitos pássaros Alma de Gato onde moro em Porto Alegre, são lindos em suas plumagens e cauda longa.